Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 2 de agosto de 2011

USP - Inscrições abertas para curso gratuito sobre abelhas em Ribeirão Preto

O Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está oferecendo mais uma edição do curso Abelhas para a melhor idade. Além de contribuir para a preservação de espécies nativas e da biodiversidade, aprender a criar e preservar abelhas na terceira idade pode ser uma boa alternativa para uma alimentação saudável e incremento da renda. 



A coordenação é do professor Ademilson Espencer Egea Soares e o curso, gratuito, ocorrerá de 12 de agosto a 21 de outubro, às sextas-feiras e sábados, das 13 às 18 horas.





As vagas são limitadas. 

As inscrições vão até o dia 10 pelo telefone (16) 3602-3102.













Objetivos do curso

Através do programa “Universidade aberta à terceira idade”, o grupo de pesquisas com abelhas do campus da USP – Ribeirão Preto realizará o curso “Abelhas para a melhor idade”, aberto à comunidade. O curso discutirá questões sobre biologia e manejo de abelhas indígenas sem ferrão, que são importantes polinizadores da nossa flora, sendo que a sua criação contribui para a preservação das espécies. Fazem parte deste grupo as abelhas jataí, iraí, irapuá, mandaçaia, moça-branca e várias outras. Pretendemos através da criação e preservação de abelhas indígenas proporcionar ao público da melhor idade uma alternativa prazerosa de lazer, obtenção de alimentos e que seja economicamente viável, além de conscientizar sobre a importância de conservar espécies nativas e a biodiversidade.  A meliponicultura pode ser uma atividade prazerosa e lucrativa.












Ainda não tive acesso ao conteúdo programático a ser ministrado este ano, mas no link abaixo é possível ver o conteúdo ministrado em 2008, atualmente deve estar ainda melhor, se é que isso é possível.


Informações e inscrições:
Secretaria do Departamento de Genética – Bloco H
Faculdade de Medicina – Av. Bandeirantes, 3900
Monte Alegre - Ribeirão Preto
(16) 3602-3102
silvia@rge.fmrp.usp.br


Mais informações pelo telefone (16) 3602-3102.


Uga


José Halley Winckler

Um comentário:

  1. A Meliponicultura é sem dúvida uma atividade muito prazerosa independentemente de ser lucrativa. Na nossa região "Nordeste" essa atividade já se tornou algo familiar. Quando se lida com as abelhas sem ferrão sentimos prazer e se apaixonamos por serem insetos amáveis e dóceis. Dificilmente na zona rural se ver uma casa sem que tenha um cortiço de abelha sem ferrão no alpendre ou mesmo num pé de árvore nos arredores do terreiro. Aprendemos muito com as abelhas.
    pauloevangelista10@yahoo.com.br
    São Paulo do Potengi-Rn

    ResponderExcluir