Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aperitivo, ou presente para o Blog

Amigos da AME-RIO


Hoje nossa postagem é para contar que nosso Blog ganhou um presente, era para ser um presente surpresa. Mas já deixamos tantas pistas, que nossa surpresa logo, logo iria se desfazer. Além disso, a nossa ansiedade já não podia mais ser contida, então vamos rasgar de uma vez esse  papel que embrulha o presente e mostrar o que reservamos para vocês.

Este espaço ganhou um novo colaborador, morador de terras longínquas e grande admirador de abelhas sem ferrão. Ele gosta tanto de nossas abelhas, que aos 64 anos resolveu aprender português, para poder entender melhor as postagens de nosso blog, as discussões do grupo ABENA e os artigos científicos sobre abelhas sem ferrão, publicados em português.


Vocês já devem ter adivinhado de quem estou falando, sim é o Robert Luttrel, tão apaixonado por abelhas, que seu pseudônimo é Bob the Beeman, muitos já devem ter notado que ele já constava em nossa relação de colaboradores. O correspondente australiano de nosso Blog.

Mas agora é prá valer, o Bob já está preparando um artigo que vai ser apresentado em nosso Blog brevemente. E vejam só, ele disse que vai fazer suas postagens em português, mesmo com todas as dificuldades da língua e só tendo começado a aprender há tão pouco tempo.

Mas já que estamos abrindo essa surpresa para vocês, vamos fazer uma surpresa para o Bob. Vamos rechear esta postagem com fotografias de sua autoria e com as suas palavras, a partir de agora, tudo é do Bob. Esse  material foi retirado de suas mensagens no Grupo Abena. Vejam a beleza das fotos que o Bob nos oferece.

"Esta é uma das minhas fotos de Trigona, da qual estou muito orgulhoso, a abelha aproximando-se uma flor. Esta foto deverá ser usada na revista Geo International. Trigona, provavelmente carbonária, tem cerca de 4,5 milímetros de comprimento e está transportando o pólen de uma das nossas árvores tropicais Peltophorum peltatum".

"As abelhas não visitam apenas flores, mas também os nectários. A foto é  de uma Trigona em nectário de Acacia bancroftii".

"Foto de uma das colônias de Trigona hockingsi que estou a removendo de hidrômetros, para evitar a destruição das abelhas. Esta foto apresenta uma camada de batumen muito fina e flexível. Eu gostaria muito de saber como as abelhas conseguem construir um material flexível na posição em que está. Não há nenhum suporte por baixo. Nem todas as colônias se preocupam em separar o espaço não utilizado, fazendo isso. Eu examinei esse  material com um microscópio. Ele inclui um tipo de fibra, eu não sei a fonte".

"Foto de outra colônia que mostra outras características que essas abelhas utilizam para dividir um espaço que é demasiado grande para eles. Esta colônia é bastante jovem, apenas algumas semanas de desenvolvimento da ninhada. Elas constroem uma cortina fina como papel para separar o seu ninho do restante da cavidade e isso pode ser visto nesta foto. Foi fixada na tampa e ficou danificada quando eu levantei a tampa. Acho esta estrutura a mais fantástica de todas que as abelhas sem ferrão fazem. É papel fino, macio e flexível, construem na horizontal e em ângulos, conforme necessário. Pergunto-me apenas como suportam uma estrutura tão frágil durante a construção".

"Outra colônia de Trigona hockingsi, uma abelha pequena, inferior a 5 milímetros, é a maior de nossas abelhas. A colônia se criou numa caixa de hidrômetro, no chão. Este é um local muito popular para as abelhas, desde que haja um pouco de sombra no meio do dia. A temperatura no interior da caixa é ótima para a ninhada. Observem como há muito pouco invólucro no ninho desta abelha tropical".





Se vocês gostaram do aperitivo, aguardem os pratos principais, quando as postagens forem feitas pelo próprio Bob the Beeman.  


A sorte do Helio é que o Bob não foi a Cuiabá  participar do concurso de fotografias. Não ia ter prá mais ninguém...... 

4 comentários:

  1. São as ASFs ganhando ares mundiais!

    Parabéns a todos pelos avanços.

    Lindomar

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um presente e tanto! Bob the Beeman além de muito simpático é "O" fotógrafo! Nossos parabens! e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz de ler este artigo sobre Robert e de estar ajudando-o a aprender Portugues, na universidade de Queensland, na Austrália. Rober t é um aluno muito dedicado e, tem se esforçado muito na aprendizagem do idioma brasileiro. O trabalho que desenvolve com as abelhas é uma preciosidade junto as fotos, que detalham sua intensa participação em todo o processo, desde a coleta do pólen nas flores até a elaboração do mel.
    Estou muito orgulhosa de saber do trabalho dele e do próximo desafio não só com as abelhas, mas também de escrever um artigo em Português. Parabéns a você Rober t e a todos seus admiradores no Brasil e no mundo. Meu abraço a todos. Eliane Costa

    ResponderExcluir
  4. É um prazer suas fotos e comentários.
    Grande abraço.
    Josmar

    ResponderExcluir