Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 28 de maio de 2010

UM ESTRANHO NO NINHO DA CÚPULA DA CBA


CÚPULA DA CBA E PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES. O PRESIDENTE DA CBA É O MAIS ALTO. O ANTONIO DA FEDERAÇÃO DO PIAUÍ, A CAMISA FICOU PEQUENA. A CAMISA ESTÁ SOBRE OS OMBROS. EU SOU O ÚNICO DE BONÉ. O ABENAUTA HELSON DA FEDERAÇÃO DE MACAPÁ, 4º AJOELHADO À ESQUERDA. O ZARA CONSTANTIN DE SÃO PAULO O MAIS À FRENTE, À DIREITA. O VIDARICO, AMAZONAS O PRIMEIRO A DIREITA AO LADO O CEL MACEDO DA FEDERAÇÃO DE BRASÍLIA. O POMPÍLIO O MELIPOICULTOR MAIS IDOSO DESTE CONGRESSO O PRIMEIRO À ESQUERDA. AO LADO DO CUNHA , COM CABELOS BRANCOS O PRÓXIMO ANFITRIÃO NO RS, GRAMADO. A CBA FOI MUITO CAPRICHOSA, FORNECEU CAMISAS PARA CADA DIA, FACILITANDO A LOCALIZAÇÃO DA CBA. 









Internautas, Abenautas e Associados da AME-RIO

- A política melipônica nos debates da cúpula da CBA:


Compareci ao Congresso de Cuiabá com o firme propósito de representar, além da Apicultura do Rio de Janeiro, principalmente, os anseios de nossa Meliponicultura Nacional.
Entretanto a minha opinião ficou bastante modificada, pois ME parecia, que estávamos, naquele colegiado de presidentes de federações,"ORFÃOS DE PAI E MÃE". O que não é verdade, temos 4 assentos permanentes de presidentes de Federações, OS QUATRO  MELIPONICULTORES:
MANAUS( Vidarico); MACAPÁ ( Helson ); BAHIA( Pedro Constant ); RIO DE JANEIRO( Nelson Victor, Pedro Paulo ).
Futuramente ainda poderemos ter São Paulo, com a AME-SAMPA, pois a semelhança da APACAME, pode pleitear um assento permanente na CBA, até que se venha a ter uma federação em São Paulo. Mas adiante ainda a Federação Nacional de Meliponicultores, englobando todas as associações ainda não filiadas a CBA. Seremos 6, num total de 27, quase 30% dos votos em Assembléias Gerais, uma força significativa nas decisões da CBA.

Tivemos oportunidade de ouvir em referencias nas palestras do SEBRAE e outras, o valor da marca CBA .por isto os nossos desejos de incluir a palavra MELIPONICULTURA no nome da CBA, não modificaria a marca, erigida ao longo de tantos anos, e apenas nos beneficiaria..., BASTARÁ QUE CONSTE DO NOME, POIS É O QUE VALE.
Assim, após uma tumultuada assembléia de eleição da presidência da CBA, que culminou com a reeleição da Cunha, por unanimidade, mal sobrava tempo para outros assuntos, mas a coragem e persistência do Helson, apoiado por nós outros, acabou sendo ouvida e acatada, para pauta de mudança de estatutos, daqui a 2 anos.
Nesse meio tempo teremos de trabalhar duro, convencendo os demais presidentes de Federações como justa e já tardia a proposta de Macapá, APOIADA PELOS DEMAIS MELIPONICULTORES DO BRASIL.
  

Érika e Heráclito, abenautas de Brasília,
Pedro Paulo, um congressista e o Wilson Melo das Tubis.
Percebam que usamos o boné ABENA.

Entretanto o Vidarico, e eu próprio, em conversas extra-oficiais com o Presidente Cunha que, inclinado a dar mais espaço a meliponicultura, nos sugeriu que estudássemos  uma solução alternativa à pretensão da meliponicultura se tornar mais representativa, junto a CBA, sugeriu representantes por região.

Faríamos (Idéia do Vidarico e minha) uma Comissão de representantes (da CBA) um por Região, que se reportariam às associações estaduais. Teríamos mais dois membros (necessariamente bastante ativos) permanentes, um em Brasília, participando de votações (LEIS E REGULAMENTOS) e acompanhamento de assuntos  pertinentes, nos Órgãos Governamentais, e outro no Rio Grande do Sul, junto ao Presidente da CBA.
Fora estes membros teríamos a Coordenação do Vidarico, ( minha opinião pessoal, por ser o mais antigo, ser estudioso dos assuntos pertinentes e muito ponderado nas suas atitudes).

Mas além desta solução durante os debates da Assembléia, me pareceu haver, ainda mais uma solução a ser pretendida, que não dependerá de muita coisa por me parecer estatutária, mais uma secretaria executiva de meliponicultura, pois já tem uma secretaria técnica, que não resolve o nosso problema de representação nacional na elaboração prática da política e gestão da meliponicultura. Ali ficaria o Coordenador da Comissão de representantes da CBA (Secretário Executivo, Vidarico ). Seria, pois o nosso representante no mais alto escalão da CBA.

