Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PAIXÃO PELAS ABELHAS NATIVAS

Gostaria de compartilhar com todos os meus amigos meliponicultores as minhas experiências com as abelhas nativas e como esta paixão começou.

Tudo começou quando meu sogro no ano de 2007 trouxe de uma obra de construção uma caixinha de madeira que tinha colocado algumas abelhas jataí que tinha tirado de um muro ele sem experiência e sem conhecimento colocou algumas abelhas e veio também um pouco de cera na caixa e provavelmente deixou a rainha morrer junto com todos os discos de cria, aconteceu depois de alguns dias as abelhas abandonaram a caixa e ela ficou esquecida por aproximadamente 8 meses. E em novembro de 2009 minha sogra me alertou que a caixa que meu sogro trouxe da obra as abelhas tinha voltado, ela me incentivou a buscar conhecimento sobre estas abelhas que eu nunca tinha ouvido falar, e nesta busca foi a onde a paixão começou. Hoje juntamente com ela criamos jataí e irai.

Aqui estão algumas fotos que tiramos tentando remover algumas pedras pesadas e grandes de uma calçada de um casa de um amigo em campo grande para poder transferir 2 enxames de irais e 1 de jatai.


Olha o tamanho desta pedra deu trabalho mais conseguirmos



As abelhas jatais se mostram valentes e mordem nossa pele

Os discos de cria com a rainha juntamente com os potes de mel e polém na caixa


Conseguirmos fazer a transferência de 2 enxames de jataí de uma obra e uma mirim pena que não tirei foto pois a maquina digital não estava disponível. Eu como iniciante tenho aprendido com meus amigos do ABENA e da AME-RIO, desculpem pelo alguns erros cometido, mais sei que vou chegar lá.

Um grande abraço para todos.

Christiano Figueira

Um comentário:

  1. Amigo Cristiano,todo começo é assim...não se nasce sabendo,a experiência vem com o tempo...o mais importante você já tem...que é o amor pelas abelhas,mas você verá que esse amor só vai aumentando...e quando você percebe,seu principal assunto,são as abelhas nativas...

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir