Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 8 de março de 2011

Dois dias entre amigos e abelhas,

Amigos da AME-RIO e Internautas.

Tenho certeza que vou deixar muita gente com inveja, quando eu contar o que fiz nesses últimos dias.
Eu ando bem longe do Rio de Janeiro, resolvi tirar alguns dias para descansar um pouco a cabeça e junto com minha esposa vim para Santa Catarina, mais precisamente para Laguna, terra de Anita Garibaldi e capital do camarão, do siri e da tainha.
A viagem tem se mostrado muito boa, a companhia de parentes e amigos é sempre bastante agradável. Mas como todo apaixonado por ASF, não consigo ficar muito tempo longe das abelhas. Entrei em contato com amigos do grupo ABENA e agendei um dia de visitas a meliponicultores da região. Isso foi no domingo, dia 6/3/2011.
O primeiro a ser visitado foi o Jeferson Piva, meliponicultor jovem, mas já com bastante experiência, que junto com seu pai o José Piva cuida de mais de 100 caixas de abelhas, em sua casa, no município de Morro da Fumaça, que fica a cerca de 50 km de Laguna.

Jeferson, José e Genésio Piva.
Jataí do Jeferson, em caixa de Concreto Celular.
Tetragonisca angustula

Depois de me mostrar quase todas as suas abelhas, o Jeferson ainda me acompanhou até a casa do Jean Locatelli, em Cricíuma, cidade que fica pertinho de Morro da Fumaça, cidade do Carvão e local de origem do grupo ABENA, tenho certeza que vocês todos conhecem o grupo ABENA e sabem que um dos seus criadores foi o Jean, que até agora é encarregado de sua administração. 

Divisão nova de mandaçaias em caixa de Concreto Celular
Melipona quadrifasciata quadrifasciata

Foi o Jean quem começou a experimentar o uso do concreto celular para fabricação de caixas, e pelo que eu vi, a experiência deu certo.  Bem, o Jean vive em uma casa lotada de abelhas por todos os lados e fez questão de me mostrar uma a uma de suas colônias e só não consegui foi colocá-lo na frente da camera.
Depois o Jeferson e o Jean, me levaram para conhecer o Reginaldo Webster, outra figurinha carimbada do grupo ABENA, do qual foi criador, junto com o Jean, e também ainda é administrador do grupo.
O Reginaldo é afixionado pelas caixas Inpa, pela facilidade de divisão e também vem fazendo experiências bem sucedidas na construção de caixas com material isotérmico.

Divisão nova de mandaçaias em caixa Inpa
Melipona quadrifasciata quadrifasciata

Mas uma coisa, que o Reginaldo definitivamente não gosta, é o tal de porão em colméias com alça e ele fez questão de abrir o porão de uma colméia que já tem a cerca de três anos e que cujo porão nunca tinha sido aberto.
Vocês vão ficar surpresos com o que pode ser encontrado em um porão. 

Mas isso já é matéria para outra postagem, por enquanto eu só estou aguçando a curiosidade dos leitores. Enquanto o Reginaldo nos mostrava as suas abelhas, o Jean deu uma de salva vidas e resgatou uma princesa de manduri que entrou na piscina e depois descobriu que até sabia nadar, mas tinha dificuldades para sair da água.
Princesa de Manduri.
Melipona marginata

Finalmente consegui colocar o Jean e o Reginaldo na frente da camera, sei que eles vão pedir para tirar a fotografia do blog, mas dessa vez não vou tirar.

Jeferson, Jean, Reginaldo e Winckler

Depois da visita ao Reginaldo, o Jeferson e o Jean me levaram para conhecer o Jorge Venson, meliponicultor de Içara, uma cidade que fica pertinho de Críciuma. O Jorge mora numa chácara muito arborizada, a beira de uma lagoa muito limpa, a Lagoa do Faxinal, de onde é feita a captação de água para o Balneário Rincão, atualmente em processo de emancipação da cidade de Içara.

Jean, Winckler, Jorge Venson e Jeferson.

O Jorge tem mais de 200 caixas de abelhas na sua chácara, e outras tantas em outro local.
Ninho de Úruçu Boca de Renda.
Melipona seminigra merrillae

O Jorge só nos mostrou as abelhas depois de nos servir um café com pães e biscoitos, com manteiga, geléias e é claro, mel, muito mel.
Só saimos de lá depois da 18:30hs, as 19:00hs deixamo o Jeferson em  casa, em Morro da Fumaça e eu e o Jean fomos para Santa Rosa de Lima, conhecer o Guido Defrein, chegamos lá por volta das 20:30hs, o Guido não estava, mas o Paulo seu filho fez questão de pegar duas lanternas e e nos mostrar o meliponário. No escuro não deu para ver direito, mas o meliponário fica em uma mata bem úmida, cheia de palmeiras juçara. E tem mais de 300 caixas.
O Paulo fez questão de abri uma caixa de manduris, que tem duas rainhas para nos mostrar.
Depois disso fomos até uma pizzaria próxima, para que eu fosse apresentado ao Guido. Ele estava jantando com um grupo de familiares, mas mesmo assim nos atendeu e foi muito prestativo, vou tentar voltar lá de dia, para conhecer bem suas abelhas.
Depois disso o Jean ainda me levou para conhecer o Flávio, que tem um sítio a cerca de 8 ou dez km, depois de Santa Rosa de Lima, subindo para Anitápolis, o Flavio também cria abelhas, mas já era muito tarde e eu abri mão de conhecer seu meliponário, apenas conversamos um pouco, é claro que ele acabou dando um jeito de abrir uma colméia, que fica na varanda de sua casa, para nós vermos as abelhas.
O Jean, que tem uma pequena chácara perto do Flávio resolveu ficar por lá mesmo e eu voltei para Laguna, onde só cheguei depois das 23:30h, cansado, mas contente com o dia agitado, com as abelhas que vi e principalmente pelos amigos que conheci.

Mas não acabou, ontem, segunda feira, eu fui até Jaguaruna, cidade que fica a cerca de 45 km de Laguna, conhecer o Mario Tessari, ambientalista, educador, poeta e agora também meliponicultor, mas mais do que tudo isso, gente que se importa com gente.
Mario Tessari

Bugia maluca do Mario.
Melipona rufiventris mondury

Foi uma tarde muito agradável, não tão corrida quanto o dia anterior, mas extremamente aprazível, o Mario fez questão de contar como ele recuperou o sítio onde mora e como conseguiu suas abelhas, mas isso tudo é matéria para outras postagens, por enquanto,  só estou atiçando a sua curiosidade, depois eu conto em detalhes, como foi cada uma das visitas.

Uga,

José Halley Winckler

4 comentários:

  1. Bom roteiro para o Bob, vamos fazer uma boa representação ai gente !
    uga
    Gesimar

    ResponderExcluir
  2. Amigo Winckler,

    que bela viagem e que bela postagem,realmente estar em meio as abelhas nativas,e junto dos amigos,é realmente um ótimo programa...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  3. Zé Winckler do céu!
    Que passeio heim! Sinceramente fiquei com inveja! (rs!)
    Conhecer pessoas tão bacanas e suas abelhas é muito bom!
    Excelente postagem e fotos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Zé Luiz,

    O passeio foi ótimo, pena que não consegui mostrar tudo que vi, nem nesta postagem, nem nas seguintes, onde tentei apresentar melhor cada uma das visitas.
    São todos gente, muito gente, a forma com que nos recebem, nos torna devedores eternos deles...

    UGA
    José Winckler

    ResponderExcluir