Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Enawenê-Nawê e as Abelhas sem Ferrão

 Esta postagem foi feita pelo Facebook Ethnobeeology
 É de um seguidor da página da AME-RIO no Facebook. Ele revela no texto a importância das abelhas sem ferrão na vida dos índios ENAWENÊ NAWÊ do Mato Grosso.

Os Enawenê Nawê no Brasil são um povo com grande conhecimento e respeito por muitas espécies de abelhas. Mel de abelhas sem ferrão e peixes são os components principais de sua dieta (eles não comem carne vermelha). Eles e outros dizem que as barragens hidrelétricas (mais de 75) a serem construídas no Rio Juruena irão interferir com a sua tradicional pesca e coleta de mel.
Saiba como ajudar a situação aqui http://www.survivalinternational.org/tribes/enawenenawe/

Leia abaixo trechos do conhecimento tradicional sobre as abelhas sem ferrão (Apidae: Meliponina) usados pela tribo Enawenê-Nawê no oeste Brazil.J Ethnobiol Ethnomed. 2008; 4: 19. De autoria de Gilton Mendes dos Santos e Antonini Yasmine.

". .. As abelhas sem ferrão e seus produtos representam um dos principais recursos naturais conhecidos os Enawenê-Nawê. O mel é um dos produtos naturais mais apreciados na cultura Enawenê-Nawê. Cada coisa saborosa que os índios provam é comparado ao mel:." Maha ikyari! "-" mesmo como o mel! "-. se costumava dizer.
 Questionado por um repórter durante um jogo indígena no Brasil sobre a fonte de força dos homens da tribo, uma Nawe imediatamente respondeu que vem do mel. Dada a importância deste alimentona dieta .... mel de abelhas sem ferrão produz 4,53 kcal / kg, tornando-se suficientemente calórica. "

"O Enawenê-Nawê definem diferentes estruturas da colmeia. Por exemplo, a entrada do ninho é chamado iuxi, os potes de mel são chamados enolone maha, os favos utilizados para reprodução são chamados enesehi, eo batume é chamado edetera, etc As larvas, pré-pupas e pupas são chamadas indistintamente dioa (criança). No entanto, a pupa (antes de emergir a partir da célula) é referido como enolone, e as abelhas adultas são referidos como elalaykira ".

"Os Enawenê-Nawê identificam cada espécie de abelha, associando sua morfologia com características sociais e ecológicos, tais como o lugar da estrutura dos seus ninhos, seu comportamento, os hábitos alimentares, a quantidade e o sabor do mel. Neste trabalho, citamos 48 espécies diferentes ..... todos do Meliponina sub-tribo ".
Interessante são os nomes tradicionais dados por eles as abelhas:
Koretosero – Kulata – Layrihi – Lokorihi – Loleylala – Lorese – Losewirara – Mayri – Natawane – Tahadodoya – Tahõhõ – Talaxawayri – Talokixita – Tariwase – Tawowene – Tayrikeytowa – Wareware – Wawixi – Waykywane – Wilalakowri – Woyawayoko – Yamayriri – Yawaloeta – Yolodoata - Yolotare ou Loreseri
 

"De acordo com os Enawenê-Nawê, no passado mítico, todas as espécies das abelhas sem ferrão costumavam viver em uma árvore gigante, que era muito grosso e alto. Nele, todas as abelhas fizeram seus ninhos. Algumas espécies usadas para viver na parte baixa, e outros viviam na parte superior da árvore.  A partir de então, elas se espalharam-se e começou a viver no mato. O gênero Apis, mais tarde conhecido por eles e genericamente denominada como telelori, foram, de acordo com sua origem , doadas por uma entidade celestial como um de seus xamãs. "
 (abro um parênteses aqui ... O Xamã tem nome : Kerr)

"O índio encarregado como coletor de mel procura as árvores mais velhas e mais grossas para garantir a presença de abelhas. Um toque com as costas da faca grande no tronco ajuda a agitar as abelhas e atraí-los para fora, tornando mais fácil a sua identificação. Outro bom indicador de que uma colmeia está presente é a presença de um pequeno pássaro chamado xokwi. É um consumidor inseto ansioso, mas as cores da sua pluma mistura-se com o verde da floresta, tornando-o difícil de detectar. No entanto, um coletor experiente ouve seu canto, que os Enawene- Enawene acreditam ser: "É aqui!", em referência à presença de abelhas.
Em um dia médio de coleta, os homens encontraram quatro ou cinco colméias de abelhas sem ferrão, que, em média, produzem 2-3 kg de produto por aproximadamente cinco horas de trabalho. "
 Os Enawenê-Nawê normalmente adicionam água no mel, para a obtenção de uma solução (hidromel) que eles chamam de mala. Eles também usam o mel para adoçar bebidas e comer com certas frutas, especialmente o buriti (Mauritia flexuosa).
Dentre muitas citações do trabalho original, escolhi esta espécie: 

Trigona dallatorreana

Nome Enawenê Nawê - Irikayti
Nome Popular: Tu

Trigona braueri

Nome Enawenê Nawê - Irikayti
Nome Popular: Abelha Cachorro



De acordo com a Enawenê-Nawê, estas duas espécies de Trigona são consideradas como sendo uma. Suas colmeias geralmente penduram a partir de árvores, ligados à árvore unicamente pela parte superior dos ninhos. As abelhas são um pouco agressivas. O pouco de mel que elas produzem é altamente valorizado pela Enawenê-Nawê.
  Trabalho completo:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2562997
Medina 

Um comentário:

  1. Um excelente trabalho sobre os indios Caiapós, sugere que além de extrativistas, estes índios também algumas vezes também incentivam a atração de um enxame para perto de si, utilizando buracos de tatu com pedaços de madeira seca .

    http://journals.fcla.edu/flaent/article/view/57745/55424

    ResponderExcluir