Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 8 de maio de 2010

CAPACITAÇÃO DE MELIPONICULTORES - Aula 3 - Desdobramento de Enxame de Mandaçaia


Prezados Internautas e Participantes do curso de CAPACITAÇÂO DE MELIPONICULTORES

Os desdobramentos desta aula serão executados em um enxame de mandaçaias gerado em 21 de setembro do ano passado (2009).
Muito interessante porque ofereci, naquela época o enxame mãe (FOTO 1) ao grupo Abena, com a pergunta: Você dividiria este enxame?
Então meus amigos, 8 meses para se ter a demonstração da teoria dos desdobramentos "corretos".








FOTO 1
A melhor opção para as desdobras será sempre:
Quando selecionarmos os maiores discos do enxame mãe com crias nascentes, para constituírem o ninho do novo enxame. (ALÉM DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FAVORÁVEIS E ENXAMES FORTES).
Seriam na FOTO 1 os discos 3 e 4 (que nesta época, ainda não estavam "maduros" como se desejava).
Então aguardamos do dia 03/09 ao dia 21/09 do mesmo mês, fizemos a nova vistoria exploratória e nova foto, FOTO 2. Como estava favorável realizamos a desdobra nesse dia, que servirá para este estudo de evolução de um desdobramento.

FOTO 2
Importante também constatar as seguintes informações:
1- A rainha em setembro, primavera, aumenta significativamente a postura, vejam o tamanho do disco 1 na FOTO 2, tornou-se o maior de todos os discos. Este aumento seria levado proporcionalmente a todos os discos, se não interferíssemos no equilíbrio deste enxame, com um desdobramento artificial.
Nos enxames para produção de mel, ou nos enxames que não são continuamente divididos, os discos aumentam, significativamente, o seu tamanho e a população do enxame alcança os maiores níveis. Uma coisa fantástica é este instinto da rainha de patrocinar e regular a sua postura pelas variáveis, população necessária a produção de alimento e escassez de alimento. Quando diminuímos a população por retirada de campeiras nos desdobramentos impostos artificialmente, também constatamos esta diminuição no tamanho dos discos.
Este mesmo enxame em estudo, desde setembro de 2009 oferecido ao público da Abena e AME-RIO, passou por todos estes percalços e suas transformações foram registradas fotograficamente.
2 - O enxame já apresenta potes de reserva de mel em maior quantidade, um dos sinais que estimulam o aumento de postura pela rainha, este estímulo também conseguimos oferecer através de uma alimentação artificial contínua, no último mês do inverno.
3 - Maior número de discos de cria nascente. Observação interessante: resulta de discos menores e posturas verticalmente distribuídas, a rainha procura manter o domínio de todo o espaço interno do invólucro, embora
menor postura. Instintivamente as rainhas diminuem a postura dos enxames evitando aumentar a população em período de escassez de alimento (inverno, isto é geral em meliponíneos).


FOTO 3
Desdobramento que resultou no enxame da "FOTO 3 A", gerado em 03 de setembro de 2010 e multiplicado em 2 de maio de 2010, com 8 discos, para figurar e culminar nas conclusões apresentadas no curso DE CAPACITAÇÃO DE MELIPONICULTORES.

4 - Fizemos a multiplicação nesta primeira oportunidade, FOTO 3, para melhor aproveitamento do clima favorável. Setembro. Influirá na recuperação do enxame-mãe e facilitará o desenvolvimento do novo enxame. Com o a possibilidade de ainda poder fazer novas desdobras dos dois enxames dentro desta mesma temporada de calor, até abril de 2010, (como realmente aconteceram).


FOTO 3 A
O mesmo enxame gerado em 21 de setembro de 2009, sendo desdobrado pela primeira vez, dia 2 de maio de 2010, no CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MELIPONICULTORES, ao vivo para os participantes do Rio de Janeiro e pela internet para os de fora da nossa região metropolitana.

 A FOTO 4 registra a multiplicação do enxame gerado na FOTO 3.
 Glencir e Flau Haben, dia 2 de maio de 2010 no CURSO DE CAPACITAÇÃO DE
MELIPONICULTORES oferecido pelo MELIPONÁRIO-ESCOLA.


