Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 10 de março de 2011

Abelhas e Amigos - Nos porões do Reginaldo

Amigos da AME-RIO e Internautas,

Como eu falei em minha última postagem, passei dois dias entre abelhas e amigos. Foram dois dias maravilhosos e já prometi para vocês que vou detalhar a visita que eu fiz a cada um desses amigos.
Só não vou fazê-lo na ordem das visitas, vou começar com a visita que fiz ao Reginaldo. Eu lhe prometi, que assim que pudesse, faria uma postagem mostrando o que existe nos seus porões.

Bem apesar da lentidão de minha placa meioG da Claro, vou tentar fazer uma postagem, iniciando a  a série de postagens "Abelhas e Amigos". MeioG, aqui em Laguna, SC, pode ser que em outros locais ela tenha velocidade diferente.

Eu fui levado à casa do Reginaldo, pelo Jean e pelo Jeferson. E fui muito bem recebido pelo Reginaldo. Ele tem uma linda casa, perto de um morro bastante arborizado, na cidade de Criciúma. O Jean diz que naquela região ainda tem muitas flores, tanto que o Reginaldo se gaba não precisar alimentar as suas abelhas.

Jeferson, Jean, Reginaldo e Winckler

E são muitas, ele tem abelhas na frente de casa, ao lado da casa, nos fundos da casa, do outro lado da casa. São caixas de todos os tipos, mas principalmente caixas modelo Inpa, muitas e muitas Isotérmicas, de sua própria fabricação.

Como falei, são de todos os tipos, algumas com porãozinho e outras sem o porãozinho. O Reginaldo atualmente tem verdadeira ogeriza pelo tal porãozinho e pediu que eu fosse uma das testemunhas da abertura de seus porões. Ele pediu que eu registrasse fotograficamente o acontecimento, de forma que ele pudesse comprovar com fotos que, abelhas jovens não freqüentam os tais porõesinhos.

Bem Reginaldo, aí estão as suas fotos:
Uma caixa com porão, ao lado de uma sem porão.
Ambas com mandaçaias.
Melipona quadrifasciata quadrifasciata.
Mais uma caixa com porão ao lado de outra sem porão.
A sem porão é uma caixa isotérmica.
As duas estão com mandaçaias
Mais uma caixa com porão, esta está há muito tempo sem abrir.
Embaixo duas caixas sem porão.
Todas de mandaçaias.
O Reginaldo resolveu começar por esta.
Com algum esforço, conseguiu soltar o porão.
E, tchan, tchan, tchan....

Decepção, estava vazio...
Só algumas abelhas passeando
E uma foto fora de foco.
O Reginaldo resolveu levantar a caixa,
para que eu fotografasse por baixo.
Mas também não tinha nada,
as abelhas propolizaram tudo deixando apenas uma pequena passagem
Esse já é outro porão.
Vazio, só um pouco úmido...
Outro porão vazio...
E apodrecendo....
Quer dizer, já apodrecido.
Vamos tentar mais uma, agora com uma Melipona nigra
Aqui tem que ter alguma coisa...
E...   não é que tinha ?
Tinha.... restos de cupim e de traças....
É, é fechar e esquecer estes tais de porõezinhos.

Então, está comprovado, para o Reginaldo os porõezinhos não servem para nada, quer dizer, servem... servem para apodrecer e criar cupins e traças. Segundo ele, é mais um pinduricalho inútil, que serve para dar mais trabalho para quem constrói e para quem utiliza. As abelhas não querem saber deles.

O Reginaldo ainda diz que utilizar o "porãozinho" como entrada, pode ser uma alternativa razoável, porém, na sua opinião, um furo na alça, para entradas futuras, evitaria a construção de mais uma peça, chatinha de ser feita. Ele diz ainda mais: "acho que temos que facilitar e racionalizar".

Bem essa é a opinião do Reginaldo, comprovada pelas fotos que eu tirei. Mas isso não quer dizer muita coisa, vai que esse cara tenha convencido suas abelhas a limpar os seus porões, afinal, elas iriam ter visita e visita enxerida, que iria futucar onde não era chamada. Nesse mundo se vê cada coisa, até pode ser que as mandaçaias e as nigras do Reginaldo sejam ensinadas.

Ou então são as mandaçaias e as nigras que não gostam de porão, as abelhas lá do norte podem gostar. Mas que eu não vi nada nos porões do Reginaldo, eu não vi, quer dizer... vi... vi porões podres e com restos de cupim e traças.

Uga,

José Halley Winckler

Ah, além das fotos e das boas lembranças, estou levando para o Rio de Janeiro, algumas sementes de Taiuá, que colhi na casa do Reginaldo. Com sua autorização, é claro.....

Obrigado Reginaldo, por sua acolhida, por sua amizade, por suas abelhas e pelas sementes...

Um comentário: