Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 29 de junho de 2010

Um alimentador que nem Freud explica.

Abenautas e Associados da AME-RIO

Depois do Congresso em Cuiabá, finalmente conseguimos fazer a reunião mensal da AME-RIO, prevista para Junho de 2010. Dia festivo. dezenas de pessoas, todos meliponicultores, associados, abenautas, visitantes.... enfim, uma bela "confusão".

Começando pelos mais de 20 carros, mal estacionados....no amplo local, que guarnece o meliponário-escola.
Com todos já sentados, foram dadas as boas vindas pelos diretores e as atividades começaram.
Esse que esta em pé, batendo a foto é o Flauhaben, nosso associado, que trouxe duas colônias de jataís que participaram de manejos pelo grupo. O Wilson Pinho, cientista, professor e meliponicultor adquiriu o boné abena, vendido a preço de custo, já pensando em aproveitá-lo na torcida pela Hexa do Brasil. Ao seu lado temos o Gesimar, sentado, e o Antônio Dórea, meliponicultor que possuí várias mandaçaias, uruçus amarelas e scutellaris. Em pé estão os nossos três fotógrafos, o Flauhaben já vimos anteriormente, faltou mencionar o José Winckler e o Carlos Ivan, este profissional do jornal O Globo. 
Enxame de mandaçaias, trazido pela abenauta Iris, de Petrópolis, enxame muito fraquinho, que foi adquirido pela associada há aproximadamente dois meses. Abrimos o invólucro e, vejam, será necessário dar um disco de cria nascente e mais um pouco de cera de invólucro, para tentar salvar a colônia. 
"Esta figa", que aparece na foto, é bem interessante pois, é um "candi alimentador", feito de mel e farinha de soja. Realmente, foi comprovado que as abelhas o estão roendo. Apesar disto os potes de mel estão vazios, vamos tentar, além dessa alimentação sólida, uma alimentação líquida também. Se a Iris não ficar embaraçada com nossa brincadeira, bem que ela poderia nos dar as dicas desse seu "interessante" alimentador, quem sabe possamos aproveitá-lo, mudando seu "formato fálico", naturalmente. 
Enxame forte de Jataí que o Flauhaben trouxe, ele mesmo faz o manejo para o grupo analisar. Uma bela caixa... mas, de pouca eficiência, as gavetas só saíram depois de quebradas. O tamanho do ninho também está mal dimensionado, sua altura reduzida não permite ao enxame adquirir todo o potencial  da espécie, poderia ser um ninho com 18 cm de altura, com uma população pelo menos com o dobro das abelhas e naturalmente mais potes de mel, vejam as fotos abaixo. 
Em agosto o Flauhabem vai transformar esta caixa em "vertical", onde hoje está a melgueira, será o ninho e onde está o ninho, será a melgueira. E as abelhinhas vão sair deste aperto, desnecessário. 
Outra visão da caixa de Jataís do Flauhaben.
Excelente palestra do Wilson Pinho, feita após o almoço, realmente foi bastante interessante, conseguiu manter a atenção de nossos associados, mesmo depois de uma lauta refeição, não conseguimos flagar ninguém dormindo.

Pedro Paulo Peixoto

Presidente da AME-RIO

2 comentários:

  1. Pedro Paulo,

    Recebi a informação que esse blog não esta aceitando comentários,

    Um amigo anônimo,

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário,

    Nesse Blog comentários são sempre benvindos.

    Redator

    ResponderExcluir