Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 18 de março de 2010

Reunião da AME-RIO em 10 Abril de 2010

Em abril nossa reunião social vai ser em Rio Claro - RJ, é uma oportunidade para conhecer o meliponário de um dos novos associados da AME-RIO, o José Halley Winckler.

O meliponário do Winckler foi instalado na área da Pousada Piracema, que fica na Fazenda Fortaleza (Estrada dos Pinheiros) no Município de Rio Claro - RJ, a proprietária chama-se Carmem  e os telefones  de lá são: (24) 9984-0410 - Vivo; e (24) 9301-6054 - Claro;

Saindo do Rio de Janeiro, para chegar até Rio Claro, o melhor é ir pela Rodovia Presidente Dutra, depois de subir a serra das Araras, tem um posto da Polícia Rodoviária (à esquerda, 20 km depois do pedágio). Mais uns 8,5 km, chega-se a entrada de Piraí, passar a entrada para Piraí e na próxima saída (+/- 1,2 km depois), vai ter uma placa indicando Passa Três e Barra do Piraí, pegar essa saída, á direita, e fazer imediatamente a conversão à esquerda, de forma a passar por baixo da rodovia.
Seguir essa estrada até o final, aproximadamente 20  kms , ela  termina na estrada Saturnino Braga, (virar à esquerda, sentido Angra, Rio Claro - tem placa. À direita vai levar de volta a Dutra, em Barra Mansa). Depois de pegar a Saturnino Braga são + 9,5 km até chegar a Rio Claro. Pode-se ir também pela Dutra até Barra Mansa e pegar a Saturnino Braga, vai ter placa mostrando a saída para Angra e Rio Claro, é um pouco mais longe, mas a estrada é um pouquinho melhor embora tenha muitos quebra-molas (na outra estrada também tem, mas não tantos).

Para o pessoal de Itaguaí e arredores, tem como chegar também pela Rio Santos, é preciso passar uns 13 km de Angra e pegar a estrada para Rio Claro/Barra Mansa) ou pegar a estrada da Serra do Piloto, em Mangaratiba, fica bem mais perto, mas são 40 km de estrada de terra, na serra.

Ao avistar Rio Claro, temos duas opções, para chegar até a Pousada Piracema:

A) Ir de carro até a Pousada (9,5 km de estrada de terra, o carro vai até dentro da área da fazenda).

1. Passar direto pela primeira entrada de Rio Claro (fica à direita e é bem fácil de identificar, tem uma lombada eletrônica, quem passar acima dos 50kms/hora vai ganhar uma lembrança);
  2. Passar direto, também, pela segunda entrada de Rio Claro (também a direita, +/- 2 km depois da primeira, no final de uma subida - tem placa);
  3. Pegar uma estrada de terra, à direita, +/- 150 m depois da segunda entrada para Rio Claro, tem um largo, onde está localizado um boteco pintado de vermelho chamado Point da Shirley (Km 42,5 da Saturnino Braga);
  4. Essa é a Estrada dos Pinheiros, você não vai ver nenhum pinheiro, mas prepare-se para enfrentar 9,5 km de estrada de terra até chegar a pousada;
  5. Seguir direto por essa estrada, se houver alguma dúvida do que é seguir direto, mantenha-se à direita até cruzar a estrada de ferro (isso significa passar por cima dos trilhos);
  6. Depois de cruzar a estrada de ferro, continuar sempre em frente  mas, a partir de agora, se houver alguma dúvida do que significa "ir em frente", escolha à esquerda;
  7. Continuar sempre em frente, ignorando qualquer estrada secundária ou entrada de fazendas.
  8. Depois de passar por um sítio que tem um resfriador de leite (parece uma caixa d'água de aço inoxidável),  estaremos bem perto (+/- 1,5 km)
  9. Mantendo-nos na principal, vai ter uma descida após uma curva à esquerda, logo depois curva a direita e um trecho em subida, depois um trecho em descida, no meio da mata.
  10. A partir dessa descida, prestar atenção nas placas (são pequenas) para Pousada Piracema ou Pesque Pague Piracema, aí não tem mais erro.
B) Ir de carro até perto da Pousada (+/- 1,5 km de estrada de terra, mas chegando na pousada é preciso atravessar o rio em uma balsa e o carro não atravessa. O trajeto de terra é bem menor, mas  o estado da estrada é pior.

1. Passar direto pelas duas entradas de Rio Claro;
  2. Andar mais ou menos uns 10 km e no Km 32,5 da Saturnino Braga (quase no final de uma subida)  pegar uma entrada a direita (estrada de terra - deve ter uma placa de Pousada ou Pesque Pague Piracema).
  3. Seguir por 1,5 km nessa estrada, passar pela casa do Alex (sitio com uma casa grande), ficar à esquerda e seguir até perto do rio, (não desça até a beira, pois depois fica difícil para manobrar e mesmo subir de volta).
  4. Gritar para alguém trazer a balsa para o pessoal atravessar. (As vezes demora um pouco até chegar alguém, mas sempre chega).
Do centro do Rio de Janeiro, até a Pousada, deve ter +/- 150 km, o tempo de percurso deve ser de 2:40 hs / 3:00 hs, sendo +/- 40 m de estrada de terra, (o Altino, com certeza, consegue fazer na metade desse tempo).

Se alguém se perder na estrada de terra, é só perguntar onde fica a Pousada ou Pesque Pague Piracema, ou a fazenda do Zé Laércio e da Carmem, o pessoal todo da região os conhecem.

Nosso  próximo post irá trazer as informações sobre a alimentação na pousada e custo de diárias.