Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 12 de março de 2010

AME-RIO - Projeto Mandaçaias - PORQUE?

Mensagem de Pedro Paulo Peixoto:


Associados e Abenautas

Compareçam ao nosso encontro, vamos no final degustar mel, colhido de manhã cedo pela Rita (que pede socorro....a ABENA,  a jataí da formiga) de uruçu amarela e mandaçaia, provei  hoje, verdadeira delícia.

PORQUE MANDAÇAIAS?

São as abelhas da vez, foi a quarta escolhida. Os nossos associados ja adquiriram através da AME-RIO: Scutellaris, Tubis, Uruçus Amarelas, estas já na forma de projeto de participação. De graça para o associado, a AME-RIO faz a compra, investe em abelhas e no associado. 
Depois de um ano ou dois anos, dividimos meio a meio o resultado das multiplicações. Neste periodo a Ame-rio acompanha e ajuda se necessário.


Agora é a vez das mandaçaias..... Existem em grande quantidade no sudeste, mel gostoso, abelha dócil e fácil de multiplicar, abelha de custo acessível, de R$ 150,00 a R$ 180,00 os bons enxames, como a AME-RIO, faz questão de usar, só enxames fortes.




A aula-palestra será um esclarecimento e a grande oportunidade, de ao vivo verem mandaçaias vindas de cx INPA, em Cx. inteligente. Em caixas com dimensões desnecessariamente maior...
Nos projetos cada espécie é "dessecada", o meliponicultor que participa, sai "doutor no assunto", pois só leva a abelha se demonstrar aptidão e com desdobra com êxito!


Porque só usar enxames fortes...



Os presentes verão ao vivo 2 enxames, gerados na mesma época , de cx. forte e cx. reguar. Os registros fotográficos de todas as etapas,. bem pedagogico.

O de caixa forte no dia seguinte quando se tentou dar a alimentação já estava cheio de potes com mel, até hoje nunca foi alimentado, o outro está sendo alimentado até hoje...



Também aqui será mostrado as fotos e os demais itens, como altura de ninhos, que a grande maioria dos meliponicultores desconhecem, pois não possuem caixas de pesquisas... Altura e largura, não podem ser escolhidas na sorte, tem de haver uma lógica.  



Vou mandar umas fotos pelo picasa, de alguma coisa que será levado, amanhã, por exemplo discos e seu número de células, porque usar três discos com bom tamanho em mandaçaia, 200 a 300 células.

Exemplos ao vivo das duas situações.

BOM porque em livros se se encontram estas constatações ao vivo
Amanhã quem for vai ter uma aula bem útil.


Pedro Paulo Peixoto

Presidente da AME-RIO

Um comentário:

  1. puxa vida bom ler um comentario serio,né.crio jatais e mandaçaias gosto de saber sobre estas abelhas . cesaocaxias@hotmail.com aceitando amigos q queiram falar sobre o assunto. abraço

    ResponderExcluir