Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 5 de março de 2011

Caixa Novy - Concreto Aerado

Amigos da AME-RIO e Internautas,
                                                  
Todos nós sabemos o quanto é importante que se descubra um material alternativo, diferente da madeira, para a confecção das caixas para Abelhas Sem Ferrão (ASF).  Sabemos também que um bom modelo de caixa deve, além de proteger a colônia, ser resistente á intempéries e ao manejo,ser  leve, possuir conforto termo-acústico, possuir uma certa facilidade de ser feita, e por fim, ser economicamente viável.

É lógico que cada um de nós temos o modelo de caixa para ASF da nossa preferência, mas não me custa lembrar que um modelo de caixa é a extensão do manejo de cada Meliponicultor.  Então não vamos nos ater aqui em saber “qual é o melhor modelo de caixa para as ASF”. Combinado?

Abaixo, modelo da “Caixa Novy”, feita com argamassa de vermiculita com cimento.

Foto nº 01

É público e notório que uso caixas redondas feitas de argamassa de vermiculita + cimento há alguns anos, e tenho sempre relatado que o uso do cimento nessa argamassa, além de outras características, deixa as caixas mais pesadas e diminui consideravelmente o poder termo-acústico da vermiculita. Para melhorar esses efeitos, tenho defendido o uso de prensas na fundição das peças, com a finalidade de se aumentar a resistência mecânica usando-se menores quantidades de cimento. Dessa maneira tenho conseguido fundir boas peças usando uma argamassa com uma parte de cimento com sete partes de vermiculita, o que tem atenuado consideravelmente os efeitos negativos do cimento na vermiculita.

Durante algum tempo venho pesquisando alternativas para a construção de caixas que sejam mais leves  (custo dos transportes), mais baratas, que possuam maior conforto termo-acústico e que sejam  feitas sem a necessidade do uso de equipamentos sofisticados. Foi aí que encontrei uma nova alternativa, que considero bem viável economicamente, para a confecção de caixas para as Abelhas Sem Ferrão - ASF. Chama-se “Concreto Aerado”. Apesar do nome complicado, esse concreto nada mais é do que o concreto (ou argamassa) normalmente usado, acrescidos de minúsculas bolhas de ar incomunicáveis, que vão dar ao produto final características de leveza, resistência e poder de isolamento termo-acústicos semelhantes ao isopor.

Então vamos ver como ele é fabricado?

CAIXA NOVY - CONCRETO AERADO

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:

- Um balde de 18 litros.
- Uma furadeira elétrica portátil, com velocidade variável.
- Uma haste para bater tintas, onde acrescentamos uma tela de metal (pinteiro) amarrada á haste.

Foto nº 02

OBS: Nessa foto podemos ver a tela de metal (pinteiro) amarrada á um anel de PVC, que foi fixada à haste de bater tintas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

- 20 ml de aditivo aerante (sangue de boi sintético)
- 700 ml de água potável
- 1000 ml de cimento ARI (Alta Resistência Inicial)

COMO FAZER:

Coloque no balde o aditivo aerante juntamente com a água.

Foto nº 03

Com a haste na furadeira elétrica, bata a mistura por cerca de três minutos.
Abaixo, na foto nº 04 é visto o aumento  da mistura, formando uma espécie de “glacê”.

Foto nº 04

Abaixo, na foto nº 05, após os três minutos, é acrescentado o cimento (ARI) lentamente.

Foto nº 05

OBS: Inicialmente o aditivo aerado e a água vão aumentar de volume até uns 14 litros, ficando com a consistência de um “glacê”. Posteriormente, na medida em que se acrescenta o cimento, esse material perderá volume, estabilizando quando ficar com uns 2000 ml (sempre duas vezes a quantidade do cimento utilizado).

Abaixo, na foto nº 06, pode-se ver a perda de volume do “glacê”, na medida em que se vai acrescentando o cimento.
Foto nº 06

OBS: É importante não parar de bater, enquanto se vai acrescentando o cimento.

Abaixo, na foto nº 07, é indicado o momento em que se termina o funcionamento da furadeira, momento em que a argamassa aerada esta pronta.
Foto nº 07

Abaixo, na foto nº 08, mostro o final do processo, quando então a argamassa aerada deverá ser colocada nas formas.

Foto nº 08

Viram como é fácil de se fazer?

