Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Abelhas sem ferrão tem espaço em Exposição Agropecuária

Amigos da AME-RIO,

No município gaúcho de Rio Pardo, vai ser efetuada entre os dia 1º e 3 de março acontecerá a Expoagro Afubra 2011.

Nessa exposição as nossas abelhas sem ferrão serão uma das atrações.

Essa noticia saiu na Gazeta do Sul na edição de Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011, e está reproduzida, na íntegra, logo abaixo.

Já hoje, às nove horas, ocorrerá aqui no Rio de Janeiro, a primeira reunião da AME-RIO, patrocinada pela nova diretoria.

Depois eu lhes conto.

Uga,

José Halley Winckler



EDIÇÃO DE  - EXPOAGRO
Emater/RS terá estande com abelhas sem ferrão
Fonte: Divulgação
Emater/RS terá estande com abelhas sem ferrão
As abelhas nativas sem ferrão estarão entre as atrações do espaço institucional da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2011, que acontece de 1º a 3 de março. Os interessados em conhecer e preservar estas espécies poderão conferir no local práticas simples de manejo, identificação das espécies mais comuns, captura de enxames em iscas e modelos de colmeias racionais adaptadas a cada espécie. A Expoagro Afubra será realizada no Parque de Exposições, em Rincão del Rey, Rio Pardo.


  No espaço da Emater/RS-Ascar estarão à disposição, para visualização por parte dos visitantes, diversas espécies de abelhas nativas e sem ferrão, que também serão inseridas no projeto de ornamentação do jardim do espaço. Técnicos com conhecimento na atividade apícola esclarecerão as dúvidas do público interessado em conhecer e desenvolver a criação de abelhas sem ferrão.


  Segundo o engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Estrela, Paulo Conrad, as abelhas nativas sem ferrão exercem um papel importante na preservação da biodiversidade da flora. “São elas que fazem a fecundação da maioria das nossas espécies de plantas”, afirma. “Com a chegada das abelhas com ferrão para produção de mel, estas em muito auxiliaram na tarefa e ocuparam o espaço, enquanto a maioria das espécies nativas sofriam com o processo de extinção em virtude das derrubadas de mata, lavração do solo, uso de defensivos agrícolas e fogo, além da falta de espaço para sobreviverem livremente na natureza”, esclarece.


  Conrad afirma que hoje, entretanto, há um chamado pela preservação. “Muitas pessoas já sabem como criá-las e mantêm pequenos criatórios em suas propriedades”. Para incentivar ainda mais esta prática, colaborando com os interessados em conhecer as espécies e as técnicas de manejo e montar pequenos meliponários em suas propriedades, a entidade abordará o assunto durante a feira deste ano. O estande da meliponicultura, ou criação de abelhas sem ferrão, estará localizado junto à área institucional da Emater/RS-Ascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário