Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 10 de setembro de 2011

as abelhas e suas entradas

olá!
hoje eu estava vendo que minhas abelhas jatais estão aumentando bastante a entrada da colmeia.
já aumentaram + ou - 5 cm e meio.descobri que é porque a primavera esta chegando,e tem alimentos começando a surgir em abundância,e o numero de campeiras aumenta muito mais.
olhem só esta foto:
Alinhar ao centroEntrada dupla de Jataí



'Sistema de Proteção do Enxame de Abelhas Jataí'. A guarnição do enxame de jataí fazendo a defesa da colônia é bem interessante. Algumas abelhas porteira ficam cuidando dentro do canudo ou tubo logo na entrada, várias outras sentinelas ficam postadas do lado externo do tubo fazendo a guarda, outras abelhas vigilantes ficam voando bem perto da entrada observando a movimentação das operárias entrando e saindo, e ainda outras abelhas guardiãs também ficam voando próximo do ninho, como se diz; "Todo cuidado é pouco". Mesmo tendo várias abelhas-guarda que cuidam da entrada e ao redor do ninho, em situação de emergência muitas outras abelhas saem da colméia para auxiliarna defesa. A abelha jataí não tem ferrão, é mansa para as pessoas, algumas até pode dar pequenos beliscões, mas nem ligue.
eu falo mas da abelha jatai,por que a abelha que eu mas acho interessante e bonita.
grande abraço.
Elvis Oliveira
meliponário pantaneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário