Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Instalação do Meliponário do Parque Chico Mendes

Amigos da AME-RIO,


Hoje eu  vou contar alguma coisa, de como se deu a instalação das primeiras colônias do Meliponário no Parque Chico Mendes. 


Depois daquela primeira visita, que descrevi na postagem anterior, mantivemos contatos constantes com a Coordenação do Mosaico de Áreas Protegidas do Rio de Janeiro e no dia 4 de junho de 2012 a AME-RIO recebeu o sinal verde do Mosaico Carioca, para a efetivação de nosso acordo com os parques. No dia 7 de junho, enviamos nossa proposta formal de Parceria com o PNM Chico Mendes e também com o PNM de Marapendi.

A partir daí, passamos a conviver com a ansiedade da Maíra, que queria ver as abelhas instaladas nos parques o mais rápido possível. Mas ela entendeu quando expliquei que trabalhar com abelhas, não é o mesmo que pegar um cachorrinho numa loja PET e levar para casa na mesma hora, era preciso ter os suportes preparados para receber as colônias, as colônias teriam que ser escolhidas e revisadas, para termos certeza que estaríamos trazendo colônias viáveis e que vão se desenvolver bem no novo ambiente. Marcamos o dia 12 para instalação dos novos meliponários, por ser um dia livre para o Christiano Figueira, que estava nos apoiando.

O Mosaico Carioca e os parques ficaram de instalar os suportes, com isso a AME-RIO só traria as colônias. As abelhas viriam de um meliponário que mantenho em Rio Claro - RJ e fiquei de ir até lá no final de semana, escolher meia dúzia de colônias de mandaçaias (três para cada parque) e trazer para o Rio de Janeiro. Infelizmente esfriou e choveu o final de semana inteiro e eu não consegui cumprir o prometido, mas segunda feira o dia abriu com um sol maravilhoso e uma temperatura bastante amena, com isso eu resolvi  encarar a viagem de 160 km, na tarde de segunda, escolher as abelhas, fechar as colônias no inicio da noite e voltar para o Rio com as abelhas.

Bem, eu fui, mas não tinha andado nem 80 km, quando o tempo começou a fechar, iniciou uma ventania e cheguei ao meu meliponário debaixo de uma chuva forte. Esperei que passasse para poder fazer uma revisão nas abelhas, mas isso não ocorreu e acabei escolhendo 6 caixas que lembrava estarem boas. Casa de ferreiro espeto de pau, se eu mantivesse um histórico completo das colônias, teria certeza do que estava trazendo, mas infelizmente a gente incentiva os outros a fazerem isso e, em casa, acaba não executando as práticas que aconselhamos. De qualquer forma, fechei as caixas ao escurecer, embalei da forma que deu, coloquei dentro carro e voltei para o Rio de Janeiro.

Dia 12 amanheceu chovendo e por causa da chuva dos últimos dias e outros compromissos, os suportes não ficaram prontos, o Christiano também teve um contratempo e teve que trabalhar, com isso remarcamos para instalar no dia 13. No dia 13 também ainda não tínhamos suportes, mas conseguimos combinar com o Antonielli, da SMAC (Secretaria do Meio Ambiente) do Rio de Janeiro, de ir até uma madeireira e comprar  moirões de eucalipto tratado para fazer os suportes, marcamos para a tarde, mas quando chegamos na madeireira escolhida não tinha os moirões, fomos em outra tinha mas não para pronta entrega, procuramos uma terceira e foi a mesma coisa, eu já estava vendo que iria anoitecer e a gente não conseguiria instalar, então eu pedi para o Antonelli comprar caibros de 5x5cm para fazermos suportes provisórios, senão as abelhas iriam dormir dentro do carro pela terceira vez. Fizemos isso e fomos para o PNM Chico Mendes, chegamos lá por volta das 16 hs e ainda fomos instalar os suporte.

Meliponicultor Christiano e o Antonelli , instalando o primeiro suporte.

Christiano, cavando para instalação do segundo suporte.

Contando com ajuda do Dário, vizinho do Christiano, que estava nos ajudando.

Dário e Christiano amarrando a cobertura da primeira caixa.


Segunda caixa instalada.

Terceira caixa instalada e os biólogos Uily e Bruno, do PNM Chico Mendes

Depois disso saímos correndo para o Parque Natural de Marapendi, pois já estava passando da hora de fechar os parques e ainda precisávamos instalar as abelhas de lá. Mas isso já é outra história e vai merecer outra postagem.

A fotografia anterior não é do dia da instalação, já é do dia 15, quando fui revisar e alimentar as abelhas. Nessa revisão descobri que, das colônias instaladas no PNM Chico Mendes, uma estava bastante forte (Caixa azul - segunda caixa instalada), outra era uma colônia bem desenvolvida (terceira caixa instalada) e a outra vai exigir alguns cuidados maiores, pois a população de abelhas está pequena.

Biólogo Bruno, com pessoal de apoio, que também quis conhecer as abelhas.

Também resolvi aparecer em uma foto, ao lado da colônia mais forte e do pessoal de apoio.

No dia 19, quando fiz essas duas últimas fotos, eu alimentei as abelhas e aproveitei para trocar de posição a caixa mais forte, com a caixa mais fraca, de forma a liberar um número maior de campeiras para essa última, agora é acompanhar de perto.

Nunca tive nenhum problema ao fazer a troca de lugar com as minhas abelhas, mas no meu meliponário as abelhas ficam bastante próximas uma das outras, cerca de 20cm, como pode ser observado na próxima foto, com isso acho que elas já formaram um comunidade, não tendo problemas de uma abelha entrar na caixa de outra colônia. Como as do PNM Chico Mendes vieram de lá, acho que não vamos ter problemas.

Bateria de caixas do meliponário em Rio Claro

Na foto acima eu mostro uma das minhas baterias de caixas, já desfalcada de duas das colônias que eu trouxe para os parques. No meu meliponário, eu não amarro as coberturas, uma pedra é suficiente para as lajotas não voarem com um vento mais forte, mas nos parques é preciso amarrar, para que as crianças ou curiosos não retirem as coberturas.

Agora a próxima etapa, para aumentar a quantidade de abelhas no meliponário do parque é preparar iscas, de forma a capturar abelhas nessa próxima primavera. Também estamos aceitando doações ou empréstimo de colônias de abelhas sem ferrão para diversificar o meliponário do parque. Se alguém quiser nos ajudar, por favor, entre em contato.

Bem, por hoje é só, outra hora faço uma postagem mostrando a instalação do meliponáro no PNM de Marapendi.

UGA,

José Halley Winckler

2 comentários:

  1. Devia ter um botão de curtir aqui.
    Gesimar

    ResponderExcluir
  2. Muito 10 !!!
    Bendita força de vontade !!!
    Está de parabéns Winckler !!!
    Estamos avançando nos parques !!!
    Medina

    ResponderExcluir