Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Iniciando a criação de Jatais - Capitulo V

Amigos da AME-RIO e Internautas,

Dando seqüência a nossa serie de postagem, mostrando uma enxameação de Jataís (Tetragonisca angustula), que tenta se estabelecer em um pote de sorvete. Vou deixar de falar possível enxameação, pois é uma enxameação, agora é torcer para que ela se desenvolva com sucesso.


Na última postagem,  http://www.ame-rio.org/2012/01/amigos-da-ame-rio-e-internautas-hoje.html , vimos que as abelhinhas tinham reconstruído sua entrada e que o movimento tinha se intensificado.


Então vamos continuar com o relato de minha cunhada.

"(...continuando)

.....

Também vi um visitante (ou intruso), já pela segunda vez e hoje eu estava com a câmera na mão: um marimbondo preto. Ele voou no meio das abelhas, pousou algumas vezes, uma vez ele parecia que ia pegar uma das abelhas, as abelhinhas desviaram, não atacaram.




E o melhor no fim: com todo cuidado e calma arrisquei uma olhada para dentro da casinha. Que espetáculo! Mas vejam vocês mesmos, na foto. 


E fica também respondida a grande questão: se temos uma rainha ? Sim!!!! :)   A parte onde ela estava sentada não ficou 100% nítida, mas não quis incomodar as abelhas demais, então tirei uma fotinha só.

Uma boa semana para vocês!

Beijo, Ines e Rodrigo"

Maravilha ! 

Já começaram a construir as estruturas do ninho e parece que a soberana já assumiu o seu trono.




Ainda não atingiu a plenitude fisiogástrica, mas está lá, firme, sacudindo as asas, espalhando seus feromônios e mantendo a agregação da nova colônia. Agora é preciso acompanhar com mais calma. 

Eu os aconselhei a proteger melhor o pote, revestindo-o totalmente de papelão ou então que fosse colocado dentro de uma caixa, de madeira ou papelão, mas que ficasse fechado, protegido de excesso de calor e frio e onde não entrasse qualquer claridade, para que as abelhas não se sintam obrigadas a propolisar tudo por dentro, impedindo futuras observações. 

Também pedi que, se fosse possivel, colocassem um acetato ou plástico transparente na boca do pote, para possibilitar eventuais observações sem a perda de feromônios.

Vamos aguardar o envio de novas imagens e comentários, mas minha cunhada já falou que agora que elas estão com movimento interno, vai espaçar mais as observações.

UGA

José Halley Winckler
Rio de Janeiro.

Essa enxameação aconteceu em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em um bairro alto e arborizado.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post, pelo empenho na matéria, pelo capricho apresentado!!! Descobri hj este blog e realmente gostei demais! Fantástica essa matéria. Há cerca de 5 dias, durante a escavação para construçao da minha garagem encontramos uma colmeia de meliponas, não sei qual a espécie, salvei o que pude e as coloquei em uma caixa de ninho para periquitos, mas estou preocupado com o desenvolvimento da colmeia, pois nao vejo muito movimento. Buscarei mais informações aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leal,

    Um lugar onde você pode encontrar muita informação sobre abelhas e seu manejo, é o grupo ABENA, são mais de 1.400 associados e sempre tem alguém pronto para ajudar.
    http://www.ame-rio.org/2010/12/como-participar-do-grupo-abena.html

    Você tem fotos das abelhas e do ninho?
    Se tiver, manda para a gente (redator@ame-rio.org), vamos ver se alguém daqui pode ajudá-lo.

    Abraços,

    José Halley Winckler

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Winckler pela dica supimpa! Aguardarei até amanhã, sábado é mais tranquilho, e tirarei as fotos. Vamos ver se alguém as identifica.
    Abraços.

    Rogério Leal

    ResponderExcluir
  4. olá leal, em algumas agropecuárias,vende caixas para abelhas!o ninho de periquitos não serve muito bem para elas, o melhor seria uma caixa modelo impa. ou se você mesmo quiser fazer uma, digite no google ,algo referente a como fazer caixas para abelhas meliponas.abraços Elvis Oliveira

    ResponderExcluir