Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Morning for Bob the Beeman in Brisbane, Australia


Eu sou Bob, the Beeman, e fui chamado para investigar um enxame de abelhas perto do centro de Brisbane, aqui na Austrália.
Achei tudo tão interessante que pensei que em compartilhar a história com vocês da AME-RIO e do Grupo ABENA. 

Esta é uma manhã na terra de Bob, the Beeman, na Austrália. Eu não gosto de trânsito e tenho um utilitário que não é bom em lugares apertados. Eu tinha entendido que os proprietários do imóvel queriam que as abelhas fossem removidas simplesmente porque eles estavam fervilhando na entrada de sua colônia, provavelmente elas estavam investigando alguma coisa e se preparavam para uma possível enxameação.

No Google Earth, as coordenadas para o local são 27 graus 27 ' 51,68" Sul e 153 graus 01' 39,43" Leste

Durante a semana passada houve uma intensa movimentação das abelhas em frente à entrada da colônia, na base de uma figueira (Ficus sp).  Era óbvio, pela quantidade de abelhas que vi e a resina em torno da entrada, que as abelhas eram da espécie Trigona carbonaria. Pelo que vi, acredito que elas já estavam neste local há um grande número de anos. 


Quando cheguei lá, as abelhas já haviam retornado ao trabalho de forrageamento normal. Fiz um vídeo que coloquei no YouTube: 

Às 11:00h havia uma grande quantidade de pólen chegando  e as abelhas estavam muito ocupados, o que é surpreendente, considerando que este é um local perto do centro da cidade central, com um grande fluxo de tráfego, e com grandes edifícios e uma movimentação muito intensa em torno delas. 

 
Infelizmente, a linha de vôo das abelhas passava por cima de uma área onde fumantes, dos escritórios localizados nos edifícios próximos, vão para fumar seu cigarro nos intervalos do trabalho. As abelhas eram uma inconveniência e os administradores estavam procurando uma desculpa para se livrar delas. Como vocês podem ver pela localização da entrada, ela vai para o chão e entre as raízes do Ficus, portanto seria muito difícil remover a colônia sem remover a árvore. 
Eu disse a eles que  elas não poderiam ser forçadas a sair como eles esperavam. Eu também lhes disse que essas abelhas não enxameiam o tempo todo. A movimentação da semana anterior era ou um enxame que estava saindo para formar uma nova colônia, ou um grupo de zangões à espera de uma princesa que iria surgir. Enquanto eu estive lá tudo pareceu normal, elas estavam apenas ocupadas no trabalho de coleta na vegetação das calçadas da cidade. 


As abelhas coletaram muita resina nessa área e incorporaram folhas e pedaços de grama de jardim em sua entrada. Agora existe um túnel que vai até as raízes da árvore. 
O problema real era que o gerente do prédio era novo, ele não sabia bem que insetos eram estes. É muito difícil convencer essas pessoas, mas eu escrevi uma carta dizendo que meu conselho seria para deixá-los lá. Eu aconselhei que adicionassem alguns arbustos para manter o enxame de abelhas na área do jardim e também sugeri que fizessem uma placa para dizer às pessoas que elas eram inofensivas abelhas australianas  sem ferrão. Isso pode ajudar a educar eventuais transeuntes, o enxame está em um local muito bom e podemos conseguir uma boa exposição para a divulgação dessas abelha. A colônia está muito segura por baixo nas raízes da árvore que nunca irá ser aberta ou removida
Agora eu tenho que esperar e torcer para um resultado positivo, anunciando que as abelhas serão deixados em sua casa. 

Bob, the Beeman.
Direto de Birbane, na Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário