Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 9 de agosto de 2011

I Encontro de Meliponicultores do Espírito Santo



A princípio era de uma pequena reunião com os criadores de abelhas nativas da Grande Vitória, mas a proposta foi tão bem recebida que logo se tornou no que será o Encontro de Meliponicultores do Espírito Santo.

De 03 e 04 de setembro no Oiutrem, situado no belíssimo distrito de  Mathilde,  município de Alfredo Chaves - ES, distante 90 km da capital.
  
A idéia é lançar a base para uma futura associação.

O plano é fazer uma apresentação mostrando o que é possível realizar quando os meliponicultores estão devidamente organizados. É claro que para voos mais altos é importante o apoio oficial e também das empresas. Mas este apoio só virá quando as instituições souberem da imensa importância da meliponicultora para o meio ambiente e também do seu potencial como geração de renda. Serão apresentados alguns projetos de sucesso, tais como como ocorrem na Amazônia, no Maranhão - Associação Amavida, e também pelos aqui ao lado, no Rio de Janeiro - AME-RIO e outros. Projetos do ES, em desenvolvimento ou mesmo ainda em fase de planejamento, também serão mostrados. É o caso do trabalho que a Oiutrem  já desenvolve em Alfredo Chaves e também do projeto que o Meliponario Capixaba, junto com alguns outros idealistas, pretende propor para a Região do Caparaó. Este projeto inclui dentre outras ações, a instalação de um meliponario e do Centro de Formação em Meliponicultura.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente, também foi convidado para falar sobre o a meliponicultura em seus parques. Como lidamos com animais silvestres e a legislação brasileira para meliponicultura é confusa e contraditória, não poderíamos deixar de abordar o tema. Devemos ser congruentes com espírito essencialmente preservacionista da atividade e queremos ajudar nas causas ambientalistas. Porém, isto deve ser feito sempre dentro da legalidade. Enquanto não conseguimos uma reforma na legislação devemos trabalhar respeitando a atual. Para isto devemos conhece-la. Para tanto, convidamos o IBAMA a enviar um representante para esclarecer a muitas dúvidas existentes. Caso não seja possível, já que ainda não temos a confirmação do Instituto - O que aguardamos para breve - Faremos um estudo das normas.

Também foi convidado o meliponicultor Eurico Novy, de Sabará, MG, que  estuda e trabalha na fabricação de caixas racionais com materiais que possam substituir a madeira. Caso até a data ele esteja com o último modelo pronto, levará uma para mostrar e depois ser sorteada ou leiloada.

Não vamos ficar apenas na teoria, a prática, não será esquecida. O Judismar Barbosa, mais conhecido por Julio, vai coordenar uma oficina e elaboração de isca feitas com garrafas PET. Julio conseguiu sucesso de quase 80% com as iscas que espalhou no ano passado. Serão confeccionadas e distribuídas muitas iscas no evento. Além disto, fserá uma transferência de  uma colônia de jataí de uma isca para caixa racional.

Outra importante prática prevista é  o desdobramento de colônias de uruçu e  mandaçaia alojadas em caixas caixa INPA explicada passo- a - passo pelo pessoal do meliponario do Oiutrem.

Em linhas gerais são estas algumas das atividades previstas. Mas o mais importante é a convivência dos meliponicultores, compartilhando dois dias de troca de experiências e de opiniões. Esse o encontro será apenas o primeiro entre muitos que virão.

A inscrição inscrição é gratuita e mesmo pessoas sem conhecimento de meliponicultura, ou de outros estados serão bem-vindos. Qualquer ajuda que venha a enriquecer a evento será muito importante.

Os meliponicultores que comparecerem poderão se alojar em sistema de albergue, contribuindo com apenas R$30,00 pelos dois dias.

Para participar entre em contato pelos endereços abaixo.

contato@oiutrem.com.br.
meliponariocapixaba@gmail.com

---
João Luiz Santos - ES
meliponariocapixaba.blogspot.com



__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário