Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jataí diferente ou correspondente azarado

Amigos da AME-RIO, já estamos com um correspondente no Congresso de Cuiabá, o nosso amigo Carlos Ivan Siqueira. Como ele está com seu tempo muito apertado, preferiu deixar para fazer suas postagens na volta, mas já nos enviou algumas fotos, para atiçar nossa curiosidade. 

Entre uma palestra e outra, o Ivan foi até a "Cidade das Abelhas" na área externa do Centro de Convenções, lá está montado um apiário ( não povoado ) e um meliponário com várias espécies.

Um ninho que chamou a atenção do Ivan, lhe disseram que era de Jataí.

 Jataí do Pará, alguém conhece? Também conhecida por Tetragonisca weyrauchi

Entrada do ninho.

Outro ninho da mesma abelha, este estava pendurado em uma das árvores!

Além das fotos o Carlos Ivan nos falou de algumas características dessa abelha:."Além do ninho bem diferente dos ninhos de Jataí que conhecemos, a Jataí do Pará, é uma abelha muito interessante e tb muito agressiva, fui tentar ajeitar o ninho que estava pendurado na árvore na "Cidade das Abelhas" e elas imediatamente começaram a me atacar, principalmente nos meus cabelos".


Pena que não fotografaram nosso correspondente as voltas com as Jataís.


O Carlos Ivan também enviou fotos da Palestra Mágna de abertura do dia 20/05 : "A importância da seleção das abelhas na produtividade das colméias", também enviou fotos do presidente da AME-RIO falando no Fórum do Meliponicultor,  infelizmente por problemas técnicos não conseguimos abrir essas fotos. Assim que o Ivan conseguir enviar novas fotos, vamos dividí-las com vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário