Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Projeto Uruçu Amarela

Amigos,

Esta semana eu tirei para mostrar algumas de minhas abelhas e já que estou com a mão na massa, vou mostrar uma colônia de uruçus amarelas, fruto de uma divisão feita há pouco menos de 10 meses.
Esta é uma foto do ninho dia 12/02/2010
Ninho aberto
Discos para nova colônia
Isso é o que sobrou da colônia mãe.

O tempo passou.....

Colônia filha dia 03/12/2010
Invólucro aberto, os discos parecem bem.
Mas vendo de cima, estou achando a postura um pouco irregular
Invólucro fechado, na próxima revisão vamos examinar melhor.

....

Caixa mãe, no dia 04/12/2010, quase dez meses depois.
Bastante mel
O ninho, parece estar bem recuperado.
Invólucro aberto, vai dar para dividir de novo.
O disco de tão grande ficou quadrado.
Essa caixa é um pouco mais larga.
Bastante cerume para elas construirem o invólucro e a isca para forídeos.
Caixa no lugar
Agora só alimentar amanhã e examinar daqui a uma semana!
Ah, se alguém perguntar o que é aquilo preto, em cima da caixa, é um saco plástico preto, tem um vidro em cima da caixa, para observação e pode passar um pouco de claridade pela lateral do vidro.

Bem estas foram as ganhadoras, mas para não cantar apenas as vitórias, a outra caixa que recebi do projeto não deu certo, dividi no dia 04/01/2010, a nova colonia parecia estar se desenvolvendo muito bem, a postura iniciou rápido, apenas os discos eram pequenos, em compensação eram muitos, achei que o problema é que estava abrindo demais e resolvi deixá-las se desenvolver por conta, com 3 meses começou a dar prá trás e como eu demorei para abrir o invólucro, quando o fiz, já não tinha mais rainha nem postura, juntei as abelhas que sobraram com a caixa filha da outra divisão e guardei alguns ensinamentos, não perturbe as abelhas a toda hora, mas examine no mínimo uma vez por mês, as caixas em desenvolvimento.

Eu disse que a outra caixa não tinha dado certo? Ela até que se recuperou bem da divisão e no final do inverno estava muito forte, achei que poderia fazer uma nova divisão em outubro. Mas realmente essa caixa era azarada, um final de semana, depois de duas semanas que eu não visitava as abelhas, quando cheguei notei que a tampa lateral estava semi aberta, ao examinar vi que os parafusos da tranca tinham saltado, pois a madeira da caixa apodreceu, com a porta semi aberta, não sei como as formigas acabaram entrando e quando abri a caixa, só tinha abelha morta e formigas vivas. A quantidade de abelhas mortas era muito grande, parecia terem sido envenenadas, mas como tinha muita formiga viva, acho que não foi veneno não.

Uga

José Halley Winckler

Um comentário:

  1. Meus parabéns, vocë está fazendo um ótimo trabalho.
    Eu sou estudante do Instituto Federal de Educaçao,Ciëncia e tecnologia do Amapá e também sou um participante de um meliponário localizado no Amapá e, nós iniciamos faz pouco tempo.Nós estamos com aproximadamente 82 caixas de abelhas Jurupará e Uruçú Amarela. Estou fazendo um projeto de pesquisa sobre as propriedades e benefícios do mel da abelha uruçú amarela para a vida humana e, gostei do seu trabalho, vai me ajudar em minha pesquisa.
    obrigado.

    ResponderExcluir