Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Entrada de ninhos de Mandaguari Amarela

 Vocês tem alguma entrada de ninho de abelha que consideram realmente bonita? Para mim, a  entrada de ninho de abelha sem ferrão mais bonita é a da Mandaguari Amarela ou Scaptotrigona xanthotricha, quando a colônia está forte. Em meu meliponário eu tenho três colônias dessas abelhas, mas perto do sítio, existem várias outras. 


Eu cheguei a falar de minhas xanthotrichas, em mensagens ao grupo Abena e por causa disso, em meados de dezembro de 2009, eu recebi um e-mail de uma menina, com os seguinte teor: "Sou estudante de pós graduação e estou realizando um estudo sobre a diversidade genética da espécie Scaptotrigona xanthotricha, a mandaguari amarela. Preciso saber se o senhor ainda tem a mandaguari, onde ela foi coletada e se poderia disponibilizar pra mim alguns adultos pra eu realizar meu estudo. Ressalto que o meu trabalho tem como objetivo a conservação desse grupo tão ameaçado pelo desmatamento das áreas de Mata Atlântica."
Como eu sempre gosto de ajudar estudantes e também tenho como objetivo a conservação de abelhas, eu acedi ao pedido e solicitei que ela me instruísse como proceder para fazer as coletas dos espécimes para estudo.
Ela pediu que eu coletasse em torno de 20 abelhas adultas de cada colônia e que fizesse a localização, georeferenciada se possível, de cada colônia, além disso me enviou tubos de ensaio e alcool isopropilico, para conservação das amostras. Foi a única coisa que me deixou triste, seria preciso sacrificar os espécimes para estudo. Bem, tudo em nome da ciência.
Só no início de janeiro, eu fui até Rio Claro, onde tenho minhas abelhas, preparei um funil, com a parte de cima de uma garrafa de refrigerante grande (2 litros) e uni o bico do garrafa grande a uma garrafa plastica de meio litro e fui tentar pegar os espécimes, não deu muito certo, pois as abelhas se negavam a entrar no funil, precisei cobrir o funil  e parte da garrafa pequena com plástico preto para que as abelhas atraídas pela claridade no final da armadilha, entrassem na garrafa, só assim consegui fazer as coletas.
A coleta das três primeiras colônias até que foi fácil, pois elas embora ainda estejam nos troncos, os troncos estão em  cima de uma laje no sitio onde tenho o meliponário. Só para vocês saberem, eu não pretendia ter retirado essas abelhas da natureza, mas o dono das terras onde elas estavam resolveu  desmatar um pedaço de terra, para aumentar o pasto e derrubou várias árvores entre elas aquelas onde estavam estas três colônias, não consegui convencê-lo de manter as árvores, mas ele acedeu em deixar-me ficar com as abelhas, é claro que ainda tive que deixar um presentinho, pois a intenção dele era retirar o mel e colocar os troncos a secar para fazer lenha.
Já as outras colônias, estavam e ainda estão localizadas em árvores vivas, que não estão correndo perigo imediato de serem derrrubadas. A arvore aí em cima, está localizada a beira de um barranco de mais de oito metros de altura, que na foto não aparece por causa do capim, mas se alguém pisar nesse capim em frente a entrada da Mandaguari, vai cair oito metros para baixo.  Foi por isso que só fotografei de lado e não de frente, para fazer a coleta, me apoiei na árvore e levei o braço até a entrada da colônia.
Esta outra colônia está localizada em uma árvore que fica bem na beira da estrada e deve ter mais de 80 cm de diâmetro, a entrada da colônia fica mais ou menos a uns 90 cm de altura e há algum tempo eu tentei forçar uma divisão dessa colônia, colocando uma caixa em frente a boca e obrigando as abelhas a passar por dentro da caixa. Não deu certo porque eu não fiz uma boa cobertura e entrou água de chuva  na caixa, eu também tentei fechar a entrada com barro e as abelhas retiraram o barro, e só o que eu consegui foi transformar a entrada em duas, mas a colônia é uma só. Acredito.

