Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Meliponicultura na revista Mensagem Doce

Vocês conhecem a Revista Mensagem Doce?

A Mensagem Doce é uma publicação da Associação Paulista de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Européias (APACAME), que foi fundada em 19 de novembro de 1979 e cujo lema é: "Abelhas a Serviço da Agricultura".

Apesar de ser uma associação de apicultores, entre seus departamentos a APACAME possui um Departamento de Abelha Indígenas Sem Ferrão.

Hoje a revista Mensagem Doce, atualmente com 5 edições por ano (Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro), já pode ser acessada on-line. Além da última edição, o site da APACAME nos dá acesso a todas as edições a partir da Edição 42, de Julho de 1997.

Por iniciativa de Waldemar Ribas Monteiro, que atualmente é o Diretor do Departamento de Abelhas Indígenas Sem Ferrão da APACAME, desde a Edição 42, a revista dedica no mínimo uma de suas seções a Meliponicultura e nesses últimos tempos tem sido uma das grandes fontes de informação para os Meliponicultores.

O link que vamos apresentar a seguir, nos levará à pagina de apresentação da última edição da revista, com a imagem da capa da Revista impressa, bem como links para todas as seções da revista.

Caso você queira conhecer as edições anteriores, nessa mesma página também são apresentados links para Edições anteriores, inclusive com imagens de capa de cada uma das edições.

Visite a "Última edição da revista Mensagem Doce" e veja o que ela nos trouxe, dessa vez, sobre Meliponicultura.

 Att,

 Redator AME-RIO

Na data em que foi feita esta postagem, a edição atual era a 109, que foi uma edição dedicada em grande parte a Meliponicultura, conforme podemos ver na relação de matérias:

Editorial: Qual o Rumo da Apicultura?
Congresso: X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura em Natal-RN: Mais um Show de Inovaçoes Apícolas e Meliponícolas no Brasil.
Visita Técnica: Visita aos Meliponários da abelha Uruçu (Melipona scutellaris)
Palestra: Os Meliponíneos em Portugal e na Europa
Atividade: Borboletário / Polinização
Notícia: Inauguração do Laboratório de Sanidade Apícola
Atividade: Encontro dos Apicultores e Meliponicultores do Mês de Novembro 2010

A edição anterior (108) também apresentou muitas matérias sobre Meliponicultura:

Editorial: Meliponicultura Brasileira
Artigo: Radiossensibilidade de Esporos de Paenebacillus larvae subsp.larvae em Mel
Artigo: Boas Práticas e os Registros na Produção Apícola
Experimento: Uma Nova Colméia Para Abelha Sem Ferrão
Notícia: Butantan Produz o Primeiro Lote Piloto de Soro Antiveneno de Abelha
Notícia: Pe. Jesus Santiago Moure
Artigo: Toxicidade de Óleo de Torta de Nim (Azaduachta indica) Para Operárias de Abelhas Apis mellifera
Palestra: Origem da Meliponicultura Brasileira

Além da assistência numerosa a reunião contou a presença: Da esquerda para a direita: Sr. Marcos Luz, Presidente da AME-SAMPA; do Pesquisador e Palestrante João Pedro Cappas e Sousa; Prof. Dr. Paulo Nogueira Neto; Sr. Waldemar Ribas Monteiro, Diretor do departamento de Abelhas Indígenas Sem Ferrão da APACAME; Sr. Gesimar Célio Dos Santos, Coordenador da Lista ABENA e Vice-Presidente da AME-RIO; Dr. Constantino Zara Filho, Presidente Executivo da APACAME; Profa. Dra. Marilda Cortopassi-Laurino e do Sr. Radamés Zovaro, Diretor Técnico da APACAME. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário