Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

domingo, 20 de junho de 2010

Projeto “Doce Biodiversidade”


Amigos da AME-RIO e Abenautas,

Passeando na internet, encontrei uma matéria que definitivamente chamou minha atenção, principalmente por uma caixa de abelhas recoberta de isopor, assunto bastante discutido nestes últimos dias no Grupo Abena e pelo título da matéria "aulas de preservação". 
Aulas de preservação no Morro do Céu 
O Centro de Educação Ambiental Morro do Céu foi o local de encontro escolhido para debater o meio ambiente. Palestras sobre educação humanitária e o bem-estar dos animais foram ministradas pela ambientalista Zeta Machado. O biólogo Allan Collodeu palestrou sobre a biodiversidade das abelhas nativas.
Em torno de mil alunos do ensino fundamental do município de Criciúma passaram por ali, e a cada visita, uma nova descoberta. “Percebemos que muitos desconheciam certas realidades, informou o biólogo Allan. 
Vídeos mostraram a realidade vivida por animais e plantas. “Eles são seres vivos como nós, não devemos tampar os olhos para esta realidade”, destaca. Eles não só receberam noções teóricas, como também visitaram a mata e puderam observar as abelhas e a importância delas para o ecossistema.
Vejam melhor a matéria na Tribuna Net.

Como eu gostei da matéria, pesquisei mais sobre o Centro de Educação Ambiental do Morro do Céu e cheguei a uma matéria sobre o:

Projeto Doce Biodiversidade”

O CEIPAC (Centro de Estudos Integrados e de Promoção do Meio Ambiente), em parceria com a FAMCRI (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), vem desenvolvendo o projeto de educação ambiental da entidade, chamado "DOCE BIODIVERSIDADE".
Com esse projeto o CEIPAC pretende despertar nos cidadãos a compreensão de suas relações com o meio em que vivem e assim, ajudá-los a construírem uma sociedade melhor.

Por serem seres fundamentais à promoção da biodiversidade no Planeta Terra, o CEIPAC utilizará como instrumento principal as abelhas sociais nativas do Brasil, cultivadas no MELIPONÁRIO instalado no Parque Morro do Céu
.
E o melhor que descobri é que um dos mantenedores do Meliponário e que participou diretamente da idealização do projeto é amigo nosso e foi um dos criadores do ABENA.
Nosso amigo entrou em contato comigo e disse que não tem qualquer interesse em promoção pessoal e preferia não ter seu nome divulgado, portanto, muito a contragosto, retirei o seu nome e todas informações pessoais dessa postagem.

De qualquer forma, obrigado Amigo, continue assim, protegendo e incentivando todos os que querem proteger o Meio Ambiente.

Um comentário:

  1. Sua mulher não gostou do zumbido das abelhas, vai gostar menos com vc postando matérias pela madrugada, kkkk.
    Só uma correção, o Jean é o fundador, a bucha da moderação ele passou pra gente..... assim é mole, mas eu dou valor a ele !
    Projeto interessante, merece ser replicado.
    Um projeto de divulgação da atividade no Rio de Janeiro visitou justas duas escolas durante um ano..... nunca mais perguntei !!! :-((((

    Bom Domingo !

    ( Antes que falem, estou levando gente no aeroporto !!! )

    ResponderExcluir