Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

As estações do ano - produção das abelhas

Olá a todos ! hoje irei falar sobre o planeta terra, e as estações do ano, e as abelhas;

_e começaremos com as apresentações sobre nosso maravilhoso mundo que nos mantêm, nos dá abrigo vida e morte.onde tudo começa e tudo termina.
nosso planeta é único no sistema solar,talvez até no universo.e não há surpresa quando você considera a exorbitante sorte ,que foi necessária para criar nosso mundo.

O que torna a terra tão especial,foi a maneira como tudo se juntou e se uniu para criar as condições perfeitas para a vida.Foram necessários 4 bilhões e meio de anos para transformar a terra de uma rocha barrenta no mundo que conheçemos hoje.está sendo uma íncrivel jornada de catástrofe e renovação.Mas agora este íncrivel e raro planeta,está enfrentando seu maior desafio,a humanidade!!!
a questão é ele sobreviverá????
meu nome é elvis oliveira e quero mostrar para vocês como uma parte de nosso mundo funciona.
existem quatro estações, 4 estações,quentes,frias,floridas,chuvosas.
vamos começar pelo VERÃO:
Verãoverão:O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital são responsáveis pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre durante o ano. Essa diferença de radiação solar durante o ano resultou em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.
O verão é a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Norte, o verão se estende de 21 de junho a 23 de setembro; no Hemisfério Sul, ele ocorre entre os dias 21 de dezembro a 20 de março.
Durante essa estação do ano, uma porção da Terra está mais próxima do Sol, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites. Esse fato faz com que vários países adotem o horário de verão, adiantando em uma hora o relógio, de forma a economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico.
As temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, o verão é a estação do ano destinada às férias escolares, pois esse período é propício à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas.
Outono outono: O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc.
No Hemisfério Norte, o outono tem início no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro; no Hemisfério Sul, essa estação do ano se inicia no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho.
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão. O outono é a estação de transição do verão para o inverno.
Inverno inverno:Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.
As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.
O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.
e a primavera!!!:Primavera:A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.
A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Tropico de Capricórnio)e nestas épocas que o trabalho das abelhas se intensifica muito mais,com a alta produção de flores, uma colméia tende a produzir muito mais.é justamente nesta época e no verão , que a rainha,visa que a produção é três vezes maior,começa a produzir células reais, as quais originaram uma futura rainha que formará um novo enxame.ou se o enxame for novo, a rainha produzirá,muitos ovos,sem a idéia, de produção de um novo enxame.como terá mais flores, terá mais abelhas,que darão mais néctar e polén,que darão mais discos de cria!
por isso que é melhor dividir enxames na primavera e no verão!

abraços,
Elvis Oliveira




Nota da Redação:

Elvis Oliveira tem 13 anos, é apaixonado por meliponicultura, mora na região do Pantanal e cria abelhas Jataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário