Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Revisão em divisão de Mandaçaias - Continuação.

Amigos Associados e Internautas,


Sábado, 18 de dezembro, estive em meu meliponário em Rio Claro e aproveitei para efetuar uma revisão nas divisões que eu fiz dia 21 do mês passado, no dia 7 sete desse mês eu mostrei aqui a situação delas com 12 dias, vocês devem ter acompanhado a minha postagem: Revisão em divisão de Mandaçaias. Já na semana passada eu dei uma nova olhada, apenas por fora, não cheguei a abrir o invólucro dos ninhos para não estressar muito as pequenas, o resultado está na postagem: Notícias de Rio Claro - Projeto Uruçu Amarela e mais... e parecia que tudo ia bem.
Vamos ver como elas estão agora, na revisão de sábado passado, quando elas completaram 27 dias.


Acordei cedo, pouco antes das seis, o dia estava bem claro, tomei meu banho e antes mesmo do café resolvi dar uma olhadinha nas meninas.

6:15 hs, de repente uma névoa começou baixar e tomou conta de todo o sítio.
A mata de onde as abelhas tiram seu alimento, desapareceu completamente, no meio da neblina.

Com o tempo nublado e estranho, as Iraís e Jataís não deram as caras, as Uruçus amarelas, estavam com as vigias a postos, mas sem qualquer movimentação, mas ao chegar perto das caixas de mandaçaias vi que já estavam trabalhando e a todo instante entrava uma abelha carregada de pólem. Mas eu também não estava gostando do tempo e resolvi esperar pelo sol, para inspecionar as novas colônias. 
8:00hs, a névoa já estava levantando.

Mas só lá pelas 9:00hs, com o sol já rachando eu fui olhar as colméias.

Conforme eu falei, minhas mandaçaias ainda não aprenderam a construir um entrada bonita, como aquelas lá da AME-RIO.

Cada vez mais eu penso em contratar as mandaçaias da Mayara,  para vir ensinar às minhas como fazer uma entrada, que mereça uma fotografia. Vocês devem ter visto a matéria: Agora também sou meliponicultor diplomado !!!se aquelas abelhas, com 50 dias fizeram aquela entrada, só quero ver aquela caixa, daqui a um ano. Mas quem vê cara, não vê coração. 
Por dentro é outra coisa. Minhas mandaçaias são construtoras de interior.
Cinco discos em 27 dias! 
Pode até não ser recorde, mas que é impressionante, isto é.

Fiquei tão contente, que até esqueci de mostrar os potes de mel, mas estavam cheios, vai continuar sem alimentação.

Essa outra está até tentando construir uma entrada decente.
Por dentro também é uma boa construtora. E a quantidade de mel, vocês viram?

Só não sei porque as abelhas invocaram com a isca para forídeos e roeram o plástico, aumentando os furos, tinham mais de 50 abelhas afogadas. Precisei tirar a isca, também não funcionava mais mesmo e não vi nenhum forídeo na caixa. E, é claro, a colônia vai continuar sem xarope.
Olhem só esses discos! Brigando pau a pau com a outra.

Esta outra sujou bem a porta de entrada.
Armazenou muito mel.
Não parece ter um ninho excepcional.
Mas, já está com três discos e iniciando o quarto.

Para uma colônia que, há 14 dias, ainda não tinha iniciado a postura, está mais do que bom. E vou continuar economizando no xarope. 

Mas agora, olhem só as próximas fotos: 

Esta é a colônia que tinha perdido as campeiras. 
E que troquei de lugar com a colônia mãe
Mel e pólem a vontade, bastante abelhas.
Muito barro, ninho ainda pequeno, mas...
tchan... tchan... tchan... tchan!!!! 
Vazio..., totalmente vazio!
Todos os três discos fornecidos eclodiram
e nenhuma princesa foi aceita.
Outra decepção e com a mesma colônia!

Bem, eu podia insistir mais uma vez, fornecer uns dois discos novos e torcer para que desta vez aceitassem as princesas, mas achei melhor fazer o contrário, utilizar as abelhas e todo o material para reforçar a divisão que foi para a caixa de vermiculita. Mas essa já é outra história.

Então, que ensinamento podemos tirar disso tudo. Se formos contar só com os três primeiros exemplos, o processo de divisão 2x1 é um tremendo sucesso. Se contarmos só com o quarto exemplo, esse processo pode parecer um tremendo fracasso. Se continuássemos insistindo, poderíamos gastar uma boa quantidade de discos e quem sabe conseguiríamos salvar essa divisão, mas valeria a penas? Eu achei que não.

Mesmo fazendo tudo da mesma forma, nem sempre o resultado é o mesmo, não depende só do meliponicultor, também depende das abelhas.

Já ouvi falar que quando usamos colônias muito fortes como doadoras, é comum não se conseguir sucesso nas divisões, que o melhor seria utilizar colônias fortes, mas não, em exagero.

Bem, se levarmos em conta as quatro divisões feitas no mesmo dia, poderíamos dizer que o nosso processo demonstrou 75% de chances de sucesso. Se formos levar em conta outras quatro divisões feitas posteriormente e que vão bem, espero conseguir alcançar os 87,5% de sucesso, 7 em 8, isso só contando as mandaçaias. 

Mas a efetividade real desse processo, só poderá ser conhecida, se conseguirmos repetir a experiência inúmeras vezes, sempre nas mesmas condições, para que a média de sucessos alcançada possa ter validade estatística.  Acho que esse, inúmeras vezes, deve ficar acima de uma centena de vezes, mas aí já é preciso um estatístico para dizer.

Com certeza a média que estou conseguindo já pode ser considerada uma boa taxa de acerto. Pode ser melhor? Pode. Mas, também poderia ser pior. Nem Aidar conseguiu os 100% de sucesso em suas divisões de mandaçaias.

Uga

José Halley Winckler

Nenhum comentário:

Postar um comentário