Tudo devidamente registrado e oferecido neste curso pela internet, não somente aos iniciantes, mas aos estudiosos da Meliponicultura, que não tiveram a oportunidade destes registros. 
5 - Os registros fotográficos, realizados com objetivos de pesquisa e pedagogia, em colméias expostas às condições naturais, de clima e alimentação, são muito importantes, pela credibilidade das conclusões e
passando a figurar como padrão de orientação. 
Faço públicos estas imagens e estudos, por não haver semelhante, nos compêndios de Meliponicultura, que freqüentam nossas bibliotecas, não sei se por óbvios, ou de fácil dedução, que tenham dispensado comentários. Mas acho-o bastante relevante e útil aos iniciantes e outros veteranos que valorizam estes trabalhos sistemáticos.
6 - A nossa aula de desdobramento será exatamente sobre o enxame gerado neste desmembramento da aula 3, mandaçaia, executado na presença de 2 participantes, Flau Habe e Glencir, FOTO 4 , ambos associados da AME-RIO. 
Já o enxame mãe foi dividido na primeira aula deste curso, com a presença inclusive, do abenauta Heráclito de Brasília, Rita e Fernando, Glencir e Antonio Abreu, Carlos Ivan e Walter Gressler. Disponibilizarei esta foto, como amenidade, pois este documentário está sendo disponibilizado no Blog da AME-RIO, tal a importância que julgo ter para os iniciantes, ou estudiosos da biologia das ASF.
A continuidade de estudo de um mesmo enxame é gratificante, pois vem confirmar as expectativas e criar regras práticas, confiáveis.


Percebam a evolução dos nascimentos, os discos mater, vão se tornando anéis nascentes, e, assim, vão nascendo abelhas... sempre de baixo pra cima, no caminho da postura da rainha.


ESTA AULA CONTINUA COM O DETALHAMENTO DESTA ÚLTIMA DIVISÃO PELA  INTERNET AOS INSCRITOS. Também neste BLOG, dentro de alguns dias.


Se foi útil, ofereça-nos seu comentário.


Pedro Paulo


5 comentários:

  1. Amigo Pedro,que beleza de postagem!
    Mesmo não estando fazendo o curso pela internet,eu aproveito essas oportunidades,para tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre essa minha paixão(meliponicultura).

    Parabéns,o blog está com ótimas matérias...

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PPP,
    A MATERIA É INTERESSANTE A TODOS OS APAIXONADOS PELAS ASF E DE GRANDE IMPORTANCIA PRINCIPALMENTE AOS INICIANTES, CUJAS DUVIDAS SÃO ENORMES.
    A MELIPONICULTURA SÓ TEM A CRESCER COM ENSINAMENTOS OBJETIVOS E SEM RODEIOS!
    abç
    Gabriel
    gabriel@abelhajatai.com

    ResponderExcluir
  3. Não esperava um curso on line com tanta riqueza tecnica e praticidade,infelismente meu relacionamento com as ASF era apenas extrativistam agora com esta ferramenta pretendo mudar minha maneira de agir.Parabens
    Hideraldo Ouro Preto MG

    ResponderExcluir
  4. Estou participando do curso pela internet, e posso dizer com certeza que tenho aprendido muito com o Pedro Paulo, a base de meu aprendizado em meliponicultura está se formando agora, e irá contribuir bastante para que eu evite erros fatais quando começar a desdobrar enxames de jataís e uruçus no próximo verão. Meus parabéns, amigo. Só sinto por não morar pertinho da ame-rio... senão estaria nos seus calcanhares, sugando sabedoria! :-)
    Abração e que Deus te proteja e dê vida longa pra continuar disseminando o que sabe.
    André Soares
    Maceio Alagoas

    ResponderExcluir
  5. parabens
    gostaria de saber como posso fazer este curso pela internete,e ou na propria ame-rio ,muito bom
    gilbertoglima
    mesquita-rj

    ResponderExcluir