Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Iniciando a criação de Jataís - Capítulo I

Amigos da AME-RIO e Internautas,

Na semana passada eu estava conversando com meu irmão e ele me falou que algumas abelhas estavam tentando fazer sua casa numa lata de lixo, da casa dele. Inclusive ele me disse que minha cunhada já estava tentando matar aqueles bichos, mas ele viu e falou que se ela fizesse isso, o dia que eu a encontrasse, eu iria torcer o pescoço dela. Não é para tanto, mas com certeza eu ficaria chateado se isso acontecesse.
Meu irmão e minha cunhada são totalmente urbanos e nada sabem sobre abelhas nativas, ela, que é alemã, sabe menos ainda, pois lá abelhas sociais são só as apis. Já o meu irmão uma vez esteve no meu meliponário e inclusive me ajudou a fotografar algumas jataís, por isso ele lembrou que aqueles bichos, não eram insetos quaisquer, nem moscas, nem mosquitos, mas abelhas e que eu cuidava com muito carinho delas. Por isso, ele lembrou que aqueles bichinhos eram abelhas. Inclusive me mandou uma foto que tinha tirado das abelhas na lata de lixo.


Quando eu vi a foto, notei que elas não estavam querendo fazer a casa na lata de lixo, elas já tinham feito e alguém tinha tirado, agora elas estavam tendo aproveitar a cera que sobrou. Ao menos foi a minha impressão. Quando eu falei para ele, ele confessou que realmente, há cerca de 3 meses, quando minha cunhada esteve na Alemanha visitando os pais, as abelhas fizeram a casa na lata de lixo do quintal, quando ela voltou viu aqueles insetos alojados lá e retirou a casa, inclusive jogou um pouco de inseticida nos bichos.
Agora eles estavam voltando e aí foram salvos pela lembrança de meu irmão. Depois de saber que aqueles bichinhos eram abelhas inofensivas, que não tinham ferrão e não incomodavam ninguém, minha cunhada começou a simpatizar com eles, mas elas não podiam fazer a sua casa na lata de lixo, pois ela precisava dela. Então meu irmão disse para ela me perguntar o que deveria fazer.

Eu pedi para que ela raspasse bem a lata de lixo, para tirar todo resto de cera, e colocasse dentro de uma caixinha  de madeira, de mais ou menos de 15x15x15 e com um furinho de cerca de 5mm e colocasse a caixinha no lugar da lata de lixo. Mas acho que ela pediu para o meu irmão e ele não fez a caixa, então ela usou um pote de sorvete.

Há poucos dias eu recebi um e-mail da minha cunhada com as fotos abaixo:

"Boooom dia!

Voltei da convenção em São Paulo e estava muito curiosa para ver as
nossas abelhinhas.

Elas aceitaram a casa nova, tem muitas em volta de entrada, entrando e
saindo da casinha. Como acharam um furinho na tampa vedada da lata de
lixo tirei e substitui por um banquinho, as abelhas não se incomodaram
com isso. No poste de madeira do lado tem um monte delas sentadas,
acho que para esperar ou descansar, é isso? 
Agora também são muito mais abelhas, antes na lata de lixo não tinha
mais que 100, agora parece o dobro (não sei se da para ver nas fotos,
mais são muuuuitas :) )

Beijo e bom fim de semana!"


As abelhas parecem ter gostado do pote de sorvete, acho que gostaram mais da cera que foi colocada dentro e um pouquinho que foi esfregado no furinho e passaram a frequentar esse pote.


Além das abelhas em volta do pote, muitas abelhas resolveram estacionar na pilastra ao lado.


E até no chão tinha abelhas....

Bem, eu pedi que minha cunhada ficasse de olho no desenvolvimento das abelhas nessa caixinha e de tempos em tempos me enviasse fotos da mesma, para que a gente acompanha-se.

Vou tentar fazer uma série de  postagens com o desenvolvimento das abelhas, tomara que isso aconteça, vocês vão saber.

O nome científico da abelha jataí é Tetragonista angustula angustula, ela pode ser criada em praticamente todo o Brasil, essa específica está localizada em São Leopoldo - RS.

UGA

José Halley Winckler
Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. A colônia não vai sofrer no pote de sorvete quando estiver muito frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Realmente apenas o pote de sorvete não é suficiente para proteger as abelhas, no inverno gaúcho, mas isso foi contornado, veja as postagens de continuação.

      Um abraço,

      Excluir