Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 12 de dezembro de 2010

Notícias de Rio Claro - Projeto Uruçu Amarela e mais...

Amigos,

Neste sábado voltei a Rio Claro para visitar minhas abelhas e alimentar as novas divisões que fiz na outra semana e já mostrei para vocês aqui neste Blog. Cada vez que visito as abelhas é uma surpresa, ontem não foi para menos, desta vez a má surpresa foi que as pilhas da maquina fotográfica estavam no final, mas mesmo assim consegui bater algumas fotos, mas foram poucas. Mas tive surpresas boas, vejam:

Com relação as minhas divisões de mandaçaias, aquelas que já estavam boas até não surpreenderam, continuaram muito boas.
Esta é a divisão que já apresentava disco de postura, resolvi não abrir o invólucro, mas deu para ver que tudo estava correndo bem, tinha muito alimento, por isso não ganhou xarope.
Esta é aquela que ainda não tinha começado a postura, vou continuar sem saber, também não abri o invólucro, mas elas conseguiram muito alimento, também ficaram sem xarope.

Aquela outra que estava com disco de postura, também continuou bem, muito alimento, não precisou xarope.

Esta é aquela que as abelhas não tinham aceitado os discos e tinham voltado para casa, com a troca de posição entre aquela colônia e a colônia mãe, a nova colônia ganhou uma boa quantidade de campeiras e desta vez elas ficaram, não abri o invólucro mas acho que vai vingar. Dei um pouquinho de xarope e na próxima semana volto a revisar.

Infelizmente a divisão que fiz e coloquei em caixa de vermiculita com cimento continua problemática.
Parece que não ficaram muitas abelhas, mas de qualquer forma elas já estão fechando o invólucro, fizeram uns poucos potes de mel, já fecharam a entrada com geo-própolis, internamente, deixando apenas o espaço abelha para a entrada. Alimentei e na próxima semana eu reviso, e se for preciso vou fazer uma troca de lugar com outra caixa para fornecer mais campeiras.

Agora, olhem só que surpresa boa, a divisão de Uruçus amarelas que eu fiz no sábado está muito linda, olhem só:
Com sete dias ela já está com a entrada característica, pequena tudo bem, mas a irmã dela com quase dez meses não está nem aí para isso.
Olhem por dentro, muito pólem e muito mel, alimentação foi só no primeiro dia, o resto foi por conta dela. É claro que não alimentei, meu xarope não se compara ao mel que elas mesmo preparam e muito menos eu sei fazer pólem. Melhor não tentar competir.

Pena que acabaram as pilhas da máquina, eu ainda fiz mais três divisões de mandaçaias e colhi um pouco de mel da colônia mãe da Uruçu amarela, esse mel foi para a degustação de méis de nosso encontro da AME-RIO. Com certeza daqui a pouco um outro colaborador vai contar como foi esse encontro.

Uga,

José Halley Winckler

PS: Alguém notou alguma diferença no Blog da AME-RIO?

Um comentário: