Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 22 de maio de 2010

Mais notícias do IV Congresso Brasileiro de Meliponicultura

Pessoal, hoje é 22 de maio, dia do Meliponicultor, e eu gostaria de em nome da AME-RIO apresentar aqui as nossas congratulações e  votos de muito sucesso a todos os Meliponicultores brasileiros. 

Hoje, nosso correspondente em Cuiabá, o Carlos Ivan Siqueira, nos enviou mais algumas fotos de atividades realizadas ontem, dia 21 de Maio de 2010,  no IV Congresso Brasileiro de Meliponicultura, as duas primeiras fotos são da Mesa redonda: Diversidade e Conservação de Abelhas Nativas. 
Conforme podemos ver essa Mesa redonda bombou, com a sala totalmente lotada, incluindo ainda muita gente sentada no chão. Quem está falando nesse momento é a professora Betina Blochtein, ( PUC / Porto Alegre - RS.
A Professora Betina discorreu sobre as Abelhas Sem Ferrão do Rio Grande do Sul. 


Dessa mesa redonda também participou a Marilda Cortopassi-Laurino ( USP / SP) que falou da Melipona quinquefasciata (Lepeletier), conhecida por Mandaçaia do chão ou Uruçu do chão. A Professora Marilda é aquela pesquisadora que junto com o PNN escreveu o artigo: Notas sobre a Bionomia de Tetragonisca weyrauchi Schwarz, 1943 (Apidae, Meliponini). Lembram daquela abelha que partiu para cima do nosso correspondente no primeiro dia do congresso? É a Tetragonisca weyrauchi, popular Jataí do Acre.  
Como nosso correspondente não enviou nenhuma foto da Prof. Marilda, o redator foi buscar uma foto da  professora em sua visita  aos laboratórios de abelhas na Universidade de Sydney, em 2007 (Foto publicada no site da APACAME - Mensagem doce, numero 64). Marilda é a segunda a esquerda, ao seu lado vestida de preto a Denise Alves,  Waldemar e Cida Ribas Monteiro na direita completam a lista de brasileiros na visita. 
O nosso amigo Bob the Beeman, nos enviou informações sobre os australianos que recepcionaram nossa delegação: "Eu conheço as três pessoas da foto. À esquerda é Ms Megan Halcroft. Ela pesquisa as defesas da abelha Austroplebia australis contra um pequeno besouro das colmeias  (Aethina tumida). Atualmente ela trabalha em seu doutorado e esta fazendo um censo dos criadores de abelhas sem ferrão da Austrália. No centro, em vermelho temos a  Dra. Anne Dollin do the Centro de Investigação Australiano de Abelhas Nativas (Australian Native Bee Research Centre -ANBRC).  O homen alto, camisa branca, é Mark Greco. Ele trabalha como operador de raios-x em tomografia computadorizadas. Ele consegue gerar imagens de abelhas que vivem no interior de colônias".


Segundo o Guia Ilustrado de Abelhas do Estado de São Paulo, a Melipona quinquefasciata, assunto da palestra da Prof. Marilda, é uma abelha com nidificação subterrânea. Encontrada em áreas abertas. Ninhos com favos horizontais ou verticais, potes grandes (cerca de 3-4cm). Essa espécie foi pouco estudada até o momento. 



Fotos de espécimes da coleção
operária - vista frontal
operária - vista lateral
operária - asa
operária - perna posterior
Fotos: Sylvia Maria Matsuda - Laboratório de Abelhas
Foto da entrada e do interior do ninho
entrada do ninho
interior do ninho
Foto: Marilda Cortopassi Laurino - Laboratório de Abelhas
Foto: Juan Manuel Rosso Lodono - Laboratório de Abelhas




Outro pesquisador que participou da Mesa redonda: Diversidade e Conservação de Abelhas Nativas, foi Evandson José dos Anjos Silva (UNEMAT/ Cárceres), que falou das abelhas euglossini, aquelas que visitam as orquídeas e que são responsáveis pela mais saborosas sobremesas, àquelas a base de baunilha.

Por último, mas não menos importante, Ivan nos enviou uma foto do Presidente de Honra da AME-RIO: 
Nosso companheiro Pompílio, todo orgulhoso com a medalha de Ouro de Pesquisa Científica no Congresso Internacional da China. 



Imagens e informações de Carlos Ivan /Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário