Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Trigona Truçulenta (Sanharão) - maior Trigona Conhecida

Volto a fazer uma postagem que tem mais o intuito de manter um cadastro de informações para futuras pesquisas.



Desta vez o assunto é sobre as trigonas. 



As trigonas são famosas por possuírem uma constituição menor do que as melíponas, inclusive esta é uma das características difundidas para diferenciar as trigonas das melíponas.

Hoje se colocarmos a expressão “diferenças entre trigonas melíponas” no portal do famoso Dr. Sabe Tudo, teremos várias indicações em que é comum ver :

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE MELIPONAS E TRIGONAS:
MELIPONAS: 
-São abelhas maiores;
-fazem a boca de entrada da colónia com geoprópolis
-fazem estrias,na entrada da colónia;
-tem sempre um vigia na entrada da colónia.
TRIGONAS:
-são abelhas menores;
-a entrada da colónia tem cera ,ou nada;
-possuem as patas traseiras maiores;
-tem sempre vários vigias,na entrada da colónia. 

Também estamos acostumados a ver as trigonas como as representantes das menores abelhas sem ferrão, não nos deixa mentir as mirins plebéias; drorianas, remelas, e especificamente as lambe-olhos, da família das leurotrigonas.

Uma bela imagem através da qual pode-se comparar o tamanho destas abelhas lambe-olhos com a dimensão da mão do homem é apresentada no BLOG "Meliponário do Sertão", que tomo emprestado à título de exemplo:

Fotos Kalhil

Fotos Kalhil

plebéia Rufis

Para mim foi uma surpresa quando o companheiro Denis Pereira Kishimoto do grupo ABENA postou imagens de Trigonas Trunculentas ou Sanharão, como são conhecidas porpolarmente.

Vale a pena ver o relato dele:

“Pessoal estou em viagem próximo a sul de minas e encontrei uma abelha muito grande seu ninho está numa paineira a uns 8 metros de altura, tem muita abelha, muita abelha mesmo, comparado a um enxame de apis ou até mais forte! Sua entrada parece de batume, porém tem uns 10 cm de diametro. As fotos não estão muito boas pois é de celular, mas improvisei uma regua é dá para ver que ela tem aprox. 1,5 cm, parece uma tubuna gigante! Tem a mandibula bem forte! Não consegui tirar fotos da entrada do ninho pois o lugar era de dificil acesso e na hora estava sem o celular.”


Nosso amigo Denis ainda acrescenta mais valiosas informações sobre ela:

“Essa é maior Trigona que se conhece. São muito bravas, desfazem roupa com as suas dentadas e tem nas suas mandibulas algo que deixa marcas no nosso corpo.

São abelhas raras pois as pessoas matam elas.
São muito sensíveisaos forídeos.


Tem muitas rainhas mães , cada uma com sua elite possui seu pedaço território de favo. O seu pólen e armazenado em potes.

Uma abelha maravilhosa em vias de extinção porque o homem mata. 

Decoram facilmente o odor de que lhe faz mal rsrsrsrsrsr

Respeitem ela !! ”

Outros companheiros ainda contribuíram com as seguintes informações:

Ela mede de 1,2 a 1,7 cm em media 1,5 e toda preta, tem mandibulas igual formiga cortadeira e parece uma tubuna gigante e mais agressiva que apis africanizada, uma vez já corri delas na mata em UBERABA MG em algumas regiões tambem chamam de Mombuca Brava, e quando faz ninho perto de locais habitados ou caminhos geralmente o povo fica bravo com elas e enche de gasolina ou óleo o ninho a noite e mata tudo queimada.

E finalmente Alexandre Souza nos envia imagens de caixas racionais da Trigona Truçulenta (Sanharão) no Paraná, criadas por Clenilson e Ederson.














Aqui mesmo na página da AME-RIO encontrei uma postagem antiga do amigo Winckler que ressalta as Trigonas Trunculentas, vejam só :
Trigona Truculenta -  Almeida, 1985



Nome popular: Sanharão, é uma abelha do Gênero Trigona, o mesmo das Irapuás e das Guaxupés. Vejam o relato de um meliponicultor experiente, residente em uma cidade próxima a Sorocaba - SP - Alguém se habilita a dizer quem é ele? - descrevendo a Trigona Truculenta:



"As abelhas Sanharão, Soró ou Sairão, não merecem outro adjetivo senão fabulosas, são bravas porem domesticáveis. Estas abelhas não são prejudiciais como alguns dizem, elas não estragam brotos de plantas, são boas produtoras de mel e grandes polinizadoras, gostam propolizar seus ninhos com resina de pinus e similares, não são saqueadoras, são maiores que a irapuá, com quem é costumeiramente confundida, seu mel é saboroso. É uma abelha em que a colônia é fácil de dividir, depois de colocada em uma caixa, ela constrói por fora e ali forma outro ninho que deve ser separado logo apos as primeiras posturas da rainha. Seu ninho costuma ter em média 50.000 abelhas, tornan-se mais mansas com o manejo diário, se alimentadas artificialmente carregam uma quantidade inacreditável de melado, no coxo só dá elas, nem apis põe a cara, tem muito aqui na região e eu tive que começar a trabalhar com elas para salvá-las de serem queimadas pelos donos das casas onde elas fazem o seu ninho".



Winckler finaliza a postagem com uma aula de biologia:


Ih, acabou a nossa aula de biologia e conseguimos posicionar taxonomicamente a abelha sanharão (Reino: Animalia; Filo: Arthropoda; Subfilo: Hexapoda; Classe: Insecta; Subclasse: Pterygota; Infraclasse: Neoptera; Ordem: Hymenoptera; Subordem: Apocrita; Infraordem: Aculeata; Superfamília: Apoidea; Família: Apidae; Subfamília: Apinae; Tribo: Meliponini; Gênero: Trigona; Espécie: Trigona Truculenta Almeida,1985). 


Ainda por meio do portal do famoso Dr. Sabe Tudo, achei uma lista de criadores que lidam com esta espécie:


Nome UF Município
 Roberley Campos de SouzaMS Jaraguari
 Márcio Pires/Meliponário Rei da MandacaiaBA Uibaí
 Adriano Soares TeixeiraMG Capitólio
 ederson j holdizsPR Curitiba
 klecio sousa e silvaGO Inhumas
 Ismael ZanardiniPR Curitiba

Fica aqui a contribuição para futuras pesquisas, e quem puder e quiser contribuir com mais imagens ou informações, pode me enviar que eu acrescento nesta postagem.

É sempre bom manter um cadastro de animais que estão em extinção.

Abraços
Medina

4 comentários:

  1. five star for AME-RIO, amor meliponario from Indonesia.
    Pleasa visit us: trigonasfarmer.blogspot.com, and leave message

    ResponderExcluir
  2. São maravilhosas, adoraria ter uma dessas...linda reportagem

    ResponderExcluir
  3. Medina eu tenho algumas imagens da sanharão. como faço para lhe enviar ?

    ResponderExcluir