Agora, na foto nº 09, é mostrado o peso (1,390Kg) de um pavimento da “Caixa Novy” feito com argamassa de vermiculita com cimento. Esse pavimento tem 50 mm de altura.

Foto nº 09

OBS: Esse pavimento possui as seguintes medidas:  Diâmetro externo de 250 mm, com paredes de 25 mm. A área de cria possui o diâmetro de 100 mm. Esse pavimento em vermiculita com cimento possui 50 mm de altura externamente.

Abaixo, a foto nº 10 mostra o peso (1,000 Kg) de um pavimento da “Caixa Novy” feito com o concreto aerado. Esse pavimento tem 70 mm de altura externamente.  As outras medidas são idênticas á caixa feita com vermiculita com cimento.
 
Foto nº 10

Bom, vou ficando por aqui. Posteriormente vou atender aos pedidos e ensinar, passo a passo, como é feita, com essa argamassa aerada, uma “Caixa Novy”.

Abraços, Eurico – Sabará - MG

Eurico Novy
Rua São Marcos, 42 – bairro Roça Grande 
Sabará – MG - BRASIL
E-mail: oxenteuai@yahoo.com.br
euriconovy@yahoo.com.br

Sabará, 04 de março de 2011.

10 comentários:

  1. Admirei esta parte :

    É lógico que cada um de nós temos o modelo de caixa para ASF da nossa preferência, mas não me custa lembrar que um modelo de caixa é a extensão do manejo de cada Meliponicultor. Então não vamos nos ater aqui em saber “qual é o melhor modelo de caixa para as ASF”. Combinado?

    Regra do bem viver !

    Grande abraço ( por extenso ! )

    Gesimar

    ResponderExcluir
  2. Há um bom tempo eu pensava em uma alternativa à caixa de madeira para a apicultura. Sei que a sua preocupação foi para a ASF, mas serve perfeitamente de base para a apicultura. Eu tinha em mente fazê-la apenas de argila e queimá-la. Agora, depois dessa informação, vou inclinar para a argila com com o cimento aerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que a argila queimada possui características diferentes. Possui pouco isolamento térmico (minha preocupação principal para as abelhas) e é muito pesada.
      Sendo mais leve, as caixas feitas em Concreto aerado podem ser usadas por crianças e idosos. Afinal, as caixas foram idealizadas para Abelhas Sem Ferrão (ASF).
      Eurico Novy

      Excluir
  3. Olá, uma pergunta. Onde encontramos essa substância espumante? Qual o nome dela? E esse cimento ARI é fácil de encontrar?

    Fica a mesma coisa do concreto celular autoclavado?

    Muito boa alternativa,
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cimento ARI (alta resistência inicial) é produto comercial e pode ser encontrado nas boas lojas de material de construção.

      O cimento celular aerado oferece um conforto térmico bem semelhante ao do concreto celular autoclavado, mas esse é apresentado em blocos e precisa ser cortado e as varias partes coladas ou parafusadas, já o concreto aerado é feito em casa e utilizado para preencher uma forma.

      Um abraço,

      Excluir
  4. Boa tarde,

    Parabéns, ideia inovadora e perfeita...

    Como e onde podemos obter o molde dos pavimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Esses moldes não existem a venda, mas na sua ultima postagem o Eurico nos mostrou as dimensões do molde, assim fica fácil para cada um construir ou mandar construir os seus.

      http://www.ame-rio.org/2012/07/como-fazer-caixa-novy.html

      Um abraço,

      Excluir
  5. Onde comprar o elemento aerador (liquido vermelho) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure em casas de material de construção como aditivo ou espumante para concreto celular ou concreto aerado.

      Excluir
  6. gostaria de lhes perguntar se algum dos senhores sabe se existe no brasil ou uma maneira de fazer artesanalmente um produto chamado CIMENTO CAL?lhes explico o motivo de minha pergunta.trabalho cm esculturas e vi num site de vendas este produto a venda so que nao o achei mais.ele e usado para fazer moldes negativos.muito usado num programa chamado FACE OFF,na tv a cabo.se alguem ai souber uma maneira de fazer este roduto ou onde posso comprar fico agradecido mesmo.desde ja lhes agradeço por sua atençao e peço-lhes desculpas por algum trastorno causado.

    ResponderExcluir