Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O DOCE SABOR DE UMA CRIAÇÃO





Tudo começou a pouquíssimo tempo atrás, quando decidi fazer uma visita a fazenda de meu tio, que já foi meliponicultor. Nós estávamos conversando sobre carros, quando no escapamento do carro do meu primo, começou a chegar milhares de abelinhas amarelinhas. Meu conhecimento sobre estas pequenas, singelas e amarelas, era muito pouco, quase nada. Ele começou com um papo de que ia colocar uma caixa isca e tal, e eu o ajudei (ainda não entendia nada), comecei a gostar dessas pequenas quando comecei a preparar a isca e vi elas entrando, meu tio disse que eu tinha jeito para aquilo.

No outro dia em casa, lembrei que havia um poste com estas mesmas (a jataí), preparei uma pequena garrafa meio escura, só com cera e coloquei perto delas. Depois de algumas horas fui visitar e vi que elas estavam transportando minha cera para sua colônia. Todo dia era o mesmo procedimento, até que depois de 2 semanas sem conseguir pegar, fui a internet(a AME-RIO) para descobrir como se faz do jeito certo uma isca,.aprendi e comecei a fazer, estava quase dando certo só que apareciam catadores de garrafas pet e as levavam, eu quase conseguia e acontecia isso, depois eu coloquei a isca em uma árvore a 5 metros da colméia, e elas iam lá. Alguns dias, quando eu ia ver minha isca, chovia muito e eu me molhava bastante, minha isca também! Eu sempre pegava um resfriado, uma vez até consegui pegar, mas foi invadida por abelhas apis, que eu detectei o ninho e chamei apicultores para retirá-lo!

Hoje com muito esforço tenho colônias desta espécie (jataí)
e posso dizer que minha vitória tem sabor de mel!

E sou o mais novo colaborador deste maravilhoso site, que todos nós adoramos!

Grande e fiel abraços, a todos!

Elvis Oliveira

Nota da Redação:


Elvis Oliveira tem 12 anos e é apaixonado por meliponicultura. É da região do Pantanal e gosta muito de abelhas Jataí, brevemente estará postando, em nosso site, fotos de suas abelhas e nos contando mais um pouco de seu dia a dia e da forma que maneja suas abelhas.

Em nome de todos os colaboradores do site da AME-RIO, oferecemos boas vindas ao Elvis.

2 comentários:

  1. Olá amigo Elvis,

    seja muito bem vindo à esse maravilhoso mundo das abelhas nativas,com certeza você será um dos responsáveis por divulgar ,e levar à frente essa atividade tão prazeirosa.

    Te desejo sucesso,e que seu amor pelas abelhas nativas,só aumente com o passar dos anos...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado,somos eternamente privilegiados por recebermos as pequeninas aqui em nosso pais,especialmente,vamos agradecer preservando cada vez mas as asf! muito sucesso com suas asf,um abração!
    Elvis Oliveira

    ResponderExcluir