PARECE-ME UMA ESTRUTURA BASTANTE RAZOAVEL, PARA QUEM NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA HOJE.

Criação artificial de rainhas

Curso interessante para as trigonas, mas somente para alguns experts,
técnicas difíceis de se tornarem populares. 

Mas me perdoem o meu descrédito... Se nem conseguimos gerar as Associações Estaduais, COMO IRÃO ATUAR OS REPRESENTANTES REGIONAIS?

O primeiro passo é o Vidarico e eu próprio nos encarregarmos de redigir este planejamento, endossado pelas quatro federações, acima anunciadas, mais a AME-SAMPA (EMBORA SEM FILIAÇÃO), e encaminharmos oficialmente ao Cunha, vamos ver o que conseguiremos.

Realmente quem comparece a um destes congressos, percebe que um EVENTO de tanta grandiosidade, só se realiza, com muitos anos de dedicação e competência, uma vitória inconteste dos apicultores, na figura das comissões da CBA, que usaram e geriram corretamennte parcerias com a Fundação do Banco do Brasil e SEBRAE.
Se desejamos contar com toda aquela infra estrutura temos em vez de ficarmos reclamando sem conhecimento, irmos a luta e nos organizarmos nacionalmente, para que mereçamos um lugar naquele organismo,CBA.


Representantes das etinias dos indios meliponicutores 
À direita Pompílio, meliponicultor e apicultor mais idoso no congresso, recebeu o troféu.



Lançou o livro Dicionário de Apicultura, neste congresso

Também passarei a pleitear (como meliponicultor estudioso e participativo ), para nossos professores de meliponicultiura estaduais,,os minicursos, palestras e oficinas práticas, pois daremos uma contribuição efetiva em muitos assuntos.

Percebi, que há uma COMISSÃO TÉCNICA ORGANIZADORA de alto nível, como Presidente Dr Lionel Sequi Gonçalves e capitaneada pelo Dr Adermilson Spencer (foi meu professor em Ribeirão Preto de inseminação artificial de rainhas). As palestras em geral foram excelentes, cientistas e pesquisadores se saíram muitíssimo bem, como em outro dia irei relatar com fartura de fotos.

O que não impede que mostremos as nossas potencialidades, com antecedência, para termos um lugar no 5º Congresso de meliponicultura em Gramado EM TUDO QUE ENVOLVERÁ A MELIPONICULTURA..

Aqui no Rio de Janeiro, temos 2 professores de excelente didática, o Wilson Pinho, cientista botânico , e Alvaro Madeira, com mais uns lustres, será imbatível em qualquer destes mini cursos, que foram presenciados, por nós.
Também outro espaço que precisamos ocupar são os fóruns, pois os meliponicultores e simpatizantes estão lá, bem como os dirigentes técnicos e ate o presidente da CBA, compareceram...
Vou apresentar meu relatório, aos companheiros da Abena, de duas maneiras, assuntos gerais, que se perdem nas apreciações casuais e assuntos técnicos .
Os meramente interessantes, os farei nas postagens normais da lista, os técnicos, que desejo preservar, fotos e ditos, os postarei no blog da AME-RIO, e a referencia será por aqui.
Nestes foruns tive o prazer de ouvir uma debatedora de respeito,a professora Maria da Gloria de Manaus, conseguiu fazer "um abaixo assinado e entregar ao Cunha", vide foto, na presença de todos. Valeu como pressão, mas o que resolve é atuação na alta cúpula e mais que isto ocupando o lugar como MESTRE dos ensinamentos práticos e teóricos e demonstrando o valor que realmente temos, em número e qualidade.

Uruçu do planalto, chamam de rufiventris, porém é bem diferente da nossa, mais escura, pernas marron escuro, vejam a entrada ainda no toco original ao lado Estamos num meliponário no interior de Cuiabá, fazenda do Arnoldi. Encontrei lá uma caixa inteligente, muito bem habitada por moça branca, mostrarei em outra oportunidade.

Entrada característica da uruçu do planalto central, meliponario em Cuiabá. 

Logicamente que os pesquisadores e mestres renomados sempre estarão a nos iluminar, os inventores, os criadores e suas dicas, serão sempre valorizados....mas teremos de ser ouvidos, não permitir que se aprovem sem justa luta, assuntos que virão prejudicar a meliponicultura nacional, E OS CRIADORES DE FATO E DE DIREITO..
Por isto no 5º Congresso de meliponicultura, em Gramado estaremos lá, não como mero expectadores, mas fazendo parte das palestras e cursos, e sem dúvida no coração dos que presidirão as nossas reindividicações a assembléia de Presidentes das Federações

Pedro Paulo Peixoto
Presidente da AME-RIO
Vice-presidente da FAERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário