Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MELIPONICULTURA NA FLORESTA DA TIJUCA

 Hoje vou mostrar como o pessoal da Floresta da Tijuca tem interesse pela Meliponicultura e a conservação dos bens florestais.
A postagem é sobre o salvamento de dois enxames em perigo, que Matheus e sua equipe realizaram nas dependências de um parque recreativo próximo ao centro de visitantes da Floresta da Tijuca.

A história inicia quando a equipe de guardas da Floresta percebeu a existência de um grande enxame de trigonas sob uma das churrasqueiras. Como as informações sobre meliponicultura ficaram mais disseminadas após o projeto do Meliponário na Floresta, acho que todos ficaram mais sensibilizados e alertas pelo tema.

 Essas abelhas na churrasqueira são da mesma espécie que a Júlia observou sobre o Araribá durante o inverno.

Assim que eu soube da existência do enxame, ainda durante o inverno, procurei nas diversas visitas de manutenção que fiz ao meliponário da Floresta da Tijuca, acompanhar a movimentação e o comportamento do enxame. Acabei percebendo a existência de mais um enxame em outra churrasqueira próxima, eram abelhas Jataís.

Conforme o tempo foi firmando e a temperatura subindo, notei na sequência de visitas que fazia ao parque, que os dois enxames corriam perigo. Na falta de outras churrasqueiras vagas, as churrasqueiras com as abelhas começaram a ser cotadas pelos visitantes, apesar da revoada que as abelhas faziam. 
Aí que as coisas começaram a ficar feias.
Não é possível ficar tomando conta de todos os grupos de visitantes ao longo de todo o tempo de permanência. Espera-se dessas pessoas o mínimo de civilidade, ou de consciência ecológica, afinal a mensagem ecológica é bem disseminada por todas as mídias. O mundo hoje em dia é bem conectado tanto para uma criança de 5 anos de idade como para um idoso.
Pois bem, presenciei pelo menos dois finais de ataques do bicho homem aos dois enxames.
Desculpem a crítica, mas esses pseudos adoradores de natureza, que procuram o aconchego de um espaço paradisíaco como a Floresta da Tijuca para passar um fim de semana com a família ou com os amigos, conseguem atacar as pobres abelhas.
Uma vez cheguei e havia uma tocha ainda fumegando enfiada dentro da entrada de um dos enxames. Tocos de madeira, pedaços de carvão privando a entrada das abelhas. Vi de tudo.

Matheus e outros também ficaram indignados com a atitude dos visitantes. Infelizmente quando percebemos esses ataques, os responsáveis já não estavam presentes para serem autuados. Sugeri a equipe da Floresta fazer uma identificação no local de cada enxame, de forma a conscientizar quem fosse utilizar a churrasqueira, mas no final a solução foi bem mais adequada !!! Resgate !!!

Segue abaixo a série de fotos que Matheus e sua equipe fizeram do resgate dos dois enxames.
O primeiro enxame, estava instalado sob a lateral de uma churrasqueira. O trabalho foi duro para a equipe da Floresta, pois foi necessário quebrar a base de cimento para se ter acesso ao enxame.
Não sei como o Matheus e sua equipe conseguiu, pois estas abelhas formavam uma nuvem espessa quando incomodadas, e bombardeavam todos que chegavam perto com resina.
Estas abelhas são muito interessante pois parecem dois tipos diferentes em um mesmo enxame. Haviam alguns indivíduos claros e bastante parecidos com a Trigona fulviventris, a entrada do ninho também é muito parecida com a dessa abelha. E outros indivíduos de abdomen escuro.
Identificação de abelhas não é tão fácil assim, dentro da associação houve dúvida em relação a nomenclatura. O negócio é coletar os espécimes, tanto das abelhas claras, como das escuras, e enviar para para especialistas taxonomistas.
Voltando ao assunto das abelhas da churrasqueira, se fosse colocar algum nome provisório foi sugerido Trigona fulviventris aff., mas o melhor será esperar a identificação correta.
Quem quiser se aventurar na identificação, seguem algumas fotos dessas abelhas!!!

 

 




..... Bem, continuando a apresentar as fotos feitas pelo Matheus, temos um espetacular involucro do tamanho de uma bola de futebol. Olhem como foi preciso abrir caminho através da parede da churrasqueira para retirá-lo por inteiro sem injúrias. O pessoal foi bem cuidadoso até neste aspecto !!
Conforme relato do Matheus, o enxame convivia harmoniozamente com formigas vermelhas, e cupim ... tudo dentro do mesmo buraco !!!!
Abaixo a Rainha, nas mãos do salva vidas de abelhas sem ferrão ...
Mais um close a Rainha em outra perspectiva !!!
Olhem o baita do ninho com discos !!! Comparem com o tamanho das mãos.
Agora o enxame dentro de uma caixa com bastante resina coletada e espalhada pelas paredes.
Corretamente a caixa foi colocada próximo a entrada original para resgatar as campeiras até à noite.
Essa já é a caixa no meliponário.
Rapidamente elas já refizeram a entrada com sua abertura característica !!!
A equipe do parque está de parabéns !!!
A turma não perde tempo e alguns dias depois foi a vez de salvar as Jataís da outra churrasqueira.
Olhem onde elas se meteram, bem na rachadura !!!
Na posição em elas se encontravam, bem na frrente da churrasqueira .... não tinham chance nem de se defenderem quando havia churrasco, o pito sumia até sem querer .... num esbarrão com as pernas do churrasqueiro!
Apesar de menores, as jataís não deixavam os salva vidas de abelhas em paz ... uma camisa serviu de proteção !!!
Gente, reparem como as danadas se escondem bem !!! Olhem o tamanho do estrago que foi feito para resgatá-las !!!
E o rombo foi sendo feito, e mais e mais ... cadê elas ??
Parece uma câmara das pirâmides !!! Lá no interior deste baitão de espaço, bem no meio, um invólucro de Jataís !!!
E todo ele foi então facilmente acessado e retirado daquela casa imprópria !!! Cabia em uma palma de mão, mas é um enxame valente !!!
Foi logo acomodado dentro de uma caixa racional !!!
E mais uma vez, a caixa ficou no local do salvamento até as campeiras retornarem !!!
Um pouco de cera para ajudar na manufatura do pito, e ....
Tudo foi para um local mais adequado ... o meliponário da Floresta da Tijuca
Reparem bem como as danadas são trabalhadeiras !!! Logo, logo, um pito novo. Desta vez, protegido !!!

 A Turma do Matheus está toda de parabéns. O espírito de cuidado e proteção a este importante instrumento de polinização das florestas está vivo entre a equipe da Floresta !!!
As abelhinhas foram devidamente resgatadas e salvas. 
Agora as churrasqueiras estão livres para os visitantes menos "cuidadosos".
PARABÉNS A TURMA DA FLORESTA E SEUS ADMINISTRADORES !!!

Medina


Um comentário:

  1. Mais uma grande vitória p/ a Natureza da "nossa", Floresta da Tijuca!! E confesso ,...sempre mto mais feliz em saber q, nessa missão, proporcionamos a possibilidade na continuidade da VIDA... p/ essas 2 colônias de abelhas SEM FERRÃO!!! Ap
    roveito p aqui agradecer a toda equipe de Monitores Ambientais, os quais, sempre estão se predispondo p me auxiliar em questão de ABELHAS(Vêspas, Marimbondos e etc...) ,chegam até a "brigar"(Briga BOA!!!rs) entre eles(acreditem), no instante da definição de quem irá para missão!! Para evitar conflitos..rs.. ,choros snif,snif :(..rs.. , dessa vez, resolvi escalar todos eles p o apoio no resgate das ABELHAS!!! Bôra Jagunçaaada !!! rs... Ass: Matheus Mattos
    Quero tbm, agradecer a AME-Rio e em especial a Medina,o qual sempre está zunindo...zzzzzz.zz.zzz no meu ouvido em socorro as abelhas..rs.. Obrigado de coração!!

    ResponderExcluir