Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Revisão em divisão de Mandaçaias

Amigos,

Já faz bastante tempo que só faço postagens com matéria alheia e não mostro as minhas abelhas ou as minhas colméias. O grande problema de fazer postagens com matérias próprias é ter imagens para mostrar. Eu já sou um péssimo fotógrafo e quando estou com as abelhas consigo ficar pior ainda. Meus dedos, minha roupa, a câmera fotográfica e principalmente a lente da câmera logo ficam cobertos de cera e eu acabo não podendo aproveitar as fotos. E quando as lentes não estão com cera, muitas vezes a imagem está fora de foco.
Mas nessa última sexta feira, 3 de dezembro de 2010, resolvi que iria preparar algumas imagens para mostrar para vocês, espero que vocês gostem.

Em primeiro lugar quero mostrar a minha comunidade de mandaçaias:
Elas ficam agrupadas em conjuntos de 8 caixas, estas estão bem perto do Rio.
Estas outras oito, aqui vistas por trás, ficam bem próximas, talvez uns 10 m.
E este outro grupo também está próximo, notem que à esquerda podemos ver as três últimas caixas do grupo anterior. E essa folha de bananeira à direita, pode ser vista na primeira foto.

Tem muita gente que afirma que quando mandaçaias são colocadas tão próximas, é garantia de briga entre elas. Mas as minhas parecem não ter instinto belicoso, elas formaram uma comunidade e para elas parece ser a coisa mais normal do mundo, uma abelha sair de uma caixa e entrar em outra ao lado, ou numa um pouco mais longe. Agora uma coisa elas tem, são extremamente curiosas, é só colocar uma outra caixa de abelhas num raio de 100 mts, logo tem mandaçaia fazendo a vistoria na caixa e tentando forçar a entrada. Mesmo quando você maneja outras abelhas por perto, elas aparecem para ver se sobra alguma coisa para elas, um pouco de cera ou um pouquinho de mel, ou talvez seja só curiosidade.
Quando eu instalei o meu grupo de guaraipos, que ficaram a cerca de 70 metros das mandaçaias, e fiz a revisão nas caixas, logo tinha mais mandaçaias ao meu redor do que guaraipos, está certo que são só seis caixas de guaraipos, por enquanto, e que as guaraipos são bem mais tímidas, ainda bem que são valentes, senão as mandaçaias teriam invadido suas caixas, porque tentar elas tentaram. Mas acho que foi só no primeiro dia, agora quando vou dar uma olhada nas guaraipos, sempre vejo uma ou duas mandaçaias por perto, mas parecem ter desitido de entrar nas caixas.
Bom, mas vamos voltar as mandaçaias. Infelizmente nem todas aquelas caixas que apresentei estão habitadas, na primeira foto eram três caixas vazias, mas doze dias antes eram sete, hoje já são apenas duas, mas aí já é matéria para outra postagem.
No dia 21 de novembro eu fiz quatro divisões, pela forma tradicional 2x1, três ou quatro discos de uma caixa, campeiras de outra caixa, muitas campeiras, caixa em formação no lugar da caixa que forneceu as campeiras, alimentação logo no primeiro dia, pois no outro eu já estaria no Rio de Janeiro e só pretendia voltar no outro final de semana.
Naquele dia aparentemente tudo certo, menos na quarta divisão, onde a maioria das campeiras preferiu entrar na caixa ao lado, ao invés de entrar na caixa nova. A caixa ao lado era uma caixa muito forte, mas que eu estava reservando para uma próxima divisão. Assim que parou o movimento, eu coloquei a caixa nova, no lugar dessa caixa para onde tinha ido a maioria das campeiras, dessa forma essa divisão acabou ganhando mais abelhas do que eu pretendia fornecer e acabou tudo certo.
Dia 3 foi o dia da primeira revisão, vocês vão perguntar não era  para ser dali a uma semana, dia 28 ou 29, era, mas choveu demais  no sábado e no domingo a patroa me arranjou um compromisso que não tive como escapar mas, vamos ver como estavam as novas colônias:

Primeira Divisão:
Ninho limpo, sem forídeos, muito cerume, geo-própolis e potes cheios.
Isso com uma semana de chuva e sem alimentação a não ser no primeiro dia.
Postura já bem regular, parece que essa colônia vai ser boa.

Segunda Divisão:
Ninho limpo, sem forídeos, muito cerume, geo-própolis, também com potes cheios. 
Um deles colou na porta e rompeu quando abri. Bastante abelhas.
Fotógrafo com pouca habilidade, ou nenhuma!
Infelizmente a postura ainda não começou, só tem duas células de alimentação.
Vamos esperar a próxima semana para verificar.
Fotógrafo continua sem habilidade e sem foco.

Quarta Divisão:
Esta é a que as campeiras não queriam entrar na caixa.
Depois que entraram trabalharam muito bem, vejam só que beleza.
O disco de postura está lindo!
Essa é outra colônia que vai ser boa.

Terceira Divisão:
Deixei por último, porque essa foi a divisão que mais recebeu mais campeiras.
Que decepção, não tem forídeos, mas também não tem cerume, não tem potes de alimento, as abelhas são poucas, parte da cera que recobria os discos desapareceu e a cera de apis está toda roída e jogada no fundo da caixa, não tem geo-própolis.

Bem, o que aconteceu foi que as campeiras parecem ter resolvido voltar para a sua caixa, não tendo aceitado bem essa nova caixa. Tanto que a caixa que forneceu as campeiras estava com um movimento praticamente igual ao de 12 dias antes.
Que fiz? Não sei se foi correto ou não, o tempo vai dizer, troquei de lugar as duas caixas, a que tinha fornecido as campeiras voltou para seu lugar anterior, mas antes a nova divisão foi colocada no seu lugar e fiz sair uma grande quantidade de abelhas, que imediatamente entraram para a nova caixa. 
Será que vão continuar, não sei, no domingo tinha muita abelha na nova divisão, e estavam entrando com nectar e pólem, vamos ver na próxima semana, se funcionou.

Examinando as outras colônias, descobri uma que estava com bastante movimento e pronta para ser dividida:
Olhem que ninho maravilhoso, ainda tem mais discos em baixo. 

Acabei deixando para fazer a divisão no sábado, pois já estava ameaçando chover e eu não queria que a chuva me pegasse no meio do trabalho. Eu anda não tenho a habilidade e a velocidade de alguns que  apregoam fazer uma divisão em menos de cinco minutos. Eu levo bem mais de meia hora só para reunir o material e sempre esqueço de alguma coisa. As caixas a serem utilizadas normalmente já foram escolhidas, mas sempre falta alguma coisa, ou o vinagre para a isca de forídeos, ou o vasinho. Pode ser o furador que eu tenha esquecido, ou a tabuinha de suporte para os potes da melgueira. Ou qualquer outra coisa, então o melhor é fazer tudo com tempo e não se preocupar em velocidade.
Amanhã tento mostrar a nova divisão.

Uga,

José Halley Winckler

3 comentários:

  1. Vai dar tudo certo com suas abelhas. Com uma paisagem maravilhosa como essa ao fundo o que poderia dar errado?
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. OLA

    OBSERVO QUE SEU MELIPONARIO ESTA RECEBENDO SOL, O SOL É PREJUDICIAL PARA AS ABELHAS SEM FERRÃO, ESTAS DEVEM PERMANECER EM SOMBRA ABSOLUTA PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO.

    AS ABELHAS SF, SÃO ORIGINÁRIAS DE TRONCOS VERDE CIRCULANDO SEIVA UMA VERDADEIRA CASA COM AR CONDICIONADO.

    MELIPONARIO ABELHAS DO SUL

    JCW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado José Carlos, realmente o meliponário sofria com a incidência do sol, principalmente em dias de verão. Atualmente os suportes já foram mudados para outra parte da propriedade, onde não existe essa incidência, em momento nenhum.

      Obrigado por sua ajuda, na divulgação de conhecimento sobre nossas abelhas.

      Um abraço,

      José Halley Winckler

      Excluir