Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Abelhas sem ferrão na TV

Amigos da AME-RIO e Internautas

Pesquisando nos vídeos da TV Record, encontrei apenas dois que tem foco na criação de abelhas sem ferrão. Já são poucos os vídeos sobre o assunto e ainda os jornalistas teimam em chamar os criadores de abelha sem ferrão de apicultores. Mesmo assim, quando encontramos qualquer coisa sobre abelha sem ferrão, precisamos divulgar.

E não é só no jornalismo, onde os profissionais tem pouco tempo para se aprofundar na matéria que divulgam, que o desconhecimento sobre nossas abelhas nativas impera. Dia destes eu estava conversando com um biólogo, encarregado da preservação da flora e fauna em um parque do governo e descobri que esse biólogo não sabia nada sobre abelhas sem ferrão e nunca tinha ouvido em meliponíneos. Até as palavras meliponicultura e meliponicultor lhe soaram estranho, no final de nossa conversa ele estava falando em "melicultura" e "melicultores", precisei novamene lembrar que os termos corretos eram "meliponicultura", "meliponário" e "meliponicultor", todos referentes a  "meliponíneo".

Mas voltando aos vídeos, um mostra que a produção de mel de apis tem crescido no Mato Grosso, mas também fala que já existem vários produtores que estão se voltando para a criação de abelhas sem ferrão. Pena que nesse vídeo não tenha sido apresentada nenhuma caixa forte, foi escolhido um produtor de Jataí e a caixa que ele mostrou, por dentro, era de uma colônia recém formada.

O outro vídeo já tem quase dois anos, desde a primeira vez que foi exibido, e mostra dois conhecidos nossos, um é o Célio Augusto, que conheci no último encontro sobre abelhas em Ribeirão Preto, o Célio é técnico em agropecuária e biólogo, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento de Franca, SP, o outro é o Marco Pignatari do Meliponário Abelha Brasil, também de Franca, empresário que se voltou para as abelhas sem ferrão e que hoje tem mais de 500 colméias das mais diversas espécies, eu já o conhecia do forum ABENA, mas, quando do encontro sobre abelhas de Ribeirão Preto, houve uma reunião na Fazenda Aretuzina, do mestre PNN, lá encontramos não só o PNN, mas também o mestre Cappas e o Marco, que estava presidindo uma reunião da AME-SAMPA, lá em São Simão. O Marco se especializou em multiplicação e comercialização de abelhas sem ferrão, com isso meliponicultores iniciantes podem ter acesso a colônias de abelhas, sem necessidade de retirá-las da natureza.

UGA
José Halley Winckler





  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário