Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 5 de maio de 2010

UM BOM PROGRAMA PARA O FERIADO

No sábado passado (01/ 05/2010) comemorou-se mais um dia mundial do trabalho, e nada melhor do que uma programação diferenciada para relaxar a mente dos cotidianos afazeres que o dever nos obriga.
Eu e minha família resolvemos investir nosso tempo livre do feriado em um programa oferecido pela AME-RJ. Uma aula prática de inspeção e divisão de melíponas. Não sei ainda se podemos classificar esta escolha como um passeio de lazer, devido a tamanha descontração e entretenimento, ou se classificaria como um dia de trabalho árduo de estudo e aprendizado. Minha filha de 10 anos diz que foi um ótimo passeio e que conheceu mais um amigo, o Sérgio.
Chegando à sede da AME-RJ, o seu presidente Pedro Paulo, já se encontrava selecionando caixas de mandaçaias para seus alunos que estavam chegando. O mestre PPP formou 4 grupos de trabalho, um por caixa de mandaçaia. Cada grupo tinha a missão de abrir a sua caixa, fazer uma janela de inspeção no ninho e preencher um relatório de vistoria.
Não há como não aprender com esta vivência, esta interação direta e com a supervisão do PPP.
A caixa que nos coube, uma das que foram adquiridas pela AME-RJ para o Projeto Mandaçaia, tinha uma porta no lado oposto ao da entrada do enxame, e por trás uma lona plástica, que fazia uma pré- vedação. Por baixo desta lona achamos uma parede de batume, com apenas uma pequena janela.
Deu pena abrir um acesso naquela parede, foram muitas horas de trabalho que as bichinhas gastaram ali.
Depois de desimpedido o caminho, pudemos ver a caixa por dentro. Um ninho bem formado, não haviam abelhas por fora da lamela, bom suprimento de potes de mel à esquerda, isca de forídeos desativada à direita.
Reparem no exagerado trabalho de vedação que estas meliponas realizaram em uma fresta lateral da caixa.
Abrimos a janela de inspeção do ninho conforme ensinamentos que já havíamos recebido. Sempre com o maior cuidado possível, de modo a deixar o material retirado apto para a recolocação na fenda aberta. ( O trecho de lamela retirado encontra-se estendido à esquerda )
O ninho tinha discos com boa aparência, mas não em estágio para uma desdobra ideal. Pudemos calmamente perceber cada detalhe de formação e amadurecimento de cada disco, e entender o ciclo das abelhas.
A cada grupo também foi solicitado fazer o relatório das demais caixas abertas pelos companheiros.
Ao final da rodada de inspeções, o representante de cada grupo relatava aos demais as suas impressões da caixa, e trocávamos figurinhas com os demais grupos, que também fizeram a inspeção da mesma caixa.
PPP terminava as observações com a sua própria inspeção final. Muitos acertos, erros, dúvidas sanadas, curiosidades respondidas, observações ressaltadas, coisas que só esta vivência direta, simultaneamente com enxames em diversas condições de amadurecimento, poderiam oferecer. Claro que a didática e experiência de um professor gabaritado também é crucial para que o resultado seja bem aproveitado por alunos de todas as idades.
Para terminar este dia de aula/lazer, fizemos uma pausa para o almoço e depois, de quebra, fizemos inspeções conjuntas de mais dois enxames de Jataí. Como sempre, aprendemos com as observações dos detalhes desta espécie, como coloração dos discos conforme o amadurecimento, sentido de crescimento do ninho e muito mais. Pudemos ainda, com a lembrança das inspeções das mandaçaias fresca na cabeça, comparar particularidades de postura, disposição coloração dos enxames destas duas espécies.
Realmente esta oportunidade, para quem é iniciante, é extremamente proveitosa e prazerosa. Bom fica ainda a dúvida. Eu e Sandra achamos que foi muito divertido, Mayara chegou em casa querendo dividir a caixa de jataí dela !!!!

2 comentários:

  1. Medina,

    Parabéns, a matéria ficou ótima, as fotografias muito boas e o ritmo excelente!
    Se cuida Kalhil que está chegando mais um escritor que gosta de abelhas !
    Uga

    ResponderExcluir
  2. Amigo Medina,e todos da AME-Rio,

    realmente,para quem é apaixonado por abelhas nativas(como nós),está em contato direto, com essas maravilhas da natureza,é simplesmente incrível.

    Eu fiquei com inveja,desse dia maravilhoso que vocês passaram ao lado das abelhas e dos amigos.
    Que pena que o Rio fique tão distante,senão eu jamás perderia um programa como esse rsrs.

    Ótima matéria,eu me sinto,cada vez mais apaixonado pela nativas,e esse tipo de matéria,só aumenta a minha paixão.

    Um grande abraço à todos.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir