Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 26 de março de 2011

Abelhas e Amigos - O Rei das Jataís ou o Grande Cicerone

Amigos da AME-RIO e Internautas,


No inicio deste mes, eu fiz uma viajem a Santa Catarina, viagem de férias, para descansar uma pouco, mas de repente me bateu uma saudade das abelhas e resolvi procurar meliponicultores da Região. E foi até fácil, eu estava em Laguna, na casa de parentes, mas sabia que bem perto dali, viviam dois meliponicultores de primeira, que foram os fundadores do Grupo ABENA.

Nem pestanejei, liguei para o Jean e combinei um  passeio, para conhecer alguns criadores de abelhas sem ferrão. Ele preparou um roteiro que ficou muito bom, primeiro eu passei em Morro da Fumaça, uma município que fica entre Laguna, onde eu estava e Criciúma onde o Jean mora. Lá eu conheci o Jeferson Piva, que além de me mostrar suas abelhas, ainda se deu o trabalho de me levar até a casa do Jean.

Quando eu cheguei na casa do Jean, sua família estava se preparando para ir para o sítio e queriam que o Jean fosse junto. Ele até ficou sem jeito, mas no fim combinamos que ele me mostraria suas abelhas, me levaria até a casa do Reginaldo e depois a casa do Jorge Venson, depois eu o levaria até o sítio para encontrar sua família.

Foi um dia maravilhoso. Descobri que o Jean é o Rei das Jataís, no jardim em frente sua casa tem uma grande quantidade de caixas com Jataís (Tetragonisca angustula), mas dizem que na parte de traz ele esconde muito mais. E não são Jataís fraquinhas, não, são colônias muito bem desenvolvidas e com uma grande quantidade de abelhas tomando conta do pito de entrada.

São muitas Jataís
Tetragonisca angustula








Tem até Jataí engarrafada.

E vai ficar assim até o verão.

Mas o Jean também tem Mandaçaias
Melipona quadrifasciata, quadrifasciata

Enxame novo em desenvolvimento.

Outro enxame em desenvolvimento.

Mais outro

E Guaraipos.
Melipona bicolor schencki

Aqui outra Guaraipo

Esta, está um pouco mais desenvolvida.

Uma das coisas que o Jean gosta de mostrar, são as caixa construidas com concreto celular, que ele compra em blocos, corta como madeira e monta as caixa, usando cimento cola, para unir os pedaços.
Para a tampa ele usa os pedaços que invariavelmente, acabam sobrando, moe estes pedaços e adiciona cimento e não sei se vermiculita ou isopor, só sei que fica uma tampa um pouco mais pesada do que se fosse feita apenas de concreto celular, e o Jean consegue usar todas as placas compradas, não deixando nenhum resíduo.








Abaixo vemos uma caixa de concreto celular, povoada com uma colônia de Guaraipos, na casa do Jean.








Abaixo uma caixa de concreto celular povoada com uma colonia de Mandaçaias, essa caixa não está na casa do Jean, essa caixa é do Jorge.






Eu ainda ganhei duas mudas de amor agarradinho e depois fui levado à casa do Reginaldo, pelo Jean pelo Jeferson, vocês já devem ter visto essa postagem, se não viram teclem na imagem abaixo.

Jeferson, Jean, Reginaldo e Winckler

Na casa do Reginaldo tinha uma piscina.

Enquando o Reginaldo me mostrava uma colonia de Manduris.
Melipona Marginata

O Jean, deu uma de salva-vidas e retirou uma princesa de manduris da piscina.

Depois da visita ao Reginaldo, o Jean me levou para conhecer o Jorge Venson, da qual eu já fiz uma postagem também, se vocês ainda não viram, teclem na imagem abaixo.

Jean, Winckler, Jorge e Jeferson.

Saímos da casa do Jorge, já a noite estava chegando, ainda fomos até Morro da Fumaça, deixar o Jeferson, depois disso rumamos para Santa Rosa de Lima, o Jean queria me apresentar o Guido Defrein, infelizmente, quando chegamos lá o Guido não estava, mas o Paulo seu filho, fez questão de mostrar suas abelhas, mas como era noite e já estava chovendo, eu abri mão de ver as abelhas, ainda assim o Paulo fez questão de abrir uma caixa de Manduris, que tem duas rainhas. Pena que eu não estava com câmera na mão naquela hora.

Ainda encontramos o Guido que estava jantando em uma pizzaria próxima.

Já era quase dez horas da noite, mas o Jean ainda fez questão de me levar até a casa do Flavio, que mora perto de Anitápolis, pois ele queria que eu conhecesse suas abelhas. Infelizmente estava muito tarde para isso, mas gostei muito de conversar com o Flavio.

Eu ainda ia levar o Jean em casa, mas como o Flavio se ofereceu para fazer isso, eu deixei os dois conversando e voltei para Laguna, rapidinho, senão o Jean resolvia me apresentar outros meliponicultores ainda.

Eu descobri que o Jean gosta mais de mostrar os Meliponicultores com que ele convive, do que suas abelhas. Eu achava que ele gostava de abelhas, mas nesse dia fiquei sabendo que o que ele gosta mesmo é de gente e de fazer gente evoluir. O Jean é uma das pessoas que querem melhorar o mundo, para a gente e para isso ele utiliza a meliponicultura, como ferramenta.

Obrigado Jean, por  me aturar tanto tempo, e por você ser quem é, esse dia foi um dos melhores que tive, desde que comecei a conhecer as abelhas sem ferrão.

Uga,

José Halley Winckler

6 comentários:

  1. Eu ia reclamar, mas sei que perdi o título com toda a justiça, kkkkkk
    Não se pode vencer sempre..... excelente postagem !
    Gesimar

    ResponderExcluir
  2. quarta feira ganhei uma colméia muito forte de abelha jataí!a cor da entrada(pito) é preta farei uma revisão daqui a 4 meses e ela da 1 litro de mel,meu tio disse que a colméia é nova,com 3 meses

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reportagem... parabéns!

    ResponderExcluir
  5. onde compro concreto celular, todas abelhas aceitam tenho jandairas.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Sergio,

    O concreto celular é um produto comercial que normalmente é encontrado em casas de material de construção especializadas.
    No caso das placas utilizadas para fabricação de caixas que mostramos nessa postagem, elas foram adquiridas diretamente da fabrica em Morro da Fumaça - SC, infelizmente a fábrica não está mais comercializando diretamente, apenas por representantes.
    Tenho conhecimento de duas empresas que fabricam o concreto celular, mas não tenho qualquer informação sobre custo e representantes.
    Os sites dessas empresas são:
    CELUCON - http://www.celucon.com.br
    PRECON - http://www.precon.com.br

    Pesquisando na Internet você deve encontrar outras empresas.

    Espero ter ajudado,
    Um abraço,

    José Halley Winckler

    ResponderExcluir