Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 16 de março de 2010

Colmeia Cappas de Parede ( Quadros Vivos )

Hoje, através do Grupo Abena, recebemos uma mensagem de um dos mestres da Meliponicultura, João Pedro Cappas e Souza, português, é biólogo e investigador autodidata, especializou-se em insetos sociais. Possui um museu vivo de insetos sociais chamado Insectozoo Cappas. Seu museu é o único da Europa onde se pode observar, ao vivo, cupins, formigas e abelhas sem ferrão no Velho Continente. O Museu do Cappas localiza-se na localidade  de Villa Ruiva, em Portugal.


Cappas conseguiu aclimatar com êxito, em Portugal, abelhas sem ferrão da espécie Mirim Guaçu (Plebeia remota) e agora está trabalhando com abelhas da espécie Mandaçaia (Melipona Quadrifasciata Quadrifasciata).
Cappas também é autor de traduções e interpretações apresentadas em  "Meliponicultura en el Códice Maya de Madrid" que são extremamente interessantes.

Mas vamos a mensagem do Cappas:

"Amigos

Envio fotos das minhas colmeias de parede, são colmeias embutidas nas paredes e que tem um vidro para podermos ver o seu interior. Todos os Brasileiros deviam ter uma colmeia dessas na suas casas. Fica muito bonito, decorativo, didáctico e serve para salvar as abelhas nativas.



Fica muito bem numa sala de visitas nas nossas casas. Não é qualquer um que tem um quadro vivo em casa. Isto devia se tornar moda ai no Brasil e em outros lugares. Eu colei os vidros acrílicos com fita, mas podem ser fixados com uma moldura de madeira. No acrílico existe um furo para se poder alimentar as abelhas e colocar abelhas dentro com o visor fechado.


Na foto acima podem ver o vosso amigo Cappas com as suas colmeias de Plebeira remota, a Mirim Guaçú. A colmeia é do tamanho de um tijolo de construção. Quando estavam a construir essa casa o Cappas ordenou que teriam de ficar sem alguns Tijolos, o construtor ficou com a cabeça cheia de !!!!!!!!! e de ???????????....


A colmeia superior é a colmeia mãe, a filha fica em baixo, foi uma divisão de Inverno com a colónia a hibernar. Na colmeia mãe havia uma Prisão Real com uma rainha virgem e duas elites bem definidas. 


Então eu separei uma elite com a Prisão real com rainha virgem e alguns potes para a colmeia filha.

Durante o Inverno as duas colónias ficam hibernando, a enxameagem só fica garantida na Primavera com a desibernação. Fiz isso para garantir a sobrevivência da rainha virgem. Hoje ambas as colónias fizeram seu voo de orientação, seu voo de enxameagem e até colectaram algum pólen.

Cappas "

Como mencionado anteriormente, todas as imagens e informações deste "post" foram retiradas de mensagem de João Pedro Cappas e Souza ao grupo ABENA, ou de páginas da internet aut0 referidas.

6 comentários:

  1. Caro amigo Cappas,

    Gostaria de saber como você está fazendo para que as abelhas forrageiem?? a pastagem também é adaptada, ou as abelhas se adaptaram a ela?

    obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. "Caro Amigo ,

    A resposta é bem simples elas saem pela parede no lado oposto a quadro vivo. E vão às flores como em qualquer colmeia.

    Elas se adaptam bem às pastagem da Europa, mas eu melhoro elas …

    Consegui responder ?

    João Pedro Cappas de Souza"
    ------------
    Postado pelo Redator

    ResponderExcluir
  3. Prezado João Pedro Cappas, trabalhei em meu projeto de iniciação científica com Levantamento de meliponinas em áreas urbanas de Ubá- MG, Brasil, e atualmente estou escrevendo a minha monografia que também é relacionada a estes polinizadores, eu li o seu artigo "OS MELIPONÍNEOS EM PORTUGAL E NA EUROPA" em um site e achai muito interessante. O senhor poderia me disponibilizar este artígo para que eu pudesse citá-lo em meu trabalho. Meu e-mail é gustavojraraujo@hotmail.com. Desde já o meu muito obrigado!
    Att. Gustavo Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,

      Obrigado por sua visita ao nosso site e parabéns pela escolha do tema de sua monografia. Quando ela já estiver disponível para divulgação, por favor nos informe, com certeza ela será uma ótima matéria para um site como o nosso.
      Quanto a sua solicitação, vou encaminhá-la diretamente ao Cappas, tenho certeza que ele irá lhe atender.

      Um abraço,

      José Halley Winckler

      Excluir
  4. observando suas comeias pelo vidro me ficou uma duvida:
    já houve caso, ou há casos do enxame começar a construir grudado no vidro, dificultando a boa aparência da comeia peso viso?

    ResponderExcluir
  5. Olá Edson,

    As vezes acontece do enxame construir grudado no vidro, mas o que mais acontece é que se não existir uma ótima vedação luminosa, isto é se entrar algum tipo de luminosidade, as abelhas vão propolizar o vidro para impedir a entrada de luz.

    ResponderExcluir