Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fazendinha da Penha - Próximo encontro da AME-RIO


O próximo evento da AME-RIO será no 
dia 13 de março próximo, sábado, na Escola Wenceslau Bello, na Penha, Rio de Janeiro, onde teremos nossa assembléia Geral, com a votação da seguinte pauta:
- Aprovação de liberação de valores para aquisição de novas abelhas;
- Exclusão de sócios inadimplentes;
- Aumento da taxa de inscrição para novos sócios;
- Análise das contas apresentadas pela tesouraria;
- Eleição de cargos vagos de conselheiros no CONSELHO FISCAL.


Além da votação teremos palestras programadas e também a apresentação do PROJETO MANDAÇAIA, que será submetido ao plenário da Assembléia Geral com a proposição de diversificar o capital da associação em colméias, este ano com a aquisição de mandaçaias, beneficiando a própria associação, assim como aos nossos associados que venham a participar deste projeto.
Será bem semelhante ao Projeto Uruçu Amarela, realizado em 2009, mas já melhorado, aproveitando a experiência vivida na execução desse trabalho anterior.






Fazendinha é o nome carinhoso que os moradores das  adjacências da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, deram  à Área de Proteção Ambiental situada nesse bairro.  Trata-se de uma área  verde com a extensão de  144.000 metros quadrados.



Atualmente, nessa área funciona a Faculdade de Veterinária da Universidade Castelo Branco,  a Faculdade de Ciências Agro-Ambientais (FAGRAM) e a Escola Wenceslao Bello. Estas duas últimas unidades de ensino pertencem  à Sociedade Nacional de Agricultura.  No campus também funciona, de segunda à sábado, das 08:00h às 17:00h, a  Biblioteca Edgard Teixeira Leite, especializada em assuntos agro-ambientais.



Localiza-se à Rua Comandante Vergueiro da Cruz nº 480 (adjacente ao Conjunto Residencial do IAPI - Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários) com um segundo acesso pela Av. Brasil nº 9727, na Penha

Trata-se de uma área verde com a extensão de 144 mil metros quadrados, situada à margem de uma das mais poluídas e barulhentas vias da cidade. Criada em 1984, graças a um movimento popular, a APA da Fazendinha, é parte da antiga Fazenda Grande da Penha. A qual, por sua vez, foi um estabelecimento fundado por volta de 1635 pelo capitão Baltazar Abreu Cardoso. Também mencionada como Fazenda de Nossa Senhora da Ajuda, nela foi erguida a ermida que originou a Igreja da Penha, marco inicial do histórico bairro

A Fazendinha, que já abrigou riquezas da fauna e da flora brasileira é, hoje, um dos poucos espaços de lazer ecológico na Zona da Leopoldina.





Abrange pomar e arvoredo onde se pode passear a pé, de bicicleta ou de carro, necessitando antes se cadastrar junto à administração. Outras atrações são a horta, as unidades de plantas medicinais e de produção de animais (capivaras, suínos, codornas, bovinos, coelhos, aviário, gansos e pôneis), que podem ser apreciados em visitas guiadas previamente marcadas pelos alunos de escolas públicas e privadas.  





Um dos atuais projetos da Escola Wenceslao Bello é o Projeto Abelhas Selvagens, que pesquisa a atividade forrageira de abelhas em folhas de Antigono leptopus ("amor agarradinho" ou "cipó mel"): observação da freqüência de visitação das abelhas e de espécies visitantes, sua preferência e possível partilha na utilização dessa planta como recurso alimentar.




As informações deste post foram retiradas da programação anual da AME-RIO e de pesquisas na Internet, assim como as imagens utilizadas.

2 comentários:

  1. JOSÉ JACINTO DE MELLO HERNANDES29 de agosto de 2012 às 20:21

    PRETENDO APRENDER SOBRE O ASSUNTO,CRIO EM MINHA CASA ABELHAS JATAI, NUM POTE DE SORVETE ,,MAIS PRETENDO FAZER UM CURSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Jacinto,

      Vamos ficar felizes com sua presença em nosso próximo encontro, mas ele vai se dar no dia 15/09/2012, no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, o horário é 09:00hs.

      Estaremos aguardando você e todos os amigos que quiserem nos visitar.

      Um abraço,

      José Halley Winckler...

      Excluir