Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 31 de março de 2010

MELIPONÁRIO ESCOLA DESMISTIFICANDO A MULTIPLICAÇÃO DE ENXAMES




Transcrição de uma mensagem do Pedro Paulo Peixoto - Presidente da AME-RIO:


"Prezados Amigos,

"A AME-RIO lançou este ano o PROJETO MANDAÇAIA e qualquer de seus associados poderá merecer levar 2 (dois) enxames de mandaçaias, sem qualquer ônus, para multiplicar por dois anos. Toda despesa necessária, que o associado fizer, a AME-RIO entrará com a metade. No fim do período os enxames multiplicados serão divididos em partes iguais.

"A segurança deste projeto está no curso de capacitação.

"Desde a primeira aula, o meliponicultor aprende a reconhecer um enxame forte, 

"Aprende também a retirar os discos nascentes para fazer novos enxames.

"Aprende a contar um disco e a calcular a população de um enxame. 

"Vejam o Fernando, esposo da Rita de Teresópolis, é o seu primeiro contato com as mandaçaias, mas olha ele tirando um disco de cria nascente.

"Na foto acima, o Antonio Abreu, o Heráclito e o Fernando, ajudando o professor a alimentar um enxame. 

"Neste primeiro dia aprendemos também uma das maneiras de darmos mais campeiras a um enxame fraco, demos dois discos, que perfizeram 500 novas abelhas, para o novo enxame. 
.

"Acima as fotos, dos discos e da colméia que os recebeu. 

"As campeiras tinham sido, em grande parte, perdidas na apresentação do Projeto Mandaçaia quando, acidentalmente, alguém da platéia bateu na caixa e a derrubou, soltando parte das abelhas. Mas é muito bom quando as pessoas percebem que os acidentes acontecem e precisamos dar soluções. É possível recuperarmos enxames que feneceriam se não fossem socorridos.

"O Ninho apresentava 8 discos, vejam essa foto (a  foto só com a janela de inspeção aberta já foi apresentada, é a segunda dessa matéria). Podemos ver o ninho com a cera de invólucro retirada, para que pudéssemos remover o discos, o ninho tinha 27 cm de altura e ao centro o invólucro media 12 cm por 15 cm. Uma caixa int de 15x15x30, o abriga confortavelmente. 

"Tomara que ninguém pense em apresentar novamente a cópia daquele livro dando ninho de Mandaçaia adulto com 15 cm. (rssss...) Os enxames jovens de Mandaçaia oriundos de enxames fortes chegam aos 15 cm em 2 meses, quando o clima é bom.



"Esta foi nossa primeira aula do Projeto Mandaçaia, já na segunda, os alunos farão sozinhos uma multiplicação. Os que acertarem, já terão meio caminho andado para multiplicarem os enxames que levarão.

"O crédito das fotos são para nossa associada Rita".


Pedro Paulo Peixoto
Presidente da AME-RIO

Um comentário:

  1. OLÁ BOM DIA AMIGOS DEFENSORES DAS NOSSA ASF. BOM MUITO BOM O BLOG DE VCS, TENHO VONTADE DE CONSEGUIR COLONIAS DE MANDAÇAIA, BUGIA, SCUTELARIS, MAS NA REGIAO QUEM TEM PEDE MUITO CARO, E NAO POSSO COMPRAR ENTÃO FICO APENAS ESTUDANDO SOBRE ESSAS RARIDADES LINDAS E POSSO DIZER QUE ESTES TEXTOS QUE AQUI POSTARÃM NA MINHA OPINIAO É UM DOS MELHORES, PARABÉNS

    ResponderExcluir