Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo e muitas abelhas em 2011

Amigos da Ame-Rio e Internautas,

Eu não podia deixar acabar o ano sem mostrar para vocês, mais uma vez, como vão as minhas divisões.
Estas próximas quatro fotos são de uma colônia de Uruçus amarelas (Melipona rufiventris), fruto de uma divisão feita no dia 04/12/2010, as fotos foram feitas na última terça feira, 28/12, portanto elas estão com 24 dias. A colônia mãe eu recebi da AME-RIO, através do projeto Uruçu amarela e devo devolver para a associação no final do próximo ano, espero conseguir fazer mais duas divisões antes de precisar devolvê-la.
O desenvolvimento da nova colônia parece ser excelente, afinal tem pouco mais de 3 semanas e só foi alimentada uma vez, no dia da divisão.

Muito mel, e algum pólem, para uma colonia em início de desenvolvimento.

Muita abelha, aparentemente já eclodiram todos os discos fornecidos e ainda deve ter campeiras que foram incluídas no dia da divisão. O maior problema vão ser os próximos 30 a 35 dias sem eclosões novas.

A entrada está sendo construída com carinho, provavelmente vai fornecer uma boa proteção para elas. 

Outra visão da entrada.

As próximas fotos são de uma divisão de mandaçaias (Melipona quadrifasciata quadrifasciata), também feita no dia 04/12/2010 e fotografada em 28/12, portanto também com 24 dias. Esta colônia não teve um desenvolvimento muito forte no início, inclusive aos 14 dias, estava com poucas abelhas e fizemos a transferência de campeiras de uma outra divisão que na época estava com 28 dias e não tinha vingado, nesse dia eu cheguei a visualizar uma princesa, mas ainda não havia postura. O invólucro também não estava com bom aspecto.
Agora o invólucro já está com ótimo aspecto.

Já foi iniciada a postura. Agora acho que vai. Vamos acompanhar e com mais duas semanas devo fornecer um pouco mais de campeiras.

As próximas imagens são das divisões que eu fiz no dia 21/11/2010 e também fotografadas no dia 28/12, quer dizer com 37 dias. Estão tão bem que já parecem colônias antigas, se continuarem assim vão ficar na elite de minhas colônias.
No dia 7 de dezembro eu fiz uma postagem, mostrando a primeira revisão das meninas, quando elas estavam com  14 dias, vocês podem rever essa postagem em: Revisão de divisões de mandaçaias. 

Essas abelhas, que vocês vão ver, só foram alimentadas uma vez, no dia seguinte a divisão. Podem não fazer uma entrada muito bonita, mas o que carregam de barro é brincadeira, felizmente também carregam néctar e pólem, vejam os potes repletos.  

Invólucro bem feito, muito mel e ...
... sete discos em 37 dias, pode parecer muito,...
... não, para quem tinha postura regular aos 14 dias e...
... e cinco discos aos 28 dias. 

Vamos a outra colônia, também de 21/11/2010, portanto também com 28 dias e também com alimentação só no primeiro dia.
Invólucro bem feito e depósitos de mel repletos,
Também com sete discos, só que o sétimo ainda é pequeno,
Ela também tinha uma bonita postura aos 14 dias,
Muito alimento aos 28 dias e ...
... uma postura excepcional aos 28 dias.

Vamos ver como ficou a outra divisão:
Aos 14 dias, ainda não tinha postura, mas já tinha bastante alimento,
Aos 28 se recuperou bem e estava com uma postura linda,
Aos 37 dias, com bastante alimento, invólucro fechado e ...
E cinco discos aos 37 dias, acho que está bom prá caramba.

A outra divisão eu já tinha dito para vocês que não deu certo e que acabei utilizando as campeiras e o alimento para auxiliar a divisão da caixa de vermiculita, que estava patinando.

Fiz também mais três divisões no dia 11 deste mês e no dia 28 tinha uma que estava muito bem e com dois discos de postura, já as outras ainda não apresentavam postura e praticamente todas as células já tinham eclodido, como tinham bastante alimento e uma boa quantidade de abelhas, eu resolvi reforçá-las fornecendo mais dois discos para cada uma, vamos ver nas próximas revisões.

Um abraço a todos e um Feliz 2011, com muitas abelhas e muito mel.

José Halley Winckler

Nenhum comentário:

Postar um comentário