Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 7 de março de 2010

AME-RIO na Oficina de Qualificação em Meliponicultura


Em 5 e 6 de março, sob a coordenação da Professora Maria Cristina Affonso Lorenzon, foi realizada a Oficina de Qualificação em Meliponicultura.

O objetivo específico dessa oficina era habilitar os participantes  a preservar e a avaliar áreas melíferas, a instalar e manejar meliponário, coletar enxames naturais em locais de risco de predação, avaliar e preservar a qualidade dos produtos da criação e a ter maiores informações sobre mel, pólen, cerume e etc. 
Também  com as informações obtidas os participantes poderão desenvolver trabalhos de educação ambiental em suas comunidades mostrando que é possível desenvolver atividade sustentável em regiões adornadas pela Mata Atlântica a partir da criação de abelhas.

Esta oficina teve a participação de vários integrantes da AME_RIO entre eles o Carlos Ivan, o Flavio Geo, a Rita Mello com Fernando Gonçalves; o Alvaro Madeira e o Ayrton Fattorello com Joseneide, que nos trouxeram muita informação e com certeza estarão repassando os conhecimentos adquiridos em nossas próximas reuniões.
Pelas palavras do Carlos Ivan e do Flavio Geo, o treinamento foi extremamente interessante. Na noite de sexta feira foi apresentada a parte teórica e no sábado (06/03/10) foi feita a visita técnica ao Sítio Nosso Sonho, Meliponário Escola do Sebastião Santos, em Itacuruçá. Entre os assuntos eles destacam a a apresentação da criação da Abelhas Solitárias e utilização pelo pessoal, com o Sebastião Santos a frente, do concreto de vermiculita para baratear o custo de construção das caixas.


O Flavio Geo, já enviou para o Abena, um e-mail detalhando a construção das placas de vermiculita, acompanhada de inúmeras fotos, que com certeza darão ensejo a novas postagens em nosso Blog.

Ele também nos brindou com a foto de uma linda abelha solitária, que informa ser especialista em Acerolas. Também nos trouxe a informação que o Sr. Santos acabou com os ataques das Abelhas Limão com a simples mistura de ALHO, AGUA E PIMENTA colocada na porta de entrada das Mandaçaias e outras que foram atacadas em seu Meliponário.


As informações e fotos dessa postagem foram oferecidas pelo Carlos Ivan e retiradas de mensagens do Flavio Geo para o Abena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário