Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reunião Natalina de 2010 e Diplomação de Meliponicultores Sênior

Associados da AME-RIO e Amigos Abenautas

Tivemos um encontro memorável, a nata dos associados estava presente, também alguns visitantes que vieram de longe para essencialmente participar da organização deste evento, com atividades práticas.
O Abenauta Leandro, que recentemente postou uma transferência de uruçu amarela, na tela da ABENA realizada com o auxílio do Medina, agora também é nosso associado.
Estas coisas me deixam com uma convicção da IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES BEM ADMINISTRADAS, vejam a Millena, há 3 anos atrás , nada entendia de asf. Hoje com o que aprendeu com os cursos e práticas na associação, faz com perfeição várias técnicas nos manejos de asf.

A novidade neste encontro prendeu-se numa nova e salutar forma de julgar : QUAL O MELHOR MEL?



Da esquerda para direita os nome dos diplomandos
e suas caixas que comprovam as suas habilidades reconhecias pela nossa federação , a FAERJ.
Vemos na foto pela esquerda diplomandos : Clencir, Antonio Abreu , Andreas, Milena, Sandra , Sérgio, Winckler, Carlos Ivan, Medina e Sérgio Magarão ,
Ainda aparecem na foto : Adalto, Pompilio e Leandro, sem os diplomas .



Um pequeno copo, que se vê na foto, recebe, o nome do provador. Num pequeno papel, cada provador escreve seu nome, que depois é posto por ele no copinho referente ao mel de sua preferência. No início da degustação foi feita a advertência, que a sobremesa seria servida logo em seguida, consistindo de uma porção de queijo catupiry regada com o mel de sua preferência. (Isso tudo após um belo almoço de perú assado ao mel e servido com compotas de frutas)

APÓS A DEGUSTAÇÃO:
Identificaram-se os méis, as abelhas e os meliponicultores que os produziram.

1º lugar: (amostra F ) mel de uruçu amarela, meliponicultor Winckler (9 votos ) empatado com:
- (amostra D) mel de uruçu amarela meliponicultor Pedro Paulo (9 votos);

2º lugar: (amostra E), mel de jandaíra, meliponicultor KALHIL (5 votos)

Parabéns ao Winckler, ao Pedro Paulo e ao Kalhill pelos resultados animadores dos méis de abelhas regionais. Os demais méis só receberam 1 voto e zero votos.


Amigos Meliponicultores, isso evidencia que os associados da AME-RIO, vem educando o seu paladar. Também muito interessante, que a sobremesa de mel com catupiry, foi servida a cada participante com o mel que ele considerou o melhor. Foi um planejamento interessante e que deu certo.

De muito valor esta foto do enxame de uruçu amarela, feita pelo Carlos Ivan. O jovem enxame com 48 dias já está com seis discos, é algo que mesmo os pessimistas tem de admitir, que a AME-RIO, por intermédio do meliponário-escola, está atingindo um alto grau de eficiência.



Enxame Mãe


Ao final todos os méis do concurso foram sorteados aos presentes. Acima o rascunho da apuração (feita pelo nosso futuro Diretor Técnico Barroca), para que vejam qual mel "o novato associado", Leandro, escolheu....e os demais abenautas, entre eles o Gesimar .


A Caixa Inteligente, construída em cimento e vermiculita pelo Carlos Ivan, foi leiloada durante a reunião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário