Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Parceria com Parques do Rio de Janeiro.

Associados da AME-RIO e Internautas,

Eu ando um pouco desaparecido do site da AME-RIO, mas é que estava tentando trabalhar nos bastidores, fomentando parcerias de nossa associação com os parques naturais da cidade do Rio de Janeiro.

Depois das parcerias com o Parque Estadual da Pedra Branca e com o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, agora a AME-RIO está iniciando uma parceria direta com o Mosaico Carioca de Áreas Protegidas e através dele com os diversos parques da cidade do Rio de Janeiro.  Um dos principais projetos do Mosaico Carioca é o Projeto Corredores Verdes que visa criar ligações entre os remanescentes florestais da cidade do Rio de Janeiro.


Os remanescentes florestais de nossa cidade  hoje encontram-se isolados por uma densa malha urbana. Esse isolamento tem implicações negativas tanto para a conservação da biodiversidade quanto para a qualidade de vida urbana. A fragmentação da cobertura florestal e o isolamento das comunidades de plantas e animais são consideradas graves ameaças à conservação da biodiversidade. 

Há cerca de um mês, no dia 18 de maio, fui convidado pelo Celso Junius, engenheiro florestal da SMAC - Secretaria Municipal do Meio Ambiente,  principal gestor do Mosaico Carioca e responsável pelo projeto de Corredores Verdes a conhecer o projeto do corredor que ligará os parques de Marapendi e Chico Mendes, projeto piloto a ser implantado. Junto comigo foi o Christiano Figueira, sócio e colaborador da AME-RIO e responsável pelos projetos de meliponicultura do Parque Estadual da Pedra Branca.

Também nos acompanhou a Maíra Mourão, bióloga e auxiliar do Celso Junius no Mosaico Carioca. O primeiro parque que visitamos foi o de Marapendi.


Quem nos recebeu no Parque Natural Municipal do Marapendi foi a Priscila, que é a secretária do Abílio Fernandes, Gestor do Parque.

Christiano, Winckler e Priscila.


Maíra e Christiano, enquanto aguardávamos para ser atendidos pelo gestor do Parque.

O Abilio nos atendeu rapidamente e nos disse que interessava muito ao Parque de Marapendi a utilização de abelhas sem ferrão, principalmente para a prática de Educação Ambiental, que é uma das principais atividades do Parque. Também nos incentivou a fazer um passeio pelo parque, para que pudéssemos indicar áreas onde seria interessante instalar um meliponário.





Depois do passeio no Parque Natural de Marapendi, eu, Maíra e Christiano nos deslocamos para o Parque Natural Municipal Chico Mendes, que fica a cerca de 3 ou 4 km de distância e também prima pela educação ambiental e preservação da fauna e flora local.


Lá, nós fomos recebidos pela gestora do Parque Natural Municipal Chico Mendes , a bióloga Denise Monsores, ela estava às voltas com os preparativos para o evento de aniversário do parque, que no outro dia iria comemorar 23 anos. Mesmo assim, ela nos apresentou maquete do corredor verde que irá ligar o Chico Mendes ao Marapendi e nos disse, também, do seu interesse em implantar um meliponário para utilizar nas atividades de educação ambiental.


Depois disso a Denise nos apresentou o Uily e a Ana, biólogos que iriam nos acompanhar na visita às dependências do parque, para que pudéssemos indicar possíveis locais para a implantação de um meliponário.

Winckler, Uily, Ana e Christiano


O Uily e a Ana também nos mostraram alguns animais que eles mantem no laboratório do Parque ChicoMendes, onde estão sendo tratados.

Jacaré

Jibóia

Coruja

Uily mostra à Maíra, imagens de animais em seu celular, enquanto a Ana observa.

Nos dias posteriores a essas visitas mantivemos contato constante com o Mosaico Carioca, através da Maíra e do Celso Junius e costuramos a parceria, pela qual a AME-RIO se compromete a instalar um meliponário inicial com três colônias de Mandaçaias (Melipona quadrifasciata) nos parques de Marapendi e Chico Mendes e também a ajudar os biólogos de cada um desses parques, na tentativa de captura de outras abelhas, com a utilização de ninhos iscas.

Na semana passada formalizamos nossa proposta de parceria com os dois parques. 

Hoje as mandaçaias já estão instaladas, mas isso já é outra história e fica para uma próxima postagem.

UGA

José Halley Winckler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário