Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 17 de março de 2010

Produção de Mel em Cocos





Vocês já pensaram em colher mel de cocos? 


Nas Filipinas fazem isso!







Nas Filipinas, cascas de coco são usadas como câmaras de nidificação para a criação em massa de abelhas sem ferrão, espécies de Trigonas. 


As cascas são presas com fios em treliças de telhados ou em galhos de árvores. Enxames novos fixam a sua residência em armadilhas como esta. Mais conchas serão adicionadas na medida do desenvolvimento da colônia. 


Com o crescimento, novas conchas (cascas, na verdade meias cascas de coco) são adicionadas. A colônia acima tem quatro meses de idade.


Novas cascas de coco são adicionadas periodicamente às colônias em crescimento. Folhas de uma samambaia local (Drynaria sp) são usadas para preencher as lacunas entre a borda das cascas de coco e a árvore.


A utilização de uma plataforma suspensa já é uma inovação.


Uma colônia forte de Trigonas pode ter bem mais do que dez cascas de coco. A colônia acima está pronta para ser dividida e  onde seriam criadas duas novas colônias iniciais e ainda seria mantida uma colônia bastante forte.

Quem se interessar por maiores detalhes, pode baixar o artigo “Simple ways to manage stingless bees” de Alejandro C. Fajardo e Cleo R. Cervancia, das Filipinas para a revista "Pratical Beekeeping", está escrito em inglês e em formato"PDF":

Todas as informações e imagens deste "post" foram retiradas do artigo acima mencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário