Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reunião na Floresta da Tijuca

Amigos da AME-RIO e Internautas,

Neste sábado passado, a AME-RIO realizou a sua reunião mensal e aproveitou para levar seus associados para conhecer o Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Foi com esse parque que nós fechamos a última parceria e nossa associação está se propondo a auxiliar a administração do parque a montar um meliponário, que será base para palestras sobre polinização e educação ambiental. Esse meliponário também será utilizado para manejo e treinamento dos voluntários e funcionários do parque que estarão a frente das apresentações quando das palestras de educação ambiental.


O primeiro palestrante foi nosso amigo Matheus Mattos, que trabalha no parque e foi indicado pela direção como responsável pelo meliponário de visitação.


O Matheus deu as boas vindas aos nossos associados e nos contou um pouco do seu trabalho do dia a dia e da necessidade de treinamento dos funcionários para possam realizar o salvamento de abelhas, em caso de quedas de árvores e barreiras, episódios comuns no parque em época de chuvas.


Depois das boas vindas do Matheus, o Carlos Ivan, nosso Diretor Secretário tomou a palavra, discorreu um pouco sobre os eventos que temos participados, repassou rapidamente a ata da reunião de março , apresentou a pauta de nossa reunião e cumprimentou os associados aniversariantes neste mês de abril, antes de passar a palavra ao nosso Presidente Andreas Dako.


O Andreas discorreu sobre a criação de abelhas em áreas de Mata Atlântica e mencionou pesquisas que demonstram que as áreas de florestas não são boas para a criação de abelhas do gênero apis, as abelhas com ferrão, de origem européia ou africana. Diferente das nossas abelhas nativas, essas abelhas não estão preparadas nem para a polinização, nem para a coleta de mel nas flores de nossas floresta, não oferecendo nesse caso uma boa produção de mel.

Depois dos comentários do Andreas, a continuidade ficou por conta do Christiano Figueira, meliponicultor responsável pelas abelhas do Parque Estadual da Pedra Branca, que nos trouxe notícias das abelhas que manejamos lá no parque, na reunião de fevereiro.


O Christiano também nos falou do evento que ocorreu no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, a convite do Mosaico Carioca, onde além de levar para exposição várias colônias de abelhas também ministrou uma palestra, levando ao conhecimento dos administradores de parques da cidade do Rio de Janeiro, a necessidade de se implantar uma educação ambiental que além de mostrar a necessidade de preservação de nossa flora, também se preocupe com a preservação dos seus polinizadores, entre eles às nossas abelhas sem ferrão.


No evento do Mosaico Carioca, a convite do Christiano, houve a participação de alguns diretores da AME-RIO, acho que um estreitamento das relações. entre nossa associação e o Mosaico Carioca, que reúne todos os administradores de parques de conservação da cidade do Rio de Janeiro, pode vir a ser muito importante para a divulgação e a preservação das abelhas sem ferrão em nossa cidade.

.Carlos Ivan e Andreas, no evento do Mosaico Carioca.

Vocês podem conhecer um pouco mais sobre esse evento, no blog Abelhas do Brasil,  e sobre o Mosaico Carioca, na página do ICMBio ou no blog do Mosaico.

Ao encerrar a sua palestra, o Christiano passou o bastão para o Luiz Alberto Medina.


O Medina é  coordenador responsável da AME-RIO pela  parceria com o Parque Nacional da Floresta da Tijuca.


Além de nos contar toda a história de sua aproximação com a Administração do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, que culminou com a parceria que estava sendo divulgada nessa reunião, o Medina ministrou uma ótima palestra sobre a polinização da flora em áreas de matas, focalizando em especial na flora da Mata Atlântica.



Na sequência da palestra do Medina, já no final da manhã, passamos a palavra para o Álvaro Madeira, que nos brindou com um excelente relato de suas atividades em prol da divulgação das abelhas sem ferrão.