A foto acima não está fazendo juz a essa abelha, talves do grupo apresentado seja a mais forte, está localizada em uma árvore de mais de metro de diâmetro, um monjoleiro que fica dentro do sítio de um amigo nosso. Essa abelha já está lá prá mais de 20 anos e já retiraram mel dela várias vezes e ela sempre se voltou, eu estou tentando convencer  o dono a deixá-la quieta, mas ele diz que vai ter que tirar a abelha, pois ela está incomodando os animais, não acredito muito, acho que ele está querendo é pegar o mel. Por enquanto ele ainda está aceitando meu pedido de deixá-la quieta, mas de vez em quando ele diz que se eu não tirar ela de lá, ele vai tirar. Estou pensando em tentar aplicar a técnica da janela, fechando depois a árvore, mas só em último caso.
Esta abelha também está em uma árvore a beira do caminho, só que é um caminho onde passa pouca gente, então ainda não está incomodando, só em época de enxameação é que elas assustam o pessoal que passa. Ela está localizada bem perto do chão, no máximo 15 cms, mas é um barranco que fica mais ou menos 80 cms acima do caminho, a boca da colônia está voltada bem para o caminho.

Bem a dificuldade que eu mencionei para coleta de espécimes das outras colonias, não foram tanto pelas abelhas, e sim por elas não estarem muito perto e em locais razoavelmente acidentados, isso fez que eu precisasse movimentar bastante este corpo em forma que tenho, forma de barril ou de pera, ainda não sei bem. Com minha falta de ar constante, vocês já viram. Pior foi que devo ter passado quase uma semana cheirando a côco, de tanta resina que as mandaguaris me jogaram, além de terem se apaixonado por mim e ficarem horas me rodeando.

Bom, com isso eu mostrei as entradas das minhas xanthotrichas e contei para vocês que elas estão ajudando alguém a fazer seu trabalho de pós graduação. Tomara que as amostras que enviei tenham chegado em bom estado e que realmente sejam úteis para o trabalho dessa menina e que isso venha aumentar os nossos conhecimentos sobre esse tipo de abelha. Tenho a promessa de que assim que o trabalho for publicado, vou receber uma cópia. Se me derem autorização, com certeza, vou dividi-la com vocês.

uga

7 comentários:

  1. Parabens José, excelente documentario, confesso que ainda não tinha visto nada igual.

    Gabriel
    gabriel@abelhajatai.com

    ResponderExcluir
  2. Muito linda esta entrada de abelhas,realmente, digna de rainhas ... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gabriel e Iris,

    Obrigado pela visita e principalmente pelo incentivo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Uma proeza digna da natureza essas entradas de mandaguari Amarela. Muito boa a sua atitude de proteção dessas abelhas en suas arvores en que se instalaram.Belo documentário

    ResponderExcluir
  5. as suas caixas de mandaguari amarelas tem que dimensões José?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são ninhos naturais, eu não retiro abelhas da natureza, se não estiverem em perigo, como falei na postagem, os ninhos mostrados nas primeiras fotos são de mandaguaris, que embora deslocadas para o sítio, permanecem no mesmo toco onde instalaram sua colonia. Elas já estão lá há mais de quatro anos e provavelmente já enxamearam um monte de vezes, já que aparentemente permanecem fortes. E a enxameação na propriedade onde elas estão, é o objetivo que eu queria alcançar.
      Mas se você quiser fazer caixas para mandaguaris amarelas, pode usar as mesmas dimensões que para uruçus.

      Excluir
  6. Esses são ninhos naturais, eu não retiro abelhas da natureza, se não estiverem em perigo, como falei na postagem, os ninhos mostrados nas primeiras fotos são de mandaguaris, que embora deslocadas para o sítio, permanecem no mesmo toco onde instalaram sua colonia. Elas já estão lá há mais de quatro anos e provavelmente já enxamearam um monte de vezes, já que aparentemente permanecem fortes. E a enxameação na propriedade onde elas estão, é o objetivo que eu queria alcançar.
    Mas se você quiser fazer caixas para mandaguaris amarelas, pode usar as mesmas dimensões que para uruçus.

    ResponderExcluir