Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 3 de março de 2011

Emater/RS e CAPA expõem 15 espécies de abelhas sem ferrão.

Amigos da AME-RIO e Internautas,

No dia 1º de março, em Rio Pardo, região central do Rio Grande do Sul, foi aberta a 11ª Expoagro Afubra.

Essa feira é voltada à diversificação na agricultura familiar e nesta edição também está incentivando a meliponicultura.

Abaixo, apresento a matéria do Canal Rural, sobre essa feira.

Uga,
José Halley Winckler
São 15 espécies de abelhas sem ferrão presentes no espaço Emater/RS e do Capa
Foto: Lula Helfer/ Afubra





Os produtores que visitam a Expoagro Afubra também podem conhecer a Meliponicultura. Trata-se das colméias de abelhas sem ferrão presentes no espaço da Emater/RS e do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa). São 15 espécies de abelhas entre Jatai, Mirim, Uruçu e Tabuna. Dentro do conceito de se desenvolver práticas agrícolas economicamente viáveis, ecologicamente sustentáveis, a meliponicultura se enquadra dentro dos conceitos de diversificação e melhor uso das terras.

De acordo com Augusto Weber, técnico Agrícola do CAPA o objetivo deste trabalho é a preservação  de abelhas nativas, que são responsáveis pela polinização de diferentes espécies vegetais, além da produção de mel. Cada colméia tem capacidade de produzir entre 100 gramas e 4 quilos de mel anualmente. A qualidade do produto é a mesma da produção de abelhas comuns, no entanto, há variações de cor, sabor e aroma. Por suas características, quando produzido em maior quantidade, com objetivo comercial, o mel das abelhas sem ferrão tem maior valor no mercado.

Um comentário:

  1. Olá amigo Winckler,

    parabéns epla postagem,e parabéns para a organização da feira,por divulgar a nossa meliponicultura;quea ainda é tão carente de incentivo,apoio e divulgação...
    OBS.:Eu faço visitas diárias a esse blog,...mesmo sem fazer comentários não deixo de fazer pesquisas aqui...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir