Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sábado, 27 de outubro de 2012

Aniversári​o de Faleciment​o do nosso mestre Pompílio

Hoje, dia 27/10/2011, portanto há um ano, o nosso querido Pompílio Vieira de Souza deixou-nos para integrar a Federação Celestial dos Defensores das Abelhas, onde estão os grandes mestres da meliponicultura e da apicultura brasileiras e mundiais.
Durante o tempo em que esteve entre nós, cumpriu um amplo trabalho em prol das abelhas, sendo portanto dono de um rico e extenso currículo, conforme a CBA descreve na publicação da revista Mensagem Doce nº 114 da APACAME, que se encontra adiante transcri
ta.

Ao ensejo, nós da AME-RIO manifestamos nossa alegria por tê-lo como mestre.

Diretoria da AME-RIO.

In Memoriam

POMPILIO VIEIRA DE SOUZA - 1937/2011



O Associativismo Apícola Brasileiro perdeu um de seus maiores ícones neste 27 de outubro de 2011, gaúcho de São Borja, Médico Veterinário, há mais de 70 anos vinha atuando no associativismo e dedicando-se com muita devoção, respeito e amor pelas abelhas, realizando palestras e cursos de Apicultura.

Participou, entre várias fundações: Confederação Brasileira de Apicultura, Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Federação Apícola do Rio de Janeiro (FAERJ) e várias associações nas diferentes regiões do Brasil.

Foi fundador e Diretor Presidente da Revista Abelha Rainha a Voz do Apicultor, e recentemente foi eleito Presidente da AME-RIO, Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro.

Durante muitas gestões foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, presidente da FAERJ e representou a Confederação Brasileira de Apicultura no Congresso Internacional da APIMONDIA em Beijim na China em 1993, oportunidade que levou vários brasileiros para conhecer a apicultura daquele País.

No ano de 1995 organizou uma comitiva de mais de 20 brasileiros para participar do Congresso Internacional da Apimondia em Lausanne na Suíça, depois do congresso foi realizada viagem de turismo e visitas técnicas durante 15 dias.

Foi nomeado, pela resolução SEAAPI Nº 584 DE 31 DE AGOSTO DE 2004, membro da Câmara Setorial Estadual de Apicultura do Conselho Estadual de Política Agrícola e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro.

Lançou o Dicionário de Apicultura- "ABC do Apicultor": 1ª edição em 2000, no Congresso Brasileiro de Apicultura de Florianópolis, 2ª edição em 2002 no Congresso Brasileiro de Apicultura de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e 3ª edição em 2010 no Congresso Brasileiro de Apicultura em Cuiabá,MT.

Pompílio foi um verdadeiro devoto às causas da apicultura, acolhendo a todos os apicultores e mestres, incentivando agremiações a se espelharem na organização das abelhas.

Deixa um grande legado de ensinamentos, companheirismo e liderança, oportunizando para muitos apicultores um maior conhecimento na lida com as abelhas, presenteou a muitos os Dicionários de Apicultura "ABC do Apicultor", realizando o sonho em sempre ser útil.

DIRETORIA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário