Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 6 de março de 2011

Catálogo de endereços das abelhas nativas

Amigos da AME-RIO e Internautas,

Vocês conhecem a Megan Alcroft? Ela é uma pesquisadora Australiana, e como nós, entusiasmada por Abelhas sem Ferrão. No caso dela as abelhas australianas, é claro. Mas ela já veio várias vezes ao Brasil, estudar abelhas e no ano passado eu e o Pedro Paulo tivemos o prazer de conhecê-la, no último encontro sobre abelhas em Ribeirão Preto.
Ms Megan Halcroft, pesquisadora de abelhas sem ferrão australiana e Prof. Marilda Cortopassi-Laurino, entre Pedro Paulo Peixoto e José Halley Winckler, da AME-RIO - 9º Encontro sobre Abelhas – Ribeirão Preto - SP

Bem, eu estou falando nela, porque hoje eu li uma notícia na Internet, que ela está montando um banco de dados para a localização de ninhos nativos de abelhas sem ferrão. Isso com certeza vai ser uma ótima ferramenta para a proteção de suas abelhas.

Seria muito interessante que os pesquisadores brasileiros ou o pessoal de nossos orgãos de proteção ambiental copiassem essa idéia e criassem um banco de dados semelhante para nossas abelhas. Se bem que o GPS, equipamento fundamental para que se faça a localização precisa dos ninhos das abelhas, ainda não está plenamente difundido entre os brasileiros, mas muita gente já tem esses aparelhos ou o serviço em seus celulares.

Abaixo reproduzo a matéria publicada no Aussie Bee Homepage, para que vocês a conheçam.

Uga,

José Halley Winckler

Ajude a salvar ninhos de abelhas sem ferrão

Aussie Bee Homepage > Bee Tracker Website

A limpeza de terrenos e o desenvolvimento urbano levam à perda de centenas de ninhos de abelhas sem ferrão a cada ano. Você pode ajudar a proteger essas abelhas usando um novo banco de dados on-line desenvolvido recentemente por Megan Halcroft da University of Western Sydney. 





Você conhece a localização de alguns ninhos de abelhas sem ferrão na sua mata nativa local?
Se você tiver uma unidade GPS, você pode gravar os dados sobre estes ninhos nesse novo banco de dados.
Ao combinar o conhecimento local dos entusiastas pela natureza australiana, este banco de dados irá construir uma imagem da distribuição das espécies de abelhas nativas em todo o continente!

Esta informação será usada para ajudar a proteger e conservar os ninhos de abelhas sem ferrão por: 

- Informar as autoridades os locais exatos onde ficam os ninhos localizados em áreas ameaçadas pela limpeza de terrenos e; 

- Permitir que os conservacionistas possam acompanhar o crescimento e declínio da quantidade de ninhos de nossas abelhas. 

A localização precisa dos ninhos individuais das abelhas sem ferrão só será visível para a pessoa que incluiu a informação e ao pessoal autorizado da Megan's Bees Business Tracker website. Então, as pessoas que pretendam caçar ninhos não serão capazes de usar o site para encontrar ninhos individuais. 

Por favor, apoiem este novo empreendimento e nos ajudem a aprender sobre a distribuição e abundância das nossas preciosas espécies de abelhas sem ferrão em toda a Austrália. 

Para conferir o novo Megan's Bees Business Tracker website, visite:  tracker1.beesbusiness.com.au

Se você tiver qualquer problema de se registrar nesse site, por favor envie um e-mail para a Megan e ela vai ajudá-lo a resolver isso: megan@beesbusiness.com.au
© 2011 Australian Native Bee Research Centre
PO Box 74, North Richmond NSW 2754, Australia
Fax: 02-4576 1196

Nenhum comentário:

Postar um comentário