E com a palestra do Álvaro, encerramos a parte de apresentações de nossa reunião, os associados foram convidados a participar de um pic-nic, na área externa do centro de visitantes e depois faríamos a instalação das colonias de abelhas no novo meliponário do parque.

Mas essa parte vai ficar para uma próxima postagem, para não tomar demasiado tempo de vocês.

Até o final da semana, eu faço essa postagem, aguardem.

UGA

José Halley Winckler

8 comentários:

  1. Amigo Winchler e todos da AME-Rio,

    que beleza de reunião essa de vocês!!!

    Com certeza,a nossa meliponicultura,a cada dia será mais conhecida,respeitada e apoiada...,pois essas reuniões de meliponicultores e amantes das abelhas nativas,renovam as forças e nos trazem entusiasmo e coragem para continuar na luta diária de divulgar e de proteger as asf...

    Abraço em todos.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      O que faz a beleza, é a reunião de pessoas interessadas em divulgar as nossas abelhas sem ferrão. Tenho certeza que um dia, ainda vou ter a felicidade de recebe-lo em uma de nossas reuniões. E também, um dia faço uma visita ao Cariri e vou ver suas abelhas de perto.

      Um abraço,

      José Halley Winckler

      Excluir
    2. Gostaria muito de estar presente. É o velho dilema de professores que, como eu, em 25 anos lecionando, com um horário puxado de segunda a sábado, torna praticamente impossível me deslocar no mínimo dois dias para participar desta excelente reunião e finalmente conhecer a "nata" da meliponiculura, estabelecer contatos e com certeza aprender muito. Quem sabe ocorre uma reunião em julho ou janeiro, período mais tranquilo para os professores. Mas deixo aqui meus parabéns e meu honesto pesar por não ter estado presente.

      Excluir
  2. Amigo ‎Luiz Sérgio, nós aqui do Rio de Janeiro que ficamos com inveja, morar em Franca, onde tem um super evento todo ano e pertinho de Ribeirão Preto e de São Simão. Julho está chegando e com ele o X Encontro sobre Abelhas. Alfenas e São Carlos também ficam razoavelmente perto. Você é que está onde fica a "nata" da meliponicultura, aqui a gente vai aprendendo um pouquinho a cada dia....
    Um abraço,
    José Halley Winckler
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Amigos Winckler parabéns pela bela postagem, sei que um dia vamos ter pelo menos um meliponário em todos os Parques Federais,Estaduais e Municipais do nosso Estado do RJ. Agradeço a AME-RIO por todo apoio que tem me dado.

    Um grade abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Christiano,

      A postagem só ficou boa, porque retratou um evento que foi muito bom. E você foi uma das pessoas que fizeram o sucesso desse evento. AAME-RIO existe exatamente para isso, apoiar os associados e amigos na divulgação e preservação das abelhas sem ferrão.

      Um abraço,

      José Halley Winckler
      Rio de Janeiro

      Excluir
  4. Mestre José Halley Winckler fico feliz pois: vejo a dedicação que nossa associação tem com o meio ambiente,tive o prazer de receber o amigo gesimar celio quem sabe um Dia tenho o prazer de receber o amigo, para fazemos uma excursão pelo RN.
    Abraço
    Rivan Fernandes
    meliponário do litoral
    Macaiba/RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Rivan,

      Ainda não mereço o epiteto de Mestre, na verdade estou bem longe disso, agora que estou começando a aprender alguma coisa, vejo que tem muito, mas muito mais para aprender, me basta o título de amigo. Com certeza, um dia eu vou repetir essa viagem do Gesimar e vou ver de perto as Uruçus da praia, essas abelha gigantes que você cria por aí.
      E fica aqui o convite, para que um dia você venha ao Rio e participe de uma reunião conosco, tenho certeza que será muito bem recebido por todos os nossos associados.

      Um abraço,
      José Halley Winckler

      Excluir