Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

sexta-feira, 15 de abril de 2011

AME-RIO busca parceria para divulgar ASFs

No dia 07 de abril, o presidente da AME-RIO, Pompilio Vieira, acompanhado pelo vice-presidente, Andreas Dako, e pelo secretário Carlos Ivan, cumpriu um compromisso muito importante e que pode trazer boas notícias para a Melioponicultura em nossa região.

Vocês conhecem a FAETEC?

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), oferece educação profissional gratuita, em diversos níveis de ensino, à população do Estado do Rio de Janeiro. Criada em 10 de junho de 1997, a Fundação reúne Escolas Técnicas Estaduais; Unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Industrial e Comercial; Institutos Superiores de Educação e Tecnologia, e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante.

A estrutura de ensino da FAETEC apresenta de modo primordial a educação técnica como um pilar relevante na formação do indivíduo. Sendo assim, o aluno pode optar por uma gama variada de 40 cursos técnicos integrantes de distintas áreas, nas quais pode-se ressaltar as destinadas ao segmento de saúde, como Enfermagem e Patologia Clínica; gestão, Administração e Contabilidade, e Comunicação, Propaganda e Marketing e Design Gráfico.

Em nível superior, também são oferecidos inúmeros cursos, entre eles, os de Tecnologia em Sistemas de Informação, Gestão Ambiental, de Produção de Polímeros e Gestão em Construção Naval e Offshore.

Também são oferecidos diversos cursos de Técnias Agrícolas e Ciências Agrárias.

Pois a Diretoria da AME-RIO se reuniu com a direção e professores de Técnicas Agrícolas da Escola Estadual de Ensino Fundamental República, esta escola faz parte da FAETEC - Unidade de Quintino. A Escola República está localizada no Bairro de Quintino Bocaiúva, à rua Clarimundo de Melo, 847. 

Esse encontro atendeu o convite da Inspetora Júlia Galheigo, que  também é associada da AME-RIO e visa a criação de uma parceria de formação e ensino de Meliponicultura para os alunos. Outro objetivo é a instalação de um meliponário na Escola, com espécies da região, Jataí (Tetragonisca angustula), Iraí (Nannotrigona testaceicornis) e Mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides).

Já nessa primeira reunião foi acordada a realização de  uma palestra para os alunos de técnicas agrícolas, apresentando as abelhas sem ferrão junto com caixas povoadas.

Da reunião participaram a diretora Monique, com os professores da matéria (que estavam presentes na escola nesse dia) Andrea, Raul, Pedro e a inspetora Júlia, para os primeiros contatos. 

Andreas, Pompílio, Júlia, Andrea, Raul e Pedro

Após a reunião a comissão da AME-RIO foi convidada a visitar as instalações da escola, onde foram encontrados alguns ninhos, dois de jataís e um terceiro de uma abelha que não foi identificada. 




A visita também se estendeu ao local onde poderá ser instalado um meliponário na escola.



Nossa diretoria deixou a escola entusiasmada e já com uma visita agenda à Guapimirim, onde os professores, irão conhecer o Meliponário Escola e as abelhas mantidas por nosso associado Pedro Paulo Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário