Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 12 de dezembro de 2010

Agora também sou meliponicultor diplomado !!!

Amigos,

Neste domingo aconteceu a reunião anual de confraternização da AME-RIO. Como sempre fomos recebidos com café, chocolate, bolo de fubá, queijos, ovos, manteiga.
Nosso amigo Glencir levou um queijo pré-cozido, de sua fabricação para experimentarmos.
A reunião começou com as boas vindas de nosso presidente, que depois nos demonstrou como preparar o verniz ecológico feito de geo-própolis de mandaçaia e álcool.
É necessária uma demão desse verniz na parte interna da caixa, para facilitar a aceitação da caixa de vermiculita e cimento, pelas abelhas.
Depois disso cada participante do projeto Mandaçaia, trouxe a divisão feita por ele, para apresentar aos demais associados. Vejam a beleza de entrada feita pelas mandaçaias divididas pela Mayara e pela Sandra. Notem que essa divisão só tem 50 dias. Já estou até pensando em contratar as abelhas da Mayara para ensinar as minhas a construir as entradas.
Todas as caixas foram abertas para mostrar o desenvolvimento das colônias. Todas elas estavam muito bem.
Depois de apresentadas as colônias de mandaçaias, o Pedro Paulo, nosso presidente, devidamente assessorado pelo Sérgio, nosso atual secretária, organizoua entrega dos diplomas de Meliponicultor Sênior, àqueles que concluíram com aproveitamento o curso de manejo e multiplicação de enxames oferecido pela AME-RIO. E chamou o Pompílio para efetuar a entrega a cada um dos agraciados.
Pompílio entregando o diploma ao Antônio.
O Glencir também recebeu seu diploma.
E o Medina, nosso homem bomba, quase não cabia dentro das calças, de tão contente.
Olha só a alegria da Sandra!
O Sérgio Magarão também recebeu seu diploma.
O Carlos Ivan, construtor da caixa de vermiculita, também recebeu seu diploma.
E o Sérgio.
A Milena também ganhou seu diploma com louvor.
Assim como o Andreas
Até o Winckler ganhou seu diploma!
Aqui a turma toda reunida.
O Gesimar, nosso vice-presidente, ainda convalescendo de uma cirurgia, demorou mas chegou!
Pedro Paulo, apresentando a Milena, nossa nova bibliotecária e fazendo as últimas considerações da manhã.

Depois tivemos o almoço de confraternização, uma degustação de méis, em que cada participante só podia indicar o melhor mel entre os concorrentes e depois veio a sobremesa, catupiry regado ao mel de preferência de cada um, ao final todos os méis foram sorteados entre os presentes.

Tenho uma reclamação, eu levei um mel de Uruçu amarela, que estava há um ano no meio do mato, sem ser alimentada, mel puro de mato, colhi ontem a tarde. Acreditava piamente que ganharia esse concurso com extrema facilidade. Mas, meu amigo Pedro Paulo tinha que fazer das dele, colocou para concorrer um outro mel de Uruçu amarela, provavelmente irmã das minhas abelhas e eu tive que dividir os louros com ele, nosso méis empataram na preferência dos presentes. Tudo bem! Até eu fiquei em dúvida em que mel votar. Mas ficou tudo em casa, minha Uruçu também veio da AME-RIO. Nossa Associação tem bons meliponicultores e abelhas especiais para a produção de mel.

Só para mostrar essas abelhas, olhem a colônia filha, fruto de uma divisão feita em 24/10/2010, pelo Carlos Ivan, pena que lhe foi fornecida uma caixa muito exígua para a abelha a ser dividida. Como a caixa é estreita, os potes de mel acabaram colando na porta e houve um derramamento na tentativa de abrir a caixa.
50 dias e 6 discos de postura!
São ou não são especiais essas Uruçus amarelas?

Uga,

José Halley Winckler

Nenhum comentário:

Postar um comentário