Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Próxima reunião da AME-RIO, dia 20 de outubro, será no Campus Fiocruz Mata Atlântica

Amigos da AME-RIO e Internautas,

A nossa reunião mensal, de outubro, dia 20, se realizará no Campus Fiocruz - Mata Atlântica, na Colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá - RJ.

A nossa associação está firmando uma parceria com a Fiocruz e nesse local a Fiocruz está nos oferecendo um espaço para implantarmos um Meliponário Escola. Nesse meliponário poderemos capacitar, tanto os novos associados, como os produtores rurais dos arredores do Parque da Pedra Branca, atendidos pelo programa PROFITO, daquela entidade. Esse programa prevê o cultivo orgânico de fito-terápicos nativos nessa região e os responsáveis pelo programa pretendem implantar também a meliponicultura, como meio de agregar outras fontes de renda, que sejam compatíveis com a produção nos arredores de um parque de preservação natural.
O Campus Fiocruz - Mata Atlântica está localizado em Jacarepaguá, junto ao maciço da Pedra Branca e ocupa parte da área anteriormente pertencente à Colônia de Alienados Juliano Moreira, é uma área com vegetação abundante e, com certeza, será excelente para as nossas abelhas.
Com a marcação de nossa reunião para o Campus Mata Atlântica, a reunião prevista para o Parque da Pedra Branca deverá ser transferida para o mês de novembro, provavelmente, a confirmação será feita tempestivamente.

Nossa programação para essa reunião será a seguinte:

1 - Apresentação sobre as parcerias com os Parques Naturais Municipais de Marapendi, Chico Mendes e Bosque da Barra, a reintrodução de abelhas sem ferrão, nessas áreas e o levantamento das abelhas nativas desses parques.
2 - Apresentação do projeto PROFITO e dos seus objetivos e da estratégia de agregar a meliponicultura em um projeto de cultivo orgânico de fitoterápicos em áreas de preservação  permanente e contíguas.

3 - Visita guiada ao local onde deverá ser implantado o Meliponário Escola e uma sala de manejo e atendimento aos associados.
4 - Colocação de iscas PET na área da Fiocruz, com a intenção de fazer o levantamento das espécies de abelhas nativas na área.

INSCRIÇÃO:

A reunião é para os associados da AME-RIO, mas está aberta para todo aquele que se interessar na preservação e cultura das abelhas sem ferrão, qualquer pessoa está convidada a participar de uma de nossas reuniões, para nos conhecer e conhecer um pouco sobre abelhas sem ferrão. 

Os meliponicultores e aficionados de fora do Rio de Janeiro, em visita ao nosso estado, são especialmente convidados a nos conhecer e a dividir conosco um pouco de sua experiência. Por favor entrem em contato conosco pelos telefones  9766-5078 e 9984-9764 ou enviem um e-mail para redator@ame-rio.org.

DATA e HORÁRIO:

Dia 20 de outubro de 2012, de 9:00hs às 16:00hs.

LOCAL:

Campus Fiocruz - Mata Atlântica
Av. Nsa. Senhora de Fátima, s/n (altura do 1746, utilizando a informação do Google Maps) 
Colônia Juliano Moreira - Taquara - Jacarepaguá
Rio de Janeiro - RJ

A explicação de como chegar está no final dessa postagem.

ALIMENTAÇÂO:

Como o local da reunião é razoavelmente afastado, vamos fazer um pique nique (como o realizado no Parque da Tijuca). Solicitamos que cada participante leve um pequeno farnel e uma bebida.

TRANSPORTE

O local é servido pela linhas de ônibus:
   762 - Colônia - Madureira;
   808 - Colônia - Joatinga  (Via Barra Sul);
   831 - Colônia - Joatinga  (Via Barra Sul);
   832 - Colônia - Joatinga  (Via Rio Centro);

Todas as linhas chegam até a Av. Adauto Botelho, na altura do número 530, está a esquina com a Av. Nsa. Senhora de Fátima, tem uma parada de onibus, depois tem uns 15 minutos de caminhada, pela Nsa. Senhora de Fátima, mas se ligarem para os telefones 9766-5078 e 9984-9764, iremos tentar conseguir uma condução para apanhá-los na esquina daquelas ruas.

ATENÇÃO: Estamos pensando em alugar uma VAN, mas o aluguel da VAN vai depender da quantidade de pessoas interessadas por isso, por favor liguem confirmando o interesse, pelo telefone: 9766-5078, até a terça feira da semana que vem, dia 16.

COMO CHEGAR:

- Da Taquara, até a Colônia Juliano Moreira, pegar a Estrada Rodrigues Caldas. 
- Na altura do número 2051 vai ter o Pórtico de Entrada da Colônia Juliano Moreira
- 100 metros depois da entrada da Colônia, seguindo sempre em frente, começa a Av. Adauto Botelho, siga por ela.  (A estrada Rodrigues Caldas vira à direita).
- Na altura do número 530, da Av. Adauto Botelho, tem a esquina com a Av. Nsa. Senhora de Fátima (entrar à direita na Nsa. de Fátima),
- Seguir em frente pela Nsa Senhora de Fátima, por cerca de 900 metros e vamos chegar à entrada do Campus Fiocruz - Mata Atlântica

ATENÇÃO, a numeração constante desta postagem foi retirada o Google Maps, são números aproximados e é provável que vocês não vejam nenhuma casa com os números informados.


Póritico de Entrada para a Colonia Juliano Moreira, 
na altura do número 2051 da Av. Rodrigues Caldas

Primeira esquina dentro da Colonia Juliano Moreira,
Vamos seguir em frente

A partir daqui, estamos na Av. Adauto Botelho
Vamos seguir pouco mais de 500 metros por ela.

Seguir em frente....só vamos entrar a direita quando encontrarmos uma rua pavimentada.

Continuar em frente, esta rua também não é pavimentada...

Continuar em frente

Continuar em frente mais um pouquinho, mais 80 metros e vamos virar a direita,

Chegamos a esquina da Av. Nsa. Senhora de Fátima
Aqui tem a paradasdos ônibus ( Linhas 762 , 808, 831 e 832)

Precisamos entrar à direita, na Nsa. Senhora de Fátima.

Agora é só seguir em frente por pouco mais de 900 metros.

Vamos passar uma ponte.

Acho que estão construindo um condomínio do lado esquerdo...

Mas nós continumamos em frente, lá no fundo já dá para ver a entrada do Campus

Barreira na entrada do Campus. Fiocruz - Mata Atlântica

Campus Fiocruz - Mata Atlântica
Seguir pelo lado direito e estacionar na parte de trás do prédio.

Vista do estacionamento

A entrada do prédio está no lado esquerdo.

Entrada do Prédio do Campus Fiocruz - Mata Atlântica

Imagem do Google, mostrando o trecho que percorremos da entrada da Colônia Juliano Moreira até o Campus Mata Atlântica.
Nessa imagem podemos ver que na área tem bastante vegetação, quem diminuir o zoom vai ver que tem muito mais.

Aguardamos os associados e amigos.

Um abraço,

José Halley Winckler

Nenhum comentário:

Postar